[DÚVIDA] - Freio a disco nas rodas traseiras. É possível?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Ewerton
:: Millennium ::
Mensagens: 162
Registrado em: Segunda-feira 09 2004f Fevereiro 2004 10:11:13 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ewerton »

como eu andooo mto bonzinho né...

link pra venda de pinças e discos kadett/monza> http://www.carroesporte.com.br/forum?to ... icseen#new

serve nos corsildos
Corsa GSi Turbo - 333hp @ 7300rpm 1,2bar
Speed Boy
:: GSI ::
Mensagens: 2344
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 08:24:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Speed Boy »

Pessoal, a instalação do freio a disco não melhora muito a frenagem do mesmo.

Sistemas de freio a tambor não são menos eficientes do que sistemas a disco, eles apenas tendem a superaquecer mais rapidamente e perder a capacidade de frenagem.

Porém quando estamos em uma frenagem de emergencia o sistema de freio tem uma válvula equalizadora que faz a distribuição da carga. A atuação do freio trazeiro é de 30% ou menos a depender do caso.

Uma adaptação muito boa é utilizar o sistema dianteiro da Meriva com discos de Calibra. O Jmarcelo usava isso em sua pickup e dizia que freiava muito.

No Corsa B o sistema traseiro do Kadett GSI é plug and play. O do monza somente com o eixo.

Segundo me disseram, o eixo traseiro do Corsa C é o mesmo do Corsa B em concepção, mudando apenas a Bitola, alguém confirma?

Se for o mesmo, então o freio de Kadett seria funcional.

Porém antes de alterar as traseira, façam como o amigo stroker , mudem o conjunto dianteiro.


Infelizmente a valvula de freio do corsa não é "inteligente" e não vai saber que tem um freio mais forte no fundo.

Ao pressionar o pedal do freio será aplicada a mesma força hidraulica e a trazeira travará causando uma rodada.
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
laoguimaraes
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 17 2009f Junho 2009 01:30:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por laoguimaraes »

Fala pessoal,

Acho realmente interessante a idéia de colocar disco nas traseiras, mas também me preocupo muito com as mudanças de comportamento do carro depois da mudança.
Pelo que vi no Chep Chev, se olhar o catalogo de peças do Vectra 97 em diante, algumas das peças, como o cubo da roda e pinça de freio, servem para Corsa 2002 em diante.
Não entendo este caso como uma adaptação, pois são peças que são realmente usadas no carro, porém pelo que andei lendo nos tópicos, eram usados nos com sistema ABS...
Aí fica a dúvida, não existe alguma maneira de se equalizar a distribuíção de frenagem após a instalação dos discos traseiro, diminuindo possibilidade de travamento?
Se alguém souber se existe esta possibilidade, manda uma resposta aí.


Abraço a todos.
Luiz
viniciusleo
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Quinta-feira 14 2010f Outubro 2010 05:10:36 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por viniciusleo »

o corsa tem uma valvula q de acordo com a forsa aplicada no pedal ela diminui a presao para as rodas de tras para evitar o travamento, emtao au mudar de tanbor para disco ela vai comtinuar regulando a presao e nao travara a roda traseira :D
Avatar do usuário
adrianoilton
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Domingo 30 2005f Janeiro 2005 02:20:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por adrianoilton »

gutotanabatian escreveu:É caros...

Oq falaram anteriormente é a pura verdade!
Se colocar discos traseiros pensando em melhorias significativas... vcs podem acabar piorando a frenagem e até fazendo besteira!!!
O problema não é freiar... o problema é a traseira NÃO travar antes da dianteira!!!
Caso contrário, dá CENSURADO!!!

Corrijam-me se estiver errado... 100% dos carros com discos nas 4 tem ABS!!!
O ABS, além de não "travar" as rodas, mesmo em pisos ruins (tipo, asfalto com areia, etc), faz o balanceamento da frenagem!!! Em picapes mais antigas, o ABS é somente traseiro, senão me engano...

