Galera, uma dúvida sobre os engates da transmissão.
Vi um vídeo hoje no qual um cara orienta fazer a limpeza e relubrificação ali nos engates e buchas que ficam por baixo da coifa da alavanca.
No vídeo, o carro em questão é um Vectra B que usa sistema de varão, como na linha mais antiga Corsa B, Kadetts, Monzas e etc...mas a minha dúvida é pro Corsa C, que já usa o sistema a cabo, em teoria uma limpeza e relubrificação sempre tende a melhorar, mas na prática será que melhora mesmo os engates?
No meu caso não tenho do que reclamar do meu carro não, os engates estão bons e até com boa precisão, claro que na normalidade de quem tem GM né que é a primeira sentimental as vezes com leve dificuldade em entrar, e a ré que também de vez em quando da uma arranhada, mas como eu sou o tipo que gosta de melhorar o que já esta bom, fiquei nessa dúvida se de fato faz algum efeito esse procedimento no Corsa C com sistema a cabo, e a melhor maneira de confirmar é saber se alguém por aqui já realizou isso.
De acordo como consultei com meu mecânico segundo ele melhora sim um pouco, fica mais macio os engates, me recomendou jogar um pouco de WD e depois limpar com um pano, e lubrificar preferencialmente com graxa spray grafitada ou a branca, exatamente como o cara no vídeo recomenda.
Link do vídeo em questão e que serve até de dica pros donos de Corsa B que talvez queiram melhorar os engates.
https://www.youtube.com/watch?v=U9tRVa-Wt_E
[DÚVIDA] - Limpeza e relubrificação da marcha, melhora de fato engates?
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[DÚVIDA] - Limpeza e relubrificação da marcha, melhora de fa
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Melhora a maciez dos engates. Ao movimentar a alavanca, ela faz os movimentos mais leves.
Depende tb da regulagem do trambulador e do óleo do câmbio.
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Então acho que como manutenção preventiva vale a tentativa....no minimo vai ficar do jeito que está.
Hoje não conseguiu achar graxa spray grafitada aqui pela minha região, será que a branca tem a mesma eficácia?
Vou ver se faço esse procedimento esse fds, se notar melhoras eu confirmo aqui.
Hoje não conseguiu achar graxa spray grafitada aqui pela minha região, será que a branca tem a mesma eficácia?
Vou ver se faço esse procedimento esse fds, se notar melhoras eu confirmo aqui.
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Bom, pelo que eu sei usa-se a graxa branca a base de lítio nas dobradiças das portas e na alavanca do câmbio. Inclusive no meu carro tem de fábrica essa "meleca" branca no câmbio e no encaixe do banco traseiro. Eu tenho uma lata de spray dessa graxa branca aqui- comprei em uma casa de materiais para construção. Tenho aquele kit de lubrificação da GM aqui também, mas vem muito pouco.Fred Figueiredo escreveu: Hoje não conseguiu achar graxa spray grafitada aqui pela minha região, será que a branca tem a mesma eficácia?
No caso do Corsa C eu te falo que apliquei a graxa branca com generosidade na alavanca do câmbio e não senti diferença alguma ao rodar com o carro - ficou como estava. Claro que o meu carro está com a alavanca de câmbio em prefeitas condições de uso e o engate das marchas estão normais no "padrão Corsa", talvez se o câmbio estivesse ruim (seco) eu sentiria diferença. Ao não ser que você levante a coifa do seu câmbio e visualize algo semelhante ao deserto do Saara tamanha sequidão, eu não me preocuparia em lubrificar, pois na prática o "excesso" de lubrificação ou a "lubrificação contínua" não deixará o seu câmbio "mais macio"....
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Entendi Luciano, na realidade ainda não usei a graxa branca, mas tenho excelente recomendações dela, que é muito boa mesmo.
Nas dobradiças das portas e porta-malas, em todas as fechaduras, trilho dos bancos, trinco e trava do capô eu aplico mensalmente WD40, mantenho sempre lubrificado e tudo fica na "manteiga", o capô abre numa excelente maciez e com boa pressão, e as portas sempre silenciosas e com "bater" macio.
Quanto a alavanca você falou realmente uma coisa certa, talvez uma melhora significativa se sinta em algum câmbio com péssimos engates, bem ressecado, que não é o caso do meu que se encontra muito bom, com boa precisão e maciez, mas como sou teimoso e gosto de melhorar as coisas. vou ver pra crer, ruim não vai fazer...
Esse kit da GM já vi vendendo, me chamou atenção, mas acho muito pouco o que vem, vou ver se compro mesmo uma latinha da graxa branca separado e faço esse procedimento, vai ficar pra semana.
Vlw pelas informações Luciano
Nas dobradiças das portas e porta-malas, em todas as fechaduras, trilho dos bancos, trinco e trava do capô eu aplico mensalmente WD40, mantenho sempre lubrificado e tudo fica na "manteiga", o capô abre numa excelente maciez e com boa pressão, e as portas sempre silenciosas e com "bater" macio.
Quanto a alavanca você falou realmente uma coisa certa, talvez uma melhora significativa se sinta em algum câmbio com péssimos engates, bem ressecado, que não é o caso do meu que se encontra muito bom, com boa precisão e maciez, mas como sou teimoso e gosto de melhorar as coisas. vou ver pra crer, ruim não vai fazer...
Esse kit da GM já vi vendendo, me chamou atenção, mas acho muito pouco o que vem, vou ver se compro mesmo uma latinha da graxa branca separado e faço esse procedimento, vai ficar pra semana.
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A quem for proprietário de Corsa C e se interessar por esse processo, segue abaixo fotos dos pontos em que realizei uma relubrificação na alavanca do câmbio.
Primeiramente joguei WD pra dar uma limpeza e lubrificada inicial, limpei o excesso, deixei passar um dia e no dia seguinte joguei graxa branca spray.
Até o momento não senti diferença alguma, se houve alguma melhora no quesito maciez é algo bem imperceptível, acho que vale mais mesmo como manutenção preventiva, talvez no sistema a varão tenha de fato uma boa melhora, ou então para aquele câmbio que possa estar bem ressecado mesmo.
Relubrifiquei em 2 pontos da alavanca, nesse primeiro estágio, e la na base onde mostra as fotos, retirei excessos, aproveitei e limpei esse compartimento e coloquei a coifa de volta.
Primeiramente joguei WD pra dar uma limpeza e lubrificada inicial, limpei o excesso, deixei passar um dia e no dia seguinte joguei graxa branca spray.
Até o momento não senti diferença alguma, se houve alguma melhora no quesito maciez é algo bem imperceptível, acho que vale mais mesmo como manutenção preventiva, talvez no sistema a varão tenha de fato uma boa melhora, ou então para aquele câmbio que possa estar bem ressecado mesmo.
Relubrifiquei em 2 pontos da alavanca, nesse primeiro estágio, e la na base onde mostra as fotos, retirei excessos, aproveitei e limpei esse compartimento e coloquei a coifa de volta.
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