Embreagem dura e barulhenta! SOLUÇÃO DEFINITIVA!

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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alcineu
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Embreagem dura e barulhenta! SOLUÇÃO DEFINITIVA!

Mensagem por alcineu »

Olá pessoal, resolvi o problema da embreagem dura e rangendo pedal.
Eis a solução definitiva!

Retirei o corpo do cabo completo e notei que por dentro da guia/proteção (externa) do cabo estava cheio de pó da cobertura/proteção (interna) do cabo de

aço devido a constante fricção. Os fios do cabos já esta a mostra. Esse pó se solta devido ao atrito/fricção entre a parte plastica de revestimento do cabo e a

proteção de aço em forma de espiral protegida com aquela parte plastica externa.
Com isso esse pó travava o cabo a ponto de ranger dentro carro, dando a entender que era a articulação do pedal, que, mesmo lubrificando não sanava o

problema.
Soltei as partes das pontas do conduite/protetor do cabo e lavei com óleo diesel até não sair mais nada e deixei escorrendo até secar.
Conectei uma das partes da ponta e ali onde tem aquele gancho que se prende ao pedal, enchi com óleo 20W50 deixando na vertical para escorrer para seu

interior.
Ficou uma pluma de tão macio! Agora tenho que me acostumar a pisar no pedal para não bater no fundo do carro.

Ai esta minha colaboração a todos!! E para comemorar a descoberta só umas Skol :BIG: geladas!
Ex Ford Belina
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Sempre falta alguma coisa!
O motivo desse problema é devido as curvas que o cabo sofre em forma de "S". Nessas curvas é que se dá o desgaste da proteção plástica do cabo, originando o pó, e, consequentemenete, o travamento/emperramento.
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José Augusto [Guto]
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Mensagem por José Augusto [Guto] »

excelente topico
o cabo da embreagem do meu carro deve tah xeio desse poh
pq o pedal tah meio durinho
hehehhehehehehehee

alcineu

como vc solta o conduite ?
vc soltou o cabo do garfo, do pedal ou de ambos ?

se vc puder me ajudar nessa duvidas, fiko mt agradecido

Abraço

e Parabens !


alcineu
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Mensagem por alcineu »

Olá gutoblame, boa tarde!

Solta-se a ponta do cabo na haste, ali onde há aquela porca plástica de regulagem, retira-se a ponta da mola la do pedal. Essa ponta da mola funciona como uma presilha da ponta do cabo em forma de gancho e ai retira-se esse ganco. La no cofre do motor, deconecta-se o conduite da parede corta fogo e pronto esta solto. Qualquer duvida...
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Rodrigo - Wagon
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Mensagem por Rodrigo - Wagon »

A minha tb estava assim e foi só trocar o cabo que melhorou muito memso ... abraço :blob8:


alcineu
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Mensagem por alcineu »

Ola a todos. Na 1ª troca do cabo foi assim, depois voltou. Descobri que era falta de lubrificação da porca plastica na ponta do cabo, mas, fui me acostumando com o pedal endurecendo com o tempo e nem percebia até que ficou fadigante o acioanmento.
Estava conversando com o mecanico e ele me explicou, que, existe cabo com proteção plastica no próprio cabo e outros no conduite ou bainha (corpo de proteção) como dizem la no COPT.
Estava lendo uns pots no clubedouno e o que mais vi por lá foi reclamação desse problema na embreagem: pedal endurecido, rangendo dentro do carro e bateção. Não só nos Fiat como tambem outras montadoras.
Pelo que li em outros forums, no rolamento, há um tubo guia do rolamemto, que, se estiver com folga, causa esse problema, e, outros, recomendam lubrificar o eixo onde há esse tubo guia do rolamento. Houve casos de ter trocado tudo e não efeturam esta lubrificação e tiveram que desmontar tudo para tal e o problema sumiu.
No site da Sachs, o kit acompanha até um sache de graxa para lubrificação das partes móveis.

http://www.zfsachs.com.br/PO/documentos ... 20leve.pdf
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Ai pessoal, encontrei mais algumas coisas para esclarecer...

Embreagem

Substituir o conjunto de embreagem não se trata apenas de retirar o platô, disco e rolamento usados e simplesmente colocar outros novos no lugar. Junto da embreagem existem vários componentes que se desgastam simultaneamente e, portanto não devem ser esquecidos.

Problemas de esforço excessivo de pedal e ruídos de acionamento, por exemplo, estão relacionados a componentes que formam o sistema de acionamento da embreagem.

Por esse motivo o aplicador profissional verifica todos os componentes envolvidos e os substitui sempre que necessário.

Fique atento aos principais causadores de pedal de embreagem dura e ruídos de acionamento:

- desgaste ou deformação ao longo do tubo guia (moringa) - o desgaste do tubo poderá gerar o acionamento irregular do rolamento causando ruídos e trepidações.

- desgaste nas hastes do garfo de acionamento - num garfo em boas condições de uso, a área de contato com o rolamento deve estar arredondada. Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido particularmente a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem.
- utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha; quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, isto provoca um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.
- nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio; este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações utilize sempre o freio do veículo.
- não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas.
- nunca saia com o veículo em segunda marcha.
- evite reduções bruscas de velocidade, freando ou desacelerando subitamente o motor.


http://www.redeoficinabrasil.com.br/detProduto.asp?id=6


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Verificação para Facilitar a Troca de Embreagem

Todos os componentes do sistema de embreagem devem ser verificados visualmente e funcionalmente com atenção, antes da montagem.

Principais defeitos:

- Rolamento guia do eixo piloto: quando travado, não é possível o engate das marchas. Causando ruído e destruição do amortecimento do disco.

- Retentores dos eixos: qualquer vestígio de óleo pode influenciar negativamente as funções de embreagens, que trabalham basicamente por atrito.

- Volante do motor: trincas, marcas azuladas e espelhamento por super aquecimento, sugere a usinagem ou a substituição do volante imediatamente.

- Tubo guia do rolamento de embreagem: deve ser absolutamente concêntrico, áreas amassadas ou gastas podem prejudicar o deslizamento do mancal e causar patinação, trepidação ou pedal duro.

- Garfo de embreagem: excesso de folga prejudica o acionamento da embreagem.


http://www.kingembreagens.com.br/site/dicas_txt.html
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