Imagina vc precisar frear e a traseira sair primeiro por causa das rodas travadas???
Carros brasileiros não são produzidos para alta performance!!!
São apenas, carros com "aparencia" de esportivos...
Ou seja, a distribuição de peso nunca será 50/50 (por exemplo, MAZDA RX-7)... o peso na dianteira de um corsa SS (o esportivo da GM, por exemplo) deve ser algo em torno de 70/30 numa frenagem, contando com o condutor!!! Perguntinha... quem trava primeiro? Claro! A traseira!!! Discos traseiros podem ajudar ainda mais no equilíbrio do carro, mas com certeza em situações extremas, ele só vai F*D* nossa vida!!!

O suposta solução vira contra o condutor!!!

As vezes, perder a dianteira, o motorista ainda consegue corrigir... agora, se perder a traseira... já era!!!

Seria mais audacioso em dizer q isso é uma solução só pra quem entende do assunto! Diria q nenhum preparador está apto a responder essa pergunta... são cálculos e mais cálculos! São meses de laboratório, desenvolvimento e etc...

Quer melhorar realmente? Aumenta o diametro e largura das rodas, pra colocar um jogo de discos com ranhuras ou perfurações bem maiores na dianteira (normalmente usando de vectra), pastilhas de alta performance e se possível um ABS bem instalado!!! Na traseira, esquece!!! Isso é uma resposta q só engenheiros bem treinados podem responder!!!

ABS

OBS: Não se matem a toa! Discos na traseira fica bonito... mas imagine nas consequencias...
Isso nao vai acontecer...pois todo sistema é dimensionado pra frenagem dianteira ser maior, tanto que até os discos traseiros sao menores, pinças menores e por ai vai! E existe sim muitos carros com disco nas 4 e sem ABS. TEnho disco nas 4 no meu carro, colocado, e melhora muito!
Ex- Corsa Wind 95
Astra 1.8T
Fotos http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... 411#657411
Ensaio Fotográfico - Astra 1.8T e Corsa 1.8T
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... 413#657413
leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

Tenho ABS no meu carro! Mas na traseira, são lonas mesmo.

Pinças e discos do Kadett tem suporte pra roda fônica que existe na traseira do meu carro?

É ABS 5.3, com EBD.

Abraços!
Clique para ver o tópico completo:
Imagem
viniciusleo
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Quinta-feira 14 2010f Outubro 2010 05:10:36 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por viniciusleo »

Isso nao vai acontecer...pois todo sistema é dimensionado pra frenagem dianteira ser maior, tanto que até os discos traseiros sao menores, pinças menores e por ai vai! E existe sim muitos carros com disco nas 4 e sem ABS. TEnho disco nas 4 no meu carro, colocado, e melhora muito![/quote]

e sem falar nao visual q fica muinto mais esportivo
stroker
:: ST ::
Mensagens: 890
Registrado em: Sábado 23 2004f Outubro 2004 11:40:18 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por stroker »

depois de coloquei freio a disco traseiro no meu carro melhorou muito a frenagem ainda mais pra quem tem um pouco mais de potencia :twisted:
corsa 1.4 flex turbo
S-10 LTZ
corsa wind 1.8(transformando em GSI)
gol g6 1.6
viniciusleo
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Quinta-feira 14 2010f Outubro 2010 05:10:36 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por viniciusleo »

esse negosio do caro perder a traseira e so se vc nao colocar a vauvula q compensa a presao emtre as rodas traseiras e dianteiras. temos relatos aqui no clube mesmo de freio a disco na traseira sem problema algum
mas nunca esquesao fasa isso bem feito pq vc esta mechedo na seguransa de seu carro.
Augusto Comunien Júnior
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 02 2011f Fevereiro 2011 08:43:03 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Augusto Comunien Júnior »

Alguém conseguiu adaptar freio traseiro a disco no corsa gsi , visto que o corsa gsi tem ABS ?Com isso , queria saber o que fez para ser compativel as estrias de leitura original que tem no tambor com as que tem no cubo a ser adaptado.Achei tudo para adaptar, mas não sei se meu ABS vai funcionar, e se vai reconher o numero de estrias do cubo para fazer a leitura correta .Valeu
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”