Pessoal, estou com um problema sério no meu corsa Wind 95. Quando eu aciono os freios com um pouco mais de força (em situações que exigem uma parada mais brusca) somente a roda traseira direita trava, mesmo com o carro em uma reta. Isso faz com o que o corsinha "jogue" a traseira para o lado! Em uma certa ocasião eu precisei brecar (estava a uns 60 km/h) para não pegar um pedestre e quase parei sobre a calçada - tentei "segurar" o carro controlando a direção, mas ele virou um "cavalo-de-pau". O meu irmão tem outro corsa de mesmo ano e modelo, e o carro dele freia todas as rodas uniformemente.
Troquei (por desgaste natura) os discos, pastilhas, lonas e sapatas, mas o problema continua. Se alguém já teve este problema e resolveu escreva, por favor.
Valews.[color=darkred][/color]
Freio atua primeiro em uma das rodas...
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Cara, a primeira coisa estranha é que o Corsa Wind só tem freio a disco na dianteira, e só ela atua na frenagem.
O freio traseiro, até onde eu sei é apenas de estacionamento. Bom, se eu estiver errado quanto a isso, ainda assim o seu problema parece simplesmente regulagem.
O cabo da roda traseira direita deve estar mais esticado e portando freiando "antes", logo, quando você pisa mais forte ele trava. Normalmente o ajuste do freio traseiro é feito para o freio de mão.
Leva numa oficina e pede para o cara levantar o carro e checar a regulagem dos freios. Provavelmente, na troca, se você acompanhou, suas lonas de freio do lado direito estavam mais gastas que a do lado esquerdo, certo?
O freio traseiro, até onde eu sei é apenas de estacionamento. Bom, se eu estiver errado quanto a isso, ainda assim o seu problema parece simplesmente regulagem.
O cabo da roda traseira direita deve estar mais esticado e portando freiando "antes", logo, quando você pisa mais forte ele trava. Normalmente o ajuste do freio traseiro é feito para o freio de mão.
Leva numa oficina e pede para o cara levantar o carro e checar a regulagem dos freios. Provavelmente, na troca, se você acompanhou, suas lonas de freio do lado direito estavam mais gastas que a do lado esquerdo, certo?
Valfrid
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Está errado sim, a frenagem é 70% dianteira, 30% traseira.valfrid escreveu:Cara, a primeira coisa estranha é que o Corsa Wind só tem freio a disco na dianteira, e só ela atua na frenagem.
O freio traseiro, até onde eu sei é apenas de estacionamento. Bom, se eu estiver errado quanto a isso, ainda assim o seu problema parece simplesmente regulagem.
No caso do freio de "pedal" existem dutos que transmitem o fluído de freio até a traseira, não tem a ver com o cabo de freio de mão, no caso, que é apenas para estacionamento.valfrid escreveu: O cabo da roda traseira direita deve estar mais esticado e portando freiando "antes", logo, quando você pisa mais forte ele trava. Normalmente o ajuste do freio traseiro é feito para o freio de mão.
Então, deve ter algum problema no cilindro do lado esquerdo, que não deve estar ativando a lona corretamente, ou mesmo bolhas de ar necessitando de sangria no sistema. Corrija logo o problema antes que aconteça um acidente grave.valfrid escreveu: Leva numa oficina e pede para o cara levantar o carro e checar a regulagem dos freios. Provavelmente, na troca, se você acompanhou, suas lonas de freio do lado direito estavam mais gastas que a do lado esquerdo, certo?
[]s
WillEdu
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510
Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
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[quote="casemiro"]Pessoal, estou com um problema sério no meu corsa Wind 95. Quando eu aciono os freios com um pouco mais de força (em situações que exigem uma parada mais brusca) somente a roda traseira direita trava, mesmo com o carro em uma reta. Isso faz com o que o corsinha "jogue" a traseira para o lado! Em uma certa ocasião eu precisei brecar (estava a uns 60 km/h) para não pegar um pedestre e quase parei sobre a calçada - tentei "segurar" o carro controlando a direção, mas ele virou um "cavalo-de-pau". O meu irmão tem outro corsa de mesmo ano e modelo, e o carro dele freia todas as rodas uniformemente.
Troquei (por desgaste natura) os discos, pastilhas, lonas e sapatas, mas o problema continua. Se alguém já teve este problema e resolveu escreva, por favor.
Valews.[color=darkred][/color][/quote]
isso é um defeito de serie nos Corsas.........digamos em outros GM's tmb...
ocorre isso pq os discos dianteiros e as pastilhas encontram-se envidrados, vc aciona o pedal e a força de franagem é a maior, mas como a frente não segura a traseira ja ta no limite.....dai arrasta....
solução: tornear os discos e trocar as pastilhas, fazer o pre assentamento do freio na estrada com frenagens suaves.....
tmb em alguns casos se resolve só regulando corretamente os freios traseiros:
solte o cabos do freio de estacionamento, deixando livre a regulagem, depois tire um parafuso de cada roda e pelo furo regule as lonas de freio deixando raspando nos tambores, pra depois regular o cabo do freio......
logico q isso requer uma certa pratica e uma chave de fenda meio torta pra regular as lonas....
muitos casos resolve-se o problema só com a regulagem...
Troquei (por desgaste natura) os discos, pastilhas, lonas e sapatas, mas o problema continua. Se alguém já teve este problema e resolveu escreva, por favor.
Valews.[color=darkred][/color][/quote]
isso é um defeito de serie nos Corsas.........digamos em outros GM's tmb...
ocorre isso pq os discos dianteiros e as pastilhas encontram-se envidrados, vc aciona o pedal e a força de franagem é a maior, mas como a frente não segura a traseira ja ta no limite.....dai arrasta....
solução: tornear os discos e trocar as pastilhas, fazer o pre assentamento do freio na estrada com frenagens suaves.....
tmb em alguns casos se resolve só regulando corretamente os freios traseiros:
solte o cabos do freio de estacionamento, deixando livre a regulagem, depois tire um parafuso de cada roda e pelo furo regule as lonas de freio deixando raspando nos tambores, pra depois regular o cabo do freio......
logico q isso requer uma certa pratica e uma chave de fenda meio torta pra regular as lonas....
muitos casos resolve-se o problema só com a regulagem...
Mecânica Fontana
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