Direção Hidráulica...

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Vou tentar explicar o q é o OFFSET de uma roda:
é a distância entre a face de apoio da roda no tambor de freio até ao centro do perfil da roda (imagine uma linha imaginária que passa pelo centro do perfil do aro).

Tinha chegado a conclusão do meu carro estar flutuando em ondulações e remendos das ruas e estradas pelo OFFSET imcompatível da minha roda aro 15 com o OFFSET original das rodas do Corsa, mas pelo relato de nosso amigo acima que possui rodas da GM aro 15 me deixou mais em dúvida ainda!!! No caso dele o carro deveria ter um comportamento perfeito pois está nas medidas corretas da GM!!!

Quanto a trocar amoretecedores, kit suspensão, alinhamento, balanceamento e cambagem isso eu fiz tudo afim de tentar resolver o assunto, mas persistiu o problema. Meu carro possui direção hidráulica que não é progressiva no corsa modelo antigo 2002 que é o meu caso. Revisei a direção também e nada. Problema persiste. Então me veio a conclusão de serem as rodas as vilãs do problema, até então...apesar de serem próximas das medidas que o pessoal do clube informa serem as padrões no Corsa, para ar o 15 (15 pol x 6 pol x Offset 49mm)

Agora fiquei na dúvida, pois nosso amigo tem rodas GM aro 15 e tem o mesmo problema. Pergunto: seu carro tem direção hidráulica? Vc já revisou todos os ítens da suspensão/direção (direção,alinhamento, cambagem, balanceamento, kit suspensão, amortecedores)
Se já revisou tudo e persiste, acho que teremos que encontrar um ajuste para acertar a geometria de suspensão do Corsa para as nossas mexidas nas rodas. Até mesmo como vc disse colocando a cambagem 1 grau negativo, isso eu não sabia!! Se resolver e não comer o pneu prematuramente taria valendo!!! Abraço
volberfloripa
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Sexta-feira 29 2006f Setembro 2006 11:50:14 PM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por volberfloripa »

No meu caso não mexi em nada no carro ainda, pra mim o carro fica nervoso assim por causa da falta da DH mesmo, porque quando você tem DH, ela segura as oscilações da direção
quando você passa em ondulações da pista, sem falar que essas DH são regressivas e ficam
mais pesadas conforme a velocidade aumenta, e essa direção mecânica pelo contrário fica cada
vez mais leve, daí essa dor de cabeça toda, poxa o gol com DH era uma mãe em alta velocidade,
hoje eu consegui colocar 180Km/h no Corsa pra testar e ficou uma droga mesmo, mas já aprendi que se você segura bem firme a direção ele não oscila, mas é uma droga guiar um carro
que você tem que ficar fazendo força pra manter ele estável, a culpa toda e da GM que tá
regulando trocados em vez de colocar logo essa DH como item de série, se a Volks colocou no
Gol eles bem que poderiam colocar no Corsa, muita sacanagem da parte deles.


Vou levando ele assim mais um pouco até juntar $$$$ e vou mandar instalar uma DH nele
depois, porque do jeito que tá fica muito ruim de controlar o carro em alta e velocidade, e
como eu nem gosto de correr já viu né.
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

O meu carro tem direção hidráulica e ela não é progressiva (endurece gradativamente com o aumento da velocidade).
Acho que os Corsas modelo antigo até 2002 não possuem direção hidraúlica progressiva.
Ela fica mole em qualquer tocada que vc dê!!!!
Eu sinceramente acho até pior que a direção mecânica com as rodas 15 polegada tá. Agora , todo original (roda 13) aí é outra história Ok

O negócio é a geometria da suspensão. Tem carros que são mais maleáveis pra vc equipar com rodas de maior diâmetro. No nosso caso, vc lembra do Corsa GSI, pois é, esportivo com motorzão , ou seja tudo pra já vir tunado com rodão e a GM meteu aro 14 nele!!! Ou seja, devem ter algumas limitações mesmo! Agora eu fico imaginando os Corsas modelo antigo com rodas aro 16 e 17 !!! Puts, os donos devem penar para controlar o carro nesses pisos horríveis que temos no Brasil!!
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

Rorion escreveu:O meu carro tem direção hidráulica e ela não é progressiva (endurece gradativamente com o aumento da velocidade).
Acho que os Corsas modelo antigo até 2002 não possuem direção hidraúlica progressiva.
Ela fica mole em qualquer tocada que vc dê!!!!
Eu sinceramente acho até pior que a direção mecânica com as rodas 15 polegada tá. Agora , todo original (roda 13) aí é outra história Ok

O negócio é a geometria da suspensão. Tem carros que são mais maleáveis pra vc equipar com rodas de maior diâmetro. No nosso caso, vc lembra do Corsa GSI, pois é, esportivo com motorzão , ou seja tudo pra já vir tunado com rodão e a GM meteu aro 14 nele!!! Ou seja, devem ter algumas limitações mesmo! Agora eu fico imaginando os Corsas modelo antigo com rodas aro 16 e 17 !!! Puts, os donos devem penar para controlar o carro nesses pisos horríveis que temos no Brasil!!
O meu Corsa é 2000 e a direção hidráulica dele é progressiva :D inclusive não passo apertos na estrada, o carro é muito estável.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
volberfloripa
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Sexta-feira 29 2006f Setembro 2006 11:50:14 PM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por volberfloripa »

No Gol que eu tinha a direção era original e regressiva, no manual dizia que ela endurecia com
a velocidade mas pra mim estava sempre do mesmo jeito, o carro era super estável em
qualquer situação, mesmo com a geometria incorreta e as rodas desbalanedas, e o os pneus
carecas eu não tinha trabalho nenhum pra controlar o bicho mesmo a 160Km/h, pra mim
a solução para os problemas de estabilidade nos carro com direção mecânica é a instalação
de uma DH.

Ou então um 1.0 com direção mecânica que anda bem menos e não tem esses
problemas. :-) , eu pessoalmente prefiro o 1.8 arisco doque o 1.0 manso,
é uma delícia deixar esses golfs 2.0 e subir as subidas por aí aumentando a
velocidade, o morro da lagoa aqui em Florianópolis ficou plano pra mim
agora :-).
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”