Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Andre - Maionese escreveu:me corrijam se estiver falando besteira, mas o tigra nao é um quase corsa??? o pai da minha namorada tinha um tigra com discos na traseira! será que nao da certo nao?
Realmente, o Tigra se diferencia do Corsa em alguns detalhes do exterior. Porém, não encontrei nenhuma versão com freio a disco traseiro no catálogo.
[]´s
o tigra não tem disco na traseira originalmente
tem modelos que possuem ABS mais é no freio a tambor na traseira mesmo
quero adaptar disco na traseira do meu ( o meu nao tem abs, fica mais facil dai )
só que estou vendo, pelo jeito vou ter que pegar direto o eixo inteiro de algum mesmo
ou pagar 1000 conto no da powerbrakes =(
mais ai prefiro investir em outra coisa
é uma manga de eixo... o q vai preso no eixo é uma estrutura q suporta a pinça. Dentro dessa estrutura vc prensa o rolamento junto com o cubo, q gira livre. Dai vc prende o disco no cubo e ta feito o esquema.
Isso aí pode ser feito artesanalmente se não achar algum no ferro velho.
Oq falaram anteriormente é a pura verdade!
Se colocar discos traseiros pensando em melhorias significativas... vcs podem acabar piorando a frenagem e até fazendo besteira!!!
O problema não é freiar... o problema é a traseira NÃO travar antes da dianteira!!!
Caso contrário, dá CENSURADO!!!
Corrijam-me se estiver errado... 100% dos carros com discos nas 4 tem ABS!!!
O ABS, além de não "travar" as rodas, mesmo em pisos ruins (tipo, asfalto com areia, etc), faz o balanceamento da frenagem!!! Em picapes mais antigas, o ABS é somente traseiro, senão me engano...
Imagina vc precisar frear e a traseira sair primeiro por causa das rodas travadas???
Carros brasileiros não são produzidos para alta performance!!!
São apenas, carros com "aparencia" de esportivos...
Ou seja, a distribuição de peso nunca será 50/50 (por exemplo, MAZDA RX-7)... o peso na dianteira de um corsa SS (o esportivo da GM, por exemplo) deve ser algo em torno de 70/30 numa frenagem, contando com o condutor!!! Perguntinha... quem trava primeiro? Claro! A traseira!!! Discos traseiros podem ajudar ainda mais no equilíbrio do carro, mas com certeza em situações extremas, ele só vai F*D* nossa vida!!!
O suposta solução vira contra o condutor!!!
As vezes, perder a dianteira, o motorista ainda consegue corrigir... agora, se perder a traseira... já era!!!
Seria mais audacioso em dizer q isso é uma solução só pra quem entende do assunto! Diria q nenhum preparador está apto a responder essa pergunta... são cálculos e mais cálculos! São meses de laboratório, desenvolvimento e etc...
Quer melhorar realmente? Aumenta o diametro e largura das rodas, pra colocar um jogo de discos com ranhuras ou perfurações bem maiores na dianteira (normalmente usando de vectra), pastilhas de alta performance e se possível um ABS bem instalado!!! Na traseira, esquece!!! Isso é uma resposta q só engenheiros bem treinados podem responder!!!
ABS
OBS: Não se matem a toa! Discos na traseira fica bonito... mas imagine nas consequencias...
Pessoal, a instalação do freio a disco não melhora muito a frenagem do mesmo.
Sistemas de freio a tambor não são menos eficientes do que sistemas a disco, eles apenas tendem a superaquecer mais rapidamente e perder a capacidade de frenagem.
Porém quando estamos em uma frenagem de emergencia o sistema de freio tem uma válvula equalizadora que faz a distribuição da carga. A atuação do freio trazeiro é de 30% ou menos a depender do caso.
Uma adaptação muito boa é utilizar o sistema dianteiro da Meriva com discos de Calibra. O Jmarcelo usava isso em sua pickup e dizia que freiava muito.
No Corsa B o sistema traseiro do Kadett GSI é plug and play. O do monza somente com o eixo.
Segundo me disseram, o eixo traseiro do Corsa C é o mesmo do Corsa B em concepção, mudando apenas a Bitola, alguém confirma?
Se for o mesmo, então o freio de Kadett seria funcional.
Porém antes de alterar as traseira, façam como o amigo stroker , mudem o conjunto dianteiro.
Infelizmente a valvula de freio do corsa não é "inteligente" e não vai saber que tem um freio mais forte no fundo.
Ao pressionar o pedal do freio será aplicada a mesma força hidraulica e a trazeira travará causando uma rodada.
Acho realmente interessante a idéia de colocar disco nas traseiras, mas também me preocupo muito com as mudanças de comportamento do carro depois da mudança.
Pelo que vi no Chep Chev, se olhar o catalogo de peças do Vectra 97 em diante, algumas das peças, como o cubo da roda e pinça de freio, servem para Corsa 2002 em diante.
Não entendo este caso como uma adaptação, pois são peças que são realmente usadas no carro, porém pelo que andei lendo nos tópicos, eram usados nos com sistema ABS...
Aí fica a dúvida, não existe alguma maneira de se equalizar a distribuíção de frenagem após a instalação dos discos traseiro, diminuindo possibilidade de travamento?
Se alguém souber se existe esta possibilidade, manda uma resposta aí.
o corsa tem uma valvula q de acordo com a forsa aplicada no pedal ela diminui a presao para as rodas de tras para evitar o travamento, emtao au mudar de tanbor para disco ela vai comtinuar regulando a presao e nao travara a roda traseira :D