Fala pessoal, estou com uma dúvida.
Quero fazer sangria no fluido de freio do meu Corsa C, ele está com DOT 3 (Já veio assim) e quero por o DOT 4, que é o mais recomendado. Eu até usava o DOT 3 no meu Corsa B, mas no C pelo fato de ter a embreagem hidráulica e saber que também compartilha do mesmo fluído de freios, quero sangrar e por o DOT 4 nele, como meu próprio mecânico me recomendou realizar.
Só que ai que ta o porém, meu mecânico de confiança não dispõe daquele aparelho de pressão que realiza a troca do fluído, a troca com ele é no método tradicional da "bombada", no meu Corsa B quando fizemos foi assim, e foi tudo OK.
Contudo o que eu gostaria de saber é se pelo fato do Corsa C possuir maior complexidade neste sistema hidráulico freio/embreagem compartilharem de mesmo fluído, se da pra fazer a sangria de boa no método tradicional da "bombada", ou é melhor realizar com a máquina de pressão que algumas oficinas possuem?
[DÚVIDA] - Realizar sangria nos freios/embreagem no Corsa C
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[DÚVIDA] - Realizar sangria nos freios/embreagem no Corsa C
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Dá pra fazer no método tradicional, só que demanda 2 pessoas. A bomba facilita, mas não é exigência, até porque até poucos anos atrás nem existia isso no Brasil.
Tanto no Corsa B (desde 1994) quanto no C, o fluído correto é o Dot4. Dot3 é pra carro bem mais antigo.
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Vlw Awaked! Então vai no modo tradicional mesmo, porém só pra finalizar minha dúvida.awaked escreveu:Dá pra fazer no método tradicional, só que demanda 2 pessoas. A bomba facilita, mas não é exigência, até porque até poucos anos atrás nem existia isso no Brasil.
Tanto no Corsa B (desde 1994) quanto no C, o fluído correto é o Dot4. Dot3 é pra carro bem mais antigo.
Existe algum local na embreagem onde há um parafuso de sangria pro fluído, ou fazendo somente pelos freios já realiza automaticamente na embreagem?
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Tem sim que sangrar a embreagem. Pelo menos é mais garantido. Tem uma válvula como no caso do freio. Aonde exatamente me pegou, sei que tem porque vi fazendo mas não olhei de perto pra verificar exatamente onde está a válvula.
Acredito que nem toda oficina faça, como é barato trocar e sangrar o fluído o que pode fazer e trocar e sangrar os freios, espera mais 1 ou 2 semanas e repete o processo. Aí dá no mesmo e não fica essa presepada toda. Só que se o sistema estiver imundo acredito que será preciso fazer o procedimento conforme descrito.
Acredito que nem toda oficina faça, como é barato trocar e sangrar o fluído o que pode fazer e trocar e sangrar os freios, espera mais 1 ou 2 semanas e repete o processo. Aí dá no mesmo e não fica essa presepada toda. Só que se o sistema estiver imundo acredito que será preciso fazer o procedimento conforme descrito.
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Entendi, então vou fazer isso mesmo. Faço uma primeira sangria agora, aguardo umas 2 a 3 semanas e faço uma segunda por garantia.awaked escreveu:Tem sim que sangrar a embreagem. Pelo menos é mais garantido. Tem uma válvula como no caso do freio. Aonde exatamente me pegou, sei que tem porque vi fazendo mas não olhei de perto pra verificar exatamente onde está a válvula.
Acredito que nem toda oficina faça, como é barato trocar e sangrar o fluído o que pode fazer e trocar e sangrar os freios, espera mais 1 ou 2 semanas e repete o processo. Aí dá no mesmo e não fica essa presepada toda. Só que se o sistema estiver imundo acredito que será preciso fazer o procedimento conforme descrito.
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Sangria realizada, tudo ok! Como eu já presumia, o fluído antigo DOT 3 já estava velho, consequentemente já deveria ter absolvido bastante umidade.
Ele realizou a sangria dos freios normal pelas rodas e da embreagem, na válvula que ele me mostrou, resultado final e perceptivo que a embreagem já era macia, agora então está uma manteiga, muito leve mesmo, consequência do fluído novo.
Portanto aproveitando o gancho, talvez para quem tenha Corsa C e possa estar sentindo a embreagem um pouco resistente, as vezes uma mera renovação de fluído melhore, caso não seja outras causas.
Ele realizou a sangria dos freios normal pelas rodas e da embreagem, na válvula que ele me mostrou, resultado final e perceptivo que a embreagem já era macia, agora então está uma manteiga, muito leve mesmo, consequência do fluído novo.
Portanto aproveitando o gancho, talvez para quem tenha Corsa C e possa estar sentindo a embreagem um pouco resistente, as vezes uma mera renovação de fluído melhore, caso não seja outras causas.
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