Nhec nhec ao freiar

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Felipealcan
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 05 2018f Dezembro 2018 04:46:32 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Nhec nhec ao freiar

Mensagem por Felipealcan »

Olá pessoal.

Sou novo no clube porém possuo um corsa sedan wind 1.0 8v há 9 anos. Recentemente resolvi dar uma manutenção geral no corsa por conta própria. Fiz as seguintes substituições/reparos:

- SUBSTITUIÇÃO DOS PIVÔS: não estavam ruins mas as borrachas estavam começando a rachar;
- SUBSTITUIÇÃO DOS TERMINAIS DE DIREÇÃO: estavam muito desgastados e de um lado já não tinha nem borracha.
- SUBSTITUIÇÃO DO VOLANTE: a espuma tava comida e aproveitei para dividir o giro do volante de forma igual pois estava com mais gira para o lado esquerdo (2 1/4 para esquerda e 1 3/4 para a direita). Quando eu esterçava a roda totalmente para a esquerda o pneu do lado direito pegava na barra estabilizadora)
- REPAROS NO CÂMBIO: substituição da alavanca de câmbio, substituição do óleo devido a vazamento e contaminação, troca dos retentores dos cardan/semi eixos, troca das juntas e regulagem da marcha;
- SUBSTITUIÇÃO DO ROLAMENTO RODA DIANTEIRA DIREITA: esse serviço eu tive que ir no mecânico por conta de prensa hidráulica.
- SUBSTITUIÇÃO DAS BUCHAS DA BARRA ESTABILIZADORA: estavam gastas e quando passava numa pedrinha parecia que passei numa vala; e
- SUBSTITUIÇÃO DO CUBO TRASEIRO: estava com a rosca de 2 parafusos espanados.

Fiz mais alguns serviços na parte de motor em relação ao arrefecimento, admissão, elétrica e instalação de acessórios mas não vou detalhar pois esse tópico é de outro assunto.

Consegui realizar a manutenção pois segui conforme o manual de reparação próprio do corsa que possuo com especificações de torques e processo de desmontagem e montagem porém quando fui ao mecânico para substituição do rolamento ele não usava ferramenta com medição de torque.

Eis o meu problema: quando sai da oficina senti que o carro estava começando a fazer um barulho nessa mesma roda que parecia um NHEC NHEC quando freiava o carro. O barulho aumentava e diminuia sem causa aparente. Alguem já teve esse problema e sabe o que pode ser?

Quando voltei ao mecanico ele olhou o tudo e disse que era disco empenado. Não vou substituir pois ainda está novo e com pastilhas ainda novas (cerca de 3/4 ).

Abraço a todos.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

faz sentido ser algo apenas qnd freia, mas tem ferramental pra vc conferir o empeno do disco, mas nao apenas ele pode causar isso, tem casos de problema no cubo...
em geral causa trepidacao no pedal, a intensidade depende do empeno, e velocidade, pode ser uma forma de vc conferir isso, andar numa estrada e freiar variando um pouco a pressao no pedal, vc deve sentir alguma vibracao no pedal, se tiver algo com empeno
acho estranho ser isso e fazer esse barulho, mais facil os espelhos atras do disco estarem pegando, mas faria de metal raspar, e nao nhec
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”