Trocar de marcha: Qual rpm ideal?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Tiago Boy
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acho...

Mensagem por Tiago Boy »

bom sempre ouvi falar q o tempo de marcha correto de todos os carros eh 3000 rpm...e por costume sempre troco de marcha nessa media....de vez enquando estico ateh os 7000 neh...rs...mas saum raras excessoes...rs...abraço ...
as formigas que se abaixem...


DML
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Mensagem por DML »

O meu é um 1.0 EFI e troco com 2500RPM. Muito difícil eu passar de 2500RPM, só se precisar dar uma esticadinha a mais.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


TAZIM
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Mensagem por TAZIM »

ai pessoal da uma olhadinha na materia que eu achei no site turbocar !!!

QUAL O PONTO IDEAL PARA TROCA DE MARCHA?

Esta é uma questão interessante quando se trata de performance. Tem que se ter um "feeling" apurado para se obter o melhor desempenho. Usar a melhor faixa de potência e torque, bem como aproveitar o máximo da relação de marcha vai determinar a melhor aceleração. Uma dica que vale ser lembrada:
Para a melhor aceleração possível recomenda-se passar as marchas em torno de 8% acima do giro de potência máxima.

Exemplo:

Potência máxima 121 HP a 5600 RPM

Então 8% de 5600 RPMs são 448 RPMs, neste caso deve-se ajustar o seu Shift light para
6048 RPM, arredondando, ficamos com 6000 RPM.

Passando muito acima ou muito abaixo disto a aceleração vai ser menor.

Hora dos testes... Boa Sorte!
Nos debreia, mais nao freia !!!
Nos capota, mais nao breca !!!


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ajarm
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Mensagem por ajarm »

6000???

Acho isso muita coisa, o meu tbm é EFI e como já disse acima, sempre passo entre 2500 e 3000, as vezes estico até 7000, mas é muito raro e grila muito o motor do bixinho!

O curioso é que no meu não corta o giro, pois já ouvi casos em que os corsinhas do pessoal cortava o giro se esticasse muito.

Bom, é isso...

Vlw.


Ariete

Mensagem por Ariete »

TAZIM escreveu:ai pessoal da uma olhadinha na materia que eu achei no site turbocar !!!

QUAL O PONTO IDEAL PARA TROCA DE MARCHA?

Esta é uma questão interessante quando se trata de performance. Tem que se ter um "feeling" apurado para se obter o melhor desempenho. Usar a melhor faixa de potência e torque, bem como aproveitar o máximo da relação de marcha vai determinar a melhor aceleração. Uma dica que vale ser lembrada:
Para a melhor aceleração possível recomenda-se passar as marchas em torno de 8% acima do giro de potência máxima.

Exemplo:

Potência máxima 121 HP a 5600 RPM

Então 8% de 5600 RPMs são 448 RPMs, neste caso deve-se ajustar o seu Shift light para
6048 RPM, arredondando, ficamos com 6000 RPM.

Passando muito acima ou muito abaixo disto a aceleração vai ser menor.

Hora dos testes... Boa Sorte!
isso ai é para vc explorar 100 % a potencia do motor no caso "brincar" com outro carro,

no meu 1.6 antigo eu troco em 1500 a 2500 rpm,
ate 3500 rpm é plausivel


Corsa_Di
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Mensagem por Corsa_Di »

Meu Corsa não tem conta-giros, então faço o seguinte:

1ª marcha: 18-20 Km/h
2ª marcha: 20-40 Km/h
3ª marcha: 40-60 Km/h
4ª marcha: 60-80 Km/h
5ª marcha: 80Km/h pra frente

Cada troca corresponde a uma rotação de 3000 RPM. É o ideal.

Só passo de 3000 nas ultrapasssagens...


rgobato
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Mensagem por rgobato »

Isso é relativo, ou seja, depende das características de cada powertrain.

Meu Corsa 1.8, por exemplo, tem tanto torque sobrando em baixa, q passou dos 1.500 rpm eu já estou passando as marchas.

Agora, se for carro 1.0, eu creio q melhor é trocar as marchas acima de 2.500 rpm.
ex-Corsa Hatch 1.8 Flexpower 2004 Vermelho Lyra.
Agora de Astra Hatch Elegance 2.0 Flexpower 2005 Prata Escuna.


Nab's
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Mensagem por Nab's »

Corsa_Di escreveu:Meu Corsa não tem conta-giros, então faço o seguinte:

1ª marcha: 18-20 Km/h
2ª marcha: 20-40 Km/h
3ª marcha: 40-60 Km/h
4ª marcha: 60-80 Km/h
5ª marcha: 80Km/h pra frente

Cada troca corresponde a uma rotação de 3000 RPM. É o ideal.

Só passo de 3000 nas ultrapasssagens...
+1.....


Vebas
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Mensagem por Vebas »

Fora quando o motor está frio, sempre troco em no minimo 5000 rpm.
C quiser fazer carro 1.0 andar bem, tem q esticar as marchas
E posso garantir q não força o motor, pq meu carro tá com uns 150 mil km, e quando tirei o cabeçote pra dar uma rebaixada nele, os cilindros estavam 100%, desgaste quase 0, hehehe
Pode trocar nos 4000 que tá tranquilo
Corsa Wind 97
Rodas Calibra 94' (Clássicas!!!) + TID + Volante GSi
Pioneer 5900 + 4 Bravox 6x9" + 2 UXP 12" + Audiobank 4100 + Soundigital 1000.


diggo pilotodrua
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Mensagem por diggo pilotodrua »

opa to aqui tambem pessoal, a minha é uma pick-up 1.6 mpfi, costumo trocar as marchas entre 2.800 e 3000rpm, percebe-se que não força muito o carro. Agora no caso de brincar um pouquinho é como a materia ai de cima...procuro trocar nos 3500rpm, se for antes ele perde aceleração e se for depois tambem perde bastante a aceleração. Abraços!
Pick-up Corsa 1.6
Rodas Astra Sport 15' calçadas com pneus Pirelli Dragon.
Susp. rosca Macaulay.
Cd/mp3/wma Pionner Deh 7880.
e outras frescurinhas a mais...
"Carro alto, roda preta e som baixo....tô fora!"


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