Trocar de marcha: Qual rpm ideal?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
bernardo_sts
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sexta-feira 29 2006f Dezembro 2006 01:30:11 AM
Localização: Aperibé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Trocar de marcha: Qual rpm ideal?

Mensagem por bernardo_sts »

Tenho um corsa hatch Joy Vhc Flex...

Alguém sabe qual a melhor faixa pra trocar de marcha?


Ando bem de boa e troco normalmente entre 2500 e 3000... Mas ouvi dizer que o ideal nesse carro é trocar a 4000 rpm pra cima, senão pode prejudicar o motor se for a menos que isso...

Mas acontece que a 4000 o carro já tá gritando muito...


Qual seria a melhor faixa pra trocar de marcha no meu corsa?


Avatar do usuário
ajarm
:: Premium ::
Mensagens: 4561
Registrado em: Quinta-feira 26 2004f Agosto 2004 10:20:21 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por ajarm »

Cara, eu acho que não hein...

Eu sempre troco entre 2500 e 3000 tbm...

Bom, meu corsa é do modelo antigo, pode ser que o ser por ser modelo novo tenha alguma diferença...

Flw.


Avatar do usuário
Sacada
:: Super ::
Mensagens: 78
Registrado em: Sábado 10 2007f Fevereiro 2007 05:49:21 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sacada »

Vhc é um motor mto taxado, por isso q a 4000 ele berra bem.

EU faço igual ao amigo ai de cima, troco entre 2500 e 3000, mas meu carro não é VHC.

Corrijam-me se estiver errado qto ao VHC.


[]'s
Agora de Corsa sedan...


indiu
:: Piquet ::
Mensagens: 263
Registrado em: Quarta-feira 02 2005f Fevereiro 2005 11:55:18 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por indiu »

no wind o ideal é 3000
no novo nao sei, da uma olhada no manuel lá consta( ou pelo menos deveria, já que o wind consta)


Avatar do usuário
Cláudio
:: ST ::
Mensagens: 960
Registrado em: Terça-feira 12 2004f Outubro 2004 01:09:11 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cláudio »

O motor 1.0L MPFI FLEXPOWER, segundo o manual, declara uma Potência Máxima de 79cv no álcool e 77cv na gasolina a 6.400rpm e Torque máximo a 5.200rpm, salvo engano 70% do torque total já estão disponíveis à partir das 2000rpm.
Pelo exposto trocar marchas em torno de 3.500 a 4.200rpm faz com que melhor aproveitemos o poderio da cavalaria.
No meu não sinto essa gritaria que você falou não, agora ando apenas no álcool.
Abraços.


Tiago Boy
:: Piquet ::
Mensagens: 248
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Janeiro 2007 03:18:42 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Tiago Boy »

bom sempre ouvi falar q o tempo de marcha correto de todos os carros eh 3000 rpm...e por costume sempre troco de marcha nessa media....de vez enquando estico ateh os 7000 neh...rs...mas saum raras excessoes...rs...abraço ...
as formigas que se abaixem...


DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

O meu é um 1.0 EFI e troco com 2500RPM. Muito difícil eu passar de 2500RPM, só se precisar dar uma esticadinha a mais.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


TAZIM
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Sexta-feira 11 2006f Agosto 2006 01:00:38 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por TAZIM »

ai pessoal da uma olhadinha na materia que eu achei no site turbocar !!!

QUAL O PONTO IDEAL PARA TROCA DE MARCHA?

Esta é uma questão interessante quando se trata de performance. Tem que se ter um "feeling" apurado para se obter o melhor desempenho. Usar a melhor faixa de potência e torque, bem como aproveitar o máximo da relação de marcha vai determinar a melhor aceleração. Uma dica que vale ser lembrada:
Para a melhor aceleração possível recomenda-se passar as marchas em torno de 8% acima do giro de potência máxima.

Exemplo:

Potência máxima 121 HP a 5600 RPM

Então 8% de 5600 RPMs são 448 RPMs, neste caso deve-se ajustar o seu Shift light para
6048 RPM, arredondando, ficamos com 6000 RPM.

Passando muito acima ou muito abaixo disto a aceleração vai ser menor.

Hora dos testes... Boa Sorte!
Nos debreia, mais nao freia !!!
Nos capota, mais nao breca !!!


Avatar do usuário
ajarm
:: Premium ::
Mensagens: 4561
Registrado em: Quinta-feira 26 2004f Agosto 2004 10:20:21 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por ajarm »

6000???

Acho isso muita coisa, o meu tbm é EFI e como já disse acima, sempre passo entre 2500 e 3000, as vezes estico até 7000, mas é muito raro e grila muito o motor do bixinho!

O curioso é que no meu não corta o giro, pois já ouvi casos em que os corsinhas do pessoal cortava o giro se esticasse muito.

Bom, é isso...

Vlw.


Ariete

Mensagem por Ariete »

TAZIM escreveu:ai pessoal da uma olhadinha na materia que eu achei no site turbocar !!!

QUAL O PONTO IDEAL PARA TROCA DE MARCHA?

Esta é uma questão interessante quando se trata de performance. Tem que se ter um "feeling" apurado para se obter o melhor desempenho. Usar a melhor faixa de potência e torque, bem como aproveitar o máximo da relação de marcha vai determinar a melhor aceleração. Uma dica que vale ser lembrada:
Para a melhor aceleração possível recomenda-se passar as marchas em torno de 8% acima do giro de potência máxima.

Exemplo:

Potência máxima 121 HP a 5600 RPM

Então 8% de 5600 RPMs são 448 RPMs, neste caso deve-se ajustar o seu Shift light para
6048 RPM, arredondando, ficamos com 6000 RPM.

Passando muito acima ou muito abaixo disto a aceleração vai ser menor.

Hora dos testes... Boa Sorte!
isso ai é para vc explorar 100 % a potencia do motor no caso "brincar" com outro carro,

no meu 1.6 antigo eu troco em 1500 a 2500 rpm,
ate 3500 rpm é plausivel


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”