[DÚVIDA] - Troca de retentor do eixo do câmbio

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

[DÚVIDA] - Troca de retentor do eixo do câmbio

Mensagem por Fred Figueiredo »

Fala galera, bom dia!

Preciso de uma opinião de vocês, sobre um procedimento que irei realizar agora no meu carro na próxima revisão, a troca do retentor do eixo do câmbio, ou como dizem também retentor do trambulador.

Observei que a haste de acoplamento de uns tempos pra k começou a ficar um pouco suja com aquela fuligem óleo/poeira e já tinha quase certeza que era o retentor, meu mecânico só confirmou minha desconfiança e como vou realizar a revisão periódica de troca de óleo, filtros e afins vou aproveitar e trocar o retentor. Melhor trocar agora enquanto ta deixando passar só uma poerinha de óleo que quando começar a escorrer, isso é uma coisa não espero deixar acontecer, troquei no meu Corsa B e no Corsa C não é diferente, ta chegando aos 99 mil km rodados e já deu pro retentor.

Mas a minha dúvida é a seguinte, meu mecânico disse pra comprar um frasco do óleo da caixa para completar o que vai se perder na troca. Olhei no manual do meu carro e ele (por sorte minha) ainda usa na caixa o AC Delco SAE 80 RTL mineral ou equivalente Isafluido 556 Ipiranga (A AC Delco não fabrica mais o AC Delco SAE 80 RTL) que custa 10 Dilmas o frasco de 500 ml, e não quase os absurdos 100 Dilmas como a GM pede atualmente no AC Delco 75W85 sintético que equipa a linha atual.

Pelo que pesquisei, a GM fez a mudança de óleo nas caixas da linha dele em 2002/2003, e como meu carro é fabricação 2003 modelo 2004 ainda consta no manual dele o uso do AC Delco SAE 80 RTL na caixa.

Minha dúvida é, já que vai se mexer na caixa e precisar repor um pouco a perda de óleo, analisando o baixo custo do óleo AC Delco SAE 80 RTL,, vale mais aproveitar sangrar a caixa e colocar óleo novo ou só repor a perda pela troca do retentor?

Sempre ouvi falar que óleo de caixa não se substitui se completa quando necessário em algum procedimento.... :?
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Já que vai mexer, troca tudo. É garantia de tudo novinho.

A GM diz que não precisa trocar. Mas vale pecar pelo excesso de zelo do que pela negligência.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

É analisando o baixo custo desse tipo de óleo e analisando que caixa é algo que não se mexe com frequência (ou espera-se), mesmo a GM dizendo que é "óleo pra vida toda" acho que vale a pena mesmo sangrar o sistema e colocar fluido novo.

Até pelo lado da contaminação que pode ocorrer ao deixar a caixa exposta, mesmo que o retentor fique na tampa da caixa mas ela vai ficar exposta até a troca do componente, durante esse intervalo pode cair alguma sujerinha vinda do cofre do motor la dentro.

Agora k pra nós, a GM pedir quase 100 dilmas no litro desse óleo AC Delco 75W85 sintético que equipa a linha atual é um ROUBO!! :o Analisando que na caixa do Corsa vão 1,6 LT descritos no manual, pra renovar o sistema são 200 dilmas??!! Absurdo isso.....ainda bem que por sorte minha vou pagar 10 dilmas no frasco do Isafluido 556 Ipiranga.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

no dia q vi a caixa automática de um ômega 3.8 aberta, o bujao magnético não dava conta de tanto cavaco de ferro q tinha no carter.......
parecia lama....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

SemControle escreveu:no dia q vi a caixa automática de um ômega 3.8 aberta, o bujao magnético não dava conta de tanto cavaco de ferro q tinha no carter.......
parecia lama....
Mais um motivo pra renovar todo óleo do sistema....

Porque que a dona GM então não muda de orientação e coloca um prazo de troca na renovação do óleo da caixa? Sei lá, a cada 100 mil km por exemplo....e não dizer que é "óleo pra vida toda", medida tão simples essa....

Vamos ver como vai estra o estado do meu.... :?
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não lembro de ter visto algum fabricante dizendo que precisa trocar óleo câmbio manual, em geral só automático e mesmo assim em prazos longos demais.

Já troquei de vários carros, sai uma lama mesmo. Principalmente carros mais antigos. Não há motivos pra deixar de trocar.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Nao entendi pq o automatico ter tanto cavaco, nao tem erro de marcha, sei la.....
Se todo cambio for igual akele ate engrenagens precisariam ser trocadas c o tempo e nao so o oleo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”