Freio atua primeiro em uma das rodas...

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
casemiro
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 18 2006f Dezembro 2006 08:11:13 AM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Freio atua primeiro em uma das rodas...

Mensagem por casemiro »

Pessoal, estou com um problema sério no meu corsa Wind 95. Quando eu aciono os freios com um pouco mais de força (em situações que exigem uma parada mais brusca) somente a roda traseira direita trava, mesmo com o carro em uma reta. Isso faz com o que o corsinha "jogue" a traseira para o lado! Em uma certa ocasião eu precisei brecar (estava a uns 60 km/h) para não pegar um pedestre e quase parei sobre a calçada - tentei "segurar" o carro controlando a direção, mas ele virou um "cavalo-de-pau". O meu irmão tem outro corsa de mesmo ano e modelo, e o carro dele freia todas as rodas uniformemente.

Troquei (por desgaste natura) os discos, pastilhas, lonas e sapatas, mas o problema continua. Se alguém já teve este problema e resolveu escreva, por favor.

Valews.[color=darkred][/color]


valfrid
:: Champ ::
Mensagens: 424
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 09:44:34 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por valfrid »

Cara, a primeira coisa estranha é que o Corsa Wind só tem freio a disco na dianteira, e só ela atua na frenagem.

O freio traseiro, até onde eu sei é apenas de estacionamento. Bom, se eu estiver errado quanto a isso, ainda assim o seu problema parece simplesmente regulagem.

O cabo da roda traseira direita deve estar mais esticado e portando freiando "antes", logo, quando você pisa mais forte ele trava. Normalmente o ajuste do freio traseiro é feito para o freio de mão.

Leva numa oficina e pede para o cara levantar o carro e checar a regulagem dos freios. Provavelmente, na troca, se você acompanhou, suas lonas de freio do lado direito estavam mais gastas que a do lado esquerdo, certo?
Valfrid
ex-Corsa Sedan Classic 06/07
Corsa Sedan Classic 10/10


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

valfrid escreveu:Cara, a primeira coisa estranha é que o Corsa Wind só tem freio a disco na dianteira, e só ela atua na frenagem.

O freio traseiro, até onde eu sei é apenas de estacionamento. Bom, se eu estiver errado quanto a isso, ainda assim o seu problema parece simplesmente regulagem.
Está errado sim, a frenagem é 70% dianteira, 30% traseira.
valfrid escreveu: O cabo da roda traseira direita deve estar mais esticado e portando freiando "antes", logo, quando você pisa mais forte ele trava. Normalmente o ajuste do freio traseiro é feito para o freio de mão.
No caso do freio de "pedal" existem dutos que transmitem o fluído de freio até a traseira, não tem a ver com o cabo de freio de mão, no caso, que é apenas para estacionamento.
valfrid escreveu: Leva numa oficina e pede para o cara levantar o carro e checar a regulagem dos freios. Provavelmente, na troca, se você acompanhou, suas lonas de freio do lado direito estavam mais gastas que a do lado esquerdo, certo?
Então, deve ter algum problema no cilindro do lado esquerdo, que não deve estar ativando a lona corretamente, ou mesmo bolhas de ar necessitando de sangria no sistema. Corrija logo o problema antes que aconteça um acidente grave.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


fontana
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Sábado 06 2007f Janeiro 2007 02:49:30 PM
Localização: Sarandi - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fontana »

[quote="casemiro"]Pessoal, estou com um problema sério no meu corsa Wind 95. Quando eu aciono os freios com um pouco mais de força (em situações que exigem uma parada mais brusca) somente a roda traseira direita trava, mesmo com o carro em uma reta. Isso faz com o que o corsinha "jogue" a traseira para o lado! Em uma certa ocasião eu precisei brecar (estava a uns 60 km/h) para não pegar um pedestre e quase parei sobre a calçada - tentei "segurar" o carro controlando a direção, mas ele virou um "cavalo-de-pau". O meu irmão tem outro corsa de mesmo ano e modelo, e o carro dele freia todas as rodas uniformemente.

Troquei (por desgaste natura) os discos, pastilhas, lonas e sapatas, mas o problema continua. Se alguém já teve este problema e resolveu escreva, por favor.

Valews.[color=darkred][/color][/quote]

isso é um defeito de serie nos Corsas.........digamos em outros GM's tmb...
ocorre isso pq os discos dianteiros e as pastilhas encontram-se envidrados, vc aciona o pedal e a força de franagem é a maior, mas como a frente não segura a traseira ja ta no limite.....dai arrasta....
solução: tornear os discos e trocar as pastilhas, fazer o pre assentamento do freio na estrada com frenagens suaves.....
tmb em alguns casos se resolve só regulando corretamente os freios traseiros:
solte o cabos do freio de estacionamento, deixando livre a regulagem, depois tire um parafuso de cada roda e pelo furo regule as lonas de freio deixando raspando nos tambores, pra depois regular o cabo do freio......
logico q isso requer uma certa pratica e uma chave de fenda meio torta pra regular as lonas....
muitos casos resolve-se o problema só com a regulagem...
Mecânica Fontana
Sarandi-RS


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”