[DÚVIDA] - Realizar sangria nos freios/embreagem no Corsa C

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

[DÚVIDA] - Realizar sangria nos freios/embreagem no Corsa C

Mensagem por Fred Figueiredo »

Fala pessoal, estou com uma dúvida.

Quero fazer sangria no fluido de freio do meu Corsa C, ele está com DOT 3 (Já veio assim) e quero por o DOT 4, que é o mais recomendado. Eu até usava o DOT 3 no meu Corsa B, mas no C pelo fato de ter a embreagem hidráulica e saber que também compartilha do mesmo fluído de freios, quero sangrar e por o DOT 4 nele, como meu próprio mecânico me recomendou realizar.

Só que ai que ta o porém, meu mecânico de confiança não dispõe daquele aparelho de pressão que realiza a troca do fluído, a troca com ele é no método tradicional da "bombada", no meu Corsa B quando fizemos foi assim, e foi tudo OK.

Contudo o que eu gostaria de saber é se pelo fato do Corsa C possuir maior complexidade neste sistema hidráulico freio/embreagem compartilharem de mesmo fluído, se da pra fazer a sangria de boa no método tradicional da "bombada", ou é melhor realizar com a máquina de pressão que algumas oficinas possuem?
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Dá pra fazer no método tradicional, só que demanda 2 pessoas. A bomba facilita, mas não é exigência, até porque até poucos anos atrás nem existia isso no Brasil.

Tanto no Corsa B (desde 1994) quanto no C, o fluído correto é o Dot4. Dot3 é pra carro bem mais antigo.


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

awaked escreveu:Dá pra fazer no método tradicional, só que demanda 2 pessoas. A bomba facilita, mas não é exigência, até porque até poucos anos atrás nem existia isso no Brasil.

Tanto no Corsa B (desde 1994) quanto no C, o fluído correto é o Dot4. Dot3 é pra carro bem mais antigo.
Vlw Awaked! Então vai no modo tradicional mesmo, porém só pra finalizar minha dúvida.

Existe algum local na embreagem onde há um parafuso de sangria pro fluído, ou fazendo somente pelos freios já realiza automaticamente na embreagem?
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Tem sim que sangrar a embreagem. Pelo menos é mais garantido. Tem uma válvula como no caso do freio. Aonde exatamente me pegou, sei que tem porque vi fazendo mas não olhei de perto pra verificar exatamente onde está a válvula.

Imagem

Imagem

Acredito que nem toda oficina faça, como é barato trocar e sangrar o fluído o que pode fazer e trocar e sangrar os freios, espera mais 1 ou 2 semanas e repete o processo. Aí dá no mesmo e não fica essa presepada toda. Só que se o sistema estiver imundo acredito que será preciso fazer o procedimento conforme descrito.


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

awaked escreveu:Tem sim que sangrar a embreagem. Pelo menos é mais garantido. Tem uma válvula como no caso do freio. Aonde exatamente me pegou, sei que tem porque vi fazendo mas não olhei de perto pra verificar exatamente onde está a válvula.

Imagem

Imagem

Acredito que nem toda oficina faça, como é barato trocar e sangrar o fluído o que pode fazer e trocar e sangrar os freios, espera mais 1 ou 2 semanas e repete o processo. Aí dá no mesmo e não fica essa presepada toda. Só que se o sistema estiver imundo acredito que será preciso fazer o procedimento conforme descrito.
Entendi, então vou fazer isso mesmo. Faço uma primeira sangria agora, aguardo umas 2 a 3 semanas e faço uma segunda por garantia.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Sangria realizada, tudo ok! Como eu já presumia, o fluído antigo DOT 3 já estava velho, consequentemente já deveