Posso trocar o Isofluido (óleo) do câmbio do corsa hatch 1.4?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcelShima
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Terça-feira 23 2018f Janeiro 2018 08:03:52 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Posso trocar o Isofluido (óleo) do câmbio do corsa hatch 1.4?

Mensagem por MarcelShima »

Caros,
Apesar de que o Manual do corsa falar que não é preciso substituir o Isofluido 75w85,
já teve um caso que fui conferir o nivel , abrindo o Bujão ( lateral) , para ver se
escorria ( esse é unico jeito de conferir, se escorrer está cheio). Pois bem, não escorreu, e nem colocando dedo dentro, não dava para sentir. Daí só completei na época, pois não tinha indícios de vazamentos e a troca de marchas ficou até mais macia. Hoje gostaria de Trocar totalmente o Isofluido, abrindo o Carter. Tenho a junta. Pesquisando pela net, vi as pessoas colocando o isofluido pelo respiro, que fica no Motor, ao invés de colocar pelo Bujão. Bem minha duvida: É verdade? e Outra : Ao abrir o Carter do cambio, lá dentro posso usar um spray de gasolina para limpar? OU um desengaxante? Ou que sugerem? Tenho receio de contaminar, o compartimento e trazer problemas no cambio........
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Pode trocar.
Tem vídeos no tube falando como fazer.
Inclusive máquinas que fazem o processo.
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Avatar do usuário
MarcelShima
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Terça-feira 23 2018f Janeiro 2018 08:03:52 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por MarcelShima »

Troquei!!!!!!!!!!
Foi na boa, vendo tudo o mecanico fazendo. Foi drenado abrindo o carter. Colocado pelo respiro. Não tive coragem de limpar as engrenagens com gasolina, por receio de contaminação, mas tirei as poucas limalhas, num pano mesmo e no parafuso imantado.
Não estava tão sujo...o oleo velho estava da mesma cor, apesar ter completado uns 200 ml, da ultima vez. Minha duvida aumentou com a " junta" desse carter, que ao comprar existe essa junta para Carter de tampa de aluminio e junta para tampa de aço. Tirando essa duvida na concessionaria, nem eles sabiam da junta para aluminio e para aço. Então foi o que eu tinha mesmo. A troca ficou mais macia. Não tive coragem de colocar o MILITEC, apesar de tentador. Deixei sem o protetor de cárter, ( vou colocar após 1 ou 2 semana) , tomando cuidado, só para verificar se vai haver vazamentos no decorrer do tempo. Bem é isso. A principio hoje 30/01/18 2 litros de ac delco 75w85 ( usado exatos 1,60 litros) morri com 142,00 pilas + 40 pilas para mão de obra. E se não vazar, to ok, uns 3 anos. kkkkk
Avatar do usuário
MarcelShima
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Terça-feira 23 2018f Janeiro 2018 08:03:52 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por MarcelShima »

AHHHH, MEU CORSA TÁ COM 144.000 KM....
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

MarcelShima, não há previsão de troca do óleo da caixa, pois o mesmo não é consumível e em condições normais de vedação, não sofre contaminação...a troca é recomendada no caso de alguma manutenção onde a caixa deva ser aberta.

Caso não haja um vazamento sério que requeira troca de algum vedante (quando então se abre), apenas a reposição é suficiente.

O bujão próximo ao eixo de transmissão serve para monitorar o nível...mas é difícil como vc mesmo constatou...o normal é acrescentar o mesmo tipo de óleo (seja por cima na entrada seletora ou pelo próprio bujão), e ver o quanto entra até vazar pelo bujão lateral...se a cada 15.000km houver necessidade de mais de 0,5 litro, há um vazamento que deve ser corrigido (os pontos são nas semi-árvores, mini cárter, lateral da caixa e um que ninguém vê, que é no eixo onde pega a embreagem < este é chato e caro, pois tem que tirar a caixa).
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”