[PROJETO] - DIREÇÃO ELÉTRICA - CORSA B (2001)

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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wellingtoncastro_
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[PROJETO] - DIREÇÃO ELÉTRICA - CORSA B (2001)

Mensagem por wellingtoncastro_ »

Salve rapaziada!

Recentemente comecei a pesquisar sobre instalação de Direção Elétrica no Corsa, e por sorte encontrei a coluna (OPEL CORSA) a venda, com estoque no Brasil.

Pela pesquisa, levantei algumas informações sobre as adaptações que vai precisar, como suporte onde a coluna encaixa, deslocamento da caixa de fusíveis, módulo simulador de rotação e esquema elétrico (que parece ser bem simples).

Imagem

Então galera, a coluna é essa do anúncio.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-2003-_JM

Apesar do vendedor dizer o tempo todo que não serve em carro nacional, se vocês olharem as perguntas, teve uma cara que comentou que serve em carros nacionais sim, pois o mesmo tem essa mesma coluna em um Corsa 2008 e Corsa 1998.

Então a dúvida que tenho é sobre a instalação.

Gostaria da ajuda de quem instalou essa coluna. :fadein:

Desde já, agradeço pela atenção de todos! :mrgreen:

Wpp: 96 981416608
Email: wellington.castro21@hotmail.com


carlosgunner
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Mensagem por carlosgunner »

Um chaveiro perto de onde eu trabalhava instalou a direção elétrica do Etios no Corsa Classic dele.
Só não lembro o ano do Etios.
Antonio Carlos


SemControle
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Mensagem por SemControle »

corsa B e C q eu saiba, (não sei muito), mas nem la fora saiu com direção elétrica, então pode ter certeza q não chega e encaixa isso....
o vendedor esta equivocado qnt a não servir em carro nacional, existem modelos GM ditos "populares" hj em dia com direção elétrica sim, essa especificamente pode nao servir nos populares......
eu achava o corsa super leve pra direção normal, pq não investe no tradicional q é a hidráulica q ja cumpre a missão muito bem, tem kits prontos, e vc não terá q ser um pioneiro visionário e bater tanta cabeça com todas as adaptações, alem de q se não for vc q vai fazer, faz o investimento subir muito mais....
se vc tem todo ferramental pra desmontar, pra moldar suportes te facilita a empreitada...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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decool2
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Mensagem por decool2 »

essa coluna é a eletrica do corsa C do corsa B é diferente. tenho no corsa B uma e vou adquirir uma para meu corsa C. ia até comprar essa mas vc comprou antes kkkk.


decool2
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Mensagem por decool2 »

essa vai ficar grande para o corsa B. pois tem grande diferença mesmo de tamanho(comprimento) e fixação. a minha coluna do B na época trouxe da Alemanha custou 220 reais já com frete na época. no YouTube tem videos de gente pondo no corsa B outras direções de Hyundai e Toyota. me chama no zap 21 975428623 caso precise de ajuda.


unilsomfilho
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Mensagem por unilsomfilho »

Pessoal adquiri uma direção elétrica para o Corsa (Montana) "C" e preciso do esquema de ligação do módulo. Alguém tem?
Qualquer informação me.mande no whatsapp 62991038249


cansei
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Mensagem por cansei »

Pessoal, tomem cuidado com essas adaptações de direção elétrica. A adaptação da coluna nem é o maior problema e sim a caixa de direção, esse tipo de direção usa caixa mecânica e as caixas mecânicas disponíveis no Brasil são pra carros sem nenhuma assistência, ou seja, se vcs colocarem assistência elétrica nesse tipo de caixa a direção vai ficar ultra leve por causa da relação interna da caixa. Já andei em carro assim e sinceramente fica uma droga, em alta velocidade assusta demais.

Uma saída seria usar caixa de direção hidráulica que tem a multiplicação certa pra receber assistência, só que aí vcs vão precisar dar um jeito de aprisionar um pouco de fluido de direção nela (nem pensem em deixar sem). Também já vi funcionando assim e fica mais aceitável só que a vida útil da caixa cai bastante afinal ela foi feita pra ter fluido circulando dentro dela e isso não vai acontecer mais... Uma última saída que aí eu nunca vi seria colocar a caixa de direção do Onix.

No meu caso eu queria partir pra direção elétrica e até cheguei a ver o anúncio dessa coluna de direção mas desisti pq não quero ficar criando mais coisa pra arrumar no carro então eu acabei partindo pra uma bomba eletrohidráulica que até agora tem me atendido bem.


nilfilho
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Mensagem por nilfilho »

Se alguém souber onde conseguir o EPAS, assistente pra ligar o módulo e controlar a intensidade da leveza da direção. No eBay tem só que não querem enviar pro Brasil.


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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Senhores,

Um vídeo muito interessante para vocês estudarem.



Abraço!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
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Phenx
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Mensagem por Phenx »

nilfilho escreveu: Segunda-feira 27 2020f Julho 2020 07:59:21 PM Se alguém souber onde conseguir o EPAS, assistente pra ligar o módulo e controlar a intensidade da leveza da direção. No eBay tem só que não querem enviar pro Brasil.
Nilfilho, eu achei um cara que produz um módulo que engana a central da coluna dos Corollas antigos e alguns outros módulos EPAS. No caso do corolla antigo o módulo recebe por uma entrada digital o sinal de velocidade de roda para fazer a progressão de atuação até se desligar em velocidades maiores (e não via rede can como os modelos mais novos, não tendo como fazer a progessão). Estou para comprar essa coluna e o "simulador" de rede can desse cara, o pessoal da "mecânica Evolution" que vende e adapta muitas colunas elétricas (inclusive tem um video do Cacá Daud que colocou uma no Calibra dele) usa esse mesmo simulador aí pra fazer o módulo EPAS sair do modo fail-safe e entregar a força completa ao motor da coluna.

Link do "ECU SIMULATOR" para corolla: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... corola-_JM

Outra coisa, o lance de o volante "não voltar sozinho" (que muitos reclamam) quando você faz uma conversão se dá pela diferença no cáster entre o carro com caixa mecânica e caixa com assistência. Você ajustando o seu cáster para o modelo com DH já vai resolver esse problema.

Meu objetivo é colocar essa coluna do Corolla antigo com um sensor de velocidade, a caixa de DH sem o retentor/válvula interna que regula a passagem de óleo ou caso mantenha a minha caixa mecânica, vou colocar um "Steering Quickner 2:1" entre a coluna elétrica e a caixa mecânica para diminuir o número de voltas no volante entre batentes, pois sofro muito na pista em curvas muito fechadas. Inclusive um cara do rally europeu que entrei em contato colocou uma caixa de dh junto com esse redutor na coluna e disse que melhorou muito a pilotagem do corsa b de rally dele.


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