Fala galera, bom dia!
Preciso de uma opinião de vocês, sobre um procedimento que irei realizar agora no meu carro na próxima revisão, a troca do retentor do eixo do câmbio, ou como dizem também retentor do trambulador.
Observei que a haste de acoplamento de uns tempos pra k começou a ficar um pouco suja com aquela fuligem óleo/poeira e já tinha quase certeza que era o retentor, meu mecânico só confirmou minha desconfiança e como vou realizar a revisão periódica de troca de óleo, filtros e afins vou aproveitar e trocar o retentor. Melhor trocar agora enquanto ta deixando passar só uma poerinha de óleo que quando começar a escorrer, isso é uma coisa não espero deixar acontecer, troquei no meu Corsa B e no Corsa C não é diferente, ta chegando aos 99 mil km rodados e já deu pro retentor.
Mas a minha dúvida é a seguinte, meu mecânico disse pra comprar um frasco do óleo da caixa para completar o que vai se perder na troca. Olhei no manual do meu carro e ele (por sorte minha) ainda usa na caixa o AC Delco SAE 80 RTL mineral ou equivalente Isafluido 556 Ipiranga (A AC Delco não fabrica mais o AC Delco SAE 80 RTL) que custa 10 Dilmas o frasco de 500 ml, e não quase os absurdos 100 Dilmas como a GM pede atualmente no AC Delco 75W85 sintético que equipa a linha atual.
Pelo que pesquisei, a GM fez a mudança de óleo nas caixas da linha dele em 2002/2003, e como meu carro é fabricação 2003 modelo 2004 ainda consta no manual dele o uso do AC Delco SAE 80 RTL na caixa.
Minha dúvida é, já que vai se mexer na caixa e precisar repor um pouco a perda de óleo, analisando o baixo custo do óleo AC Delco SAE 80 RTL,, vale mais aproveitar sangrar a caixa e colocar óleo novo ou só repor a perda pela troca do retentor?
Sempre ouvi falar que óleo de caixa não se substitui se completa quando necessário em algum procedimento....
[DÚVIDA] - Troca de retentor do eixo do câmbio
-
- :: Classic ::
- Mensagens: 1356
- Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
- Ano de fabricação: 2004
[DÚVIDA] - Troca de retentor do eixo do câmbio
"Corseando e desfilando por ai"
Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Já que vai mexer, troca tudo. É garantia de tudo novinho.
A GM diz que não precisa trocar. Mas vale pecar pelo excesso de zelo do que pela negligência.
A GM diz que não precisa trocar. Mas vale pecar pelo excesso de zelo do que pela negligência.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Classic ::
- Mensagens: 1356
- Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
- Ano de fabricação: 2004
É analisando o baixo custo desse tipo de óleo e analisando que caixa é algo que não se mexe com frequência (ou espera-se), mesmo a GM dizendo que é "óleo pra vida toda" acho que vale a pena mesmo sangrar o sistema e colocar fluido novo.
Até pelo lado da contaminação que pode ocorrer ao deixar a caixa exposta, mesmo que o retentor fique na tampa da caixa mas ela vai ficar exposta até a troca do componente, durante esse intervalo pode cair alguma sujerinha vinda do cofre do motor la dentro.
Agora k pra nós, a GM pedir quase 100 dilmas no litro desse óleo AC Delco 75W85 sintético que equipa a linha atual é um ROUBO!! Analisando que na caixa do Corsa vão 1,6 LT descritos no manual, pra renovar o sistema são 200 dilmas??!! Absurdo isso.....ainda bem que por sorte minha vou pagar 10 dilmas no frasco do Isafluido 556 Ipiranga.
Até pelo lado da contaminação que pode ocorrer ao deixar a caixa exposta, mesmo que o retentor fique na tampa da caixa mas ela vai ficar exposta até a troca do componente, durante esse intervalo pode cair alguma sujerinha vinda do cofre do motor la dentro.
Agora k pra nós, a GM pedir quase 100 dilmas no litro desse óleo AC Delco 75W85 sintético que equipa a linha atual é um ROUBO!! Analisando que na caixa do Corsa vão 1,6 LT descritos no manual, pra renovar o sistema são 200 dilmas??!! Absurdo isso.....ainda bem que por sorte minha vou pagar 10 dilmas no frasco do Isafluido 556 Ipiranga.
"Corseando e desfilando por ai"
Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26798
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
no dia q vi a caixa automática de um ômega 3.8 aberta, o bujao magnético não dava conta de tanto cavaco de ferro q tinha no carter.......
parecia lama....
parecia lama....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Classic ::
- Mensagens: 1356
- Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
- Ano de fabricação: 2004
Mais um motivo pra renovar todo óleo do sistema....SemControle escreveu:no dia q vi a caixa automática de um ômega 3.8 aberta, o bujao magnético não dava conta de tanto cavaco de ferro q tinha no carter.......
parecia lama....
Porque que a dona GM então não muda de orientação e coloca um prazo de troca na renovação do óleo da caixa? Sei lá, a cada 100 mil km por exemplo....e não dizer que é "óleo pra vida toda", medida tão simples essa....
Vamos ver como vai estra o estado do meu....
"Corseando e desfilando por ai"
Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Não lembro de ter visto algum fabricante dizendo que precisa trocar óleo câmbio manual, em geral só automático e mesmo assim em prazos longos demais.
Já troquei de vários carros, sai uma lama mesmo. Principalmente carros mais antigos. Não há motivos pra deixar de trocar.
Já troquei de vários carros, sai uma lama mesmo. Principalmente carros mais antigos. Não há motivos pra deixar de trocar.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26798
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Nao entendi pq o automatico ter tanto cavaco, nao tem erro de marcha, sei la.....
Se todo cambio for igual akele ate engrenagens precisariam ser trocadas c o tempo e nao so o oleo
Se todo cambio for igual akele ate engrenagens precisariam ser trocadas c o tempo e nao so o oleo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 1059 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 1 Respostas
- 772 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 17116 Exibições
-
Última mensagem por dfelipin
-
- 5 Respostas
- 4132 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 0 Respostas
- 500 Exibições
-
Última mensagem por davidsantiago_94
-
- 3 Respostas
- 15444 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 10748 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 1496 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 733 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 7 Respostas
- 1589 Exibições
-
Última mensagem por SemControle