[DÚVIDA] - Carro com água no câmbio. O que fazer?
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[DÚVIDA] - Carro com água no câmbio. O que fazer?
ajuda. meu carro ficou alagado. apos o ocorrido ao engatar as marchas senti que o cambio ta duro de entrar as marchas. fui ao posto para conferir o nivel do oleo do cambio e quando o frentista tirou a porca saiu uma borra branca. agora eu pergunto. troco o oleo ou desmonto o cambio para limpar?
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Seria recomendado a desmontagem pra limpar, porem cambio é caro, mas o certo seria abrir
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Qual o ano do seu carro mesmo?
O ideal seria sim fazer uma inspeção no câmbio.
Por acaso vc rodou muito com ele cheio de água? O câmbio está apresentando algum barulho? Casos seja não para as duas respostas, esgote toda meleca e coloque um óleo novo. Rode uns 100KM, usando todas as marchas, retire esse óleo e complete com outro novo. Rode normalmente e não deixe o carro naufragar novamente!
O óleo, dependendo do ano, pode ser o Ipiranga Isafluido556. Atende as especificações da GM e é bem mais barato.
O ideal seria sim fazer uma inspeção no câmbio.
Por acaso vc rodou muito com ele cheio de água? O câmbio está apresentando algum barulho? Casos seja não para as duas respostas, esgote toda meleca e coloque um óleo novo. Rode uns 100KM, usando todas as marchas, retire esse óleo e complete com outro novo. Rode normalmente e não deixe o carro naufragar novamente!
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Sobre o óleo, imagens valem MUITO MAIS que palavras:
[youtube]W-MkPXtnvUs[/youtube]
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Esse óleo AC Delco 75W85 é uma fortuna! Apesar que vale a pena gastar em um primeiro momento ao invés de fazer gambiarras usando óleo de especificação diferente, pois a quebra de um câmbio é muito mais oneroso.
Andei pesquisando e vi que existe o óleo Tutela 75W85 que é um pouco mais barato que o da AC Delco e atende as mesmas especificações da GM para os carros após 2002.
Andei pesquisando e vi que existe o óleo Tutela 75W85 que é um pouco mais barato que o da AC Delco e atende as mesmas especificações da GM para os carros após 2002.
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Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
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Luciano, sabe aquele vídeo que postei ali em cima? Pois é, tem outro que fala exclusivamente do 75W85 da ACDelco. Coisa do manual pedir óleo mineral e a GM comercializar somente o sintético. Provavelmente algum erro de impressão do manual.
Neste vídeo, o cara lá do Olho no Óleo diz que esse óleo Tutela NÃO SERVE para o câmbio GM. Possui a mesma viscosidade, mesma classificação, tudo bonitinho. Só que o Tutela é para engrenagens hipóides, enquanto o ACDelco é para engrenagens helicoidais. Melhor colocar algo recomendado pela montadora do que arriscar a mexer no câmbio...
Neste vídeo, o cara lá do Olho no Óleo diz que esse óleo Tutela NÃO SERVE para o câmbio GM. Possui a mesma viscosidade, mesma classificação, tudo bonitinho. Só que o Tutela é para engrenagens hipóides, enquanto o ACDelco é para engrenagens helicoidais. Melhor colocar algo recomendado pela montadora do que arriscar a mexer no câmbio...
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José Leal,
Partindo desse raciocínio, pode ser um erro como você falou, mas, a GM consta um produto no manual que não existe. Afinal de contas, o AC Delco 75W85 só existe sintético. Meu carro é 11/12 e o "erro" de informação ainda existe no manual. Aliás, entendo que algumas informações contidas no manual são meio "surreais", como a celebre frase: "Não necessita troca". Meu carro está com atuais 52.500 km e semana passada eu troquei o óleo da direção hidráulica. No manual consta que não necessita troca.
Eu não tirei foto, mas você precisa ver a cor que saiu o óleo da caixa de direção durante o processo de retirada do fluído velho, além de ter alguma sujeira ali naquele filtro (fundo) do reservatório. O reservatório foi retirado, lavado e recolocado no lugar. Creio que se fosse deixar esse fluido "eternamente" ali provavelmente a longo prazo ferraria com todo o sistema. Da mesma forma fiz com o câmbio, esgotando o fluído velho e colocando 1,6 l de óleo Ac Delco 75W 85 novinho em folha. Até hoje não vi fluídos "eternos". Na embalagem alguns vem com inscrição Long life (longa duração), no caso do liquido de arrefecimento, agora, fluídos de duração eterna eu nunca vi. rsrs! Nos meus carros eu prefiro "pecar" pelo excesso de zelo ao invés de "pagar pra ver", ainda mais em se tratando das partes essenciais à "vida" do automóvel.
Em relação ao Tutela, eu li que o óleo para engrenagem hipóide tem um "filme de proteção" maior, tendo em vista que nesse tipo de engrenagem os dentes deslizam entre si durante o seu trabalho. Já a engrenagem helicoidal não existe esse "deslizamento" entre os dentes. Trabalham no mesmo sentido. Foi por isso que eu "deduzi" que um óleo formulado para uma engrenagem que trabalha com "maior contato" , não "faria mal" para uma engrenagem que trabalha com menos "fricção", digamos assim.
Mas, de qualquer forma, em se tratando de câmbio, eu preferi usar o óleo original. É um gasto que compensa a tranquilidade de saber que não terei problemas.
Partindo desse raciocínio, pode ser um erro como você falou, mas, a GM consta um produto no manual que não existe. Afinal de contas, o AC Delco 75W85 só existe sintético. Meu carro é 11/12 e o "erro" de informação ainda existe no manual. Aliás, entendo que algumas informações contidas no manual são meio "surreais", como a celebre frase: "Não necessita troca". Meu carro está com atuais 52.500 km e semana passada eu troquei o óleo da direção hidráulica. No manual consta que não necessita troca.
Eu não tirei foto, mas você precisa ver a cor que saiu o óleo da caixa de direção durante o processo de retirada do fluído velho, além de ter alguma sujeira ali naquele filtro (fundo) do reservatório. O reservatório foi retirado, lavado e recolocado no lugar. Creio que se fosse deixar esse fluido "eternamente" ali provavelmente a longo prazo ferraria com todo o sistema. Da mesma forma fiz com o câmbio, esgotando o fluído velho e colocando 1,6 l de óleo Ac Delco 75W 85 novinho em folha. Até hoje não vi fluídos "eternos". Na embalagem alguns vem com inscrição Long life (longa duração), no caso do liquido de arrefecimento, agora, fluídos de duração eterna eu nunca vi. rsrs! Nos meus carros eu prefiro "pecar" pelo excesso de zelo ao invés de "pagar pra ver", ainda mais em se tratando das partes essenciais à "vida" do automóvel.
Em relação ao Tutela, eu li que o óleo para engrenagem hipóide tem um "filme de proteção" maior, tendo em vista que nesse tipo de engrenagem os dentes deslizam entre si durante o seu trabalho. Já a engrenagem helicoidal não existe esse "deslizamento" entre os dentes. Trabalham no mesmo sentido. Foi por isso que eu "deduzi" que um óleo formulado para uma engrenagem que trabalha com "maior contato" , não "faria mal" para uma engrenagem que trabalha com menos "fricção", digamos assim.
Mas, de qualquer forma, em se tratando de câmbio, eu preferi usar o óleo original. É um gasto que compensa a tranquilidade de saber que não terei problemas.
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q bom q o pessoal tem a CERTEZA q não existe isso de zoio eterno.....
na minha antiga moto toda troca de óleo eu trocava tmb da caixa de redução final, q indica no manual ser eterno, mas como são as mesmas características do óleo de motor, pau no gato, ela ainda tinha baixa km, mas nunca retirei nem escuro esse óleo...
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Tb pretendo fazer a troca do óleo da DH e do câmbio (já troquei o aditivo do radiador). Meu carro tá completando seus 5 anos em junho e está com 30000KM. O óleo da DH tá bem vermelho ainda. O do câmbio, na última revisão, foi verificado e está OK.
Nos outros carros que tive, não me preocupava muito com esse detalhe, mas no Classic, por tê-lo pego quase que zero KM, dá para fazer uma manutenção preventiva bem tranquila.
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amigo obrigado pela opiniao. fui ao mecanico e ele abriu a parte de baixo do cambio e fez uma limpeza.trocou o oleo e ficou balaSemControle escreveu:Seria recomendado a desmontagem pra limpar, porem cambio é caro, mas o certo seria abrir
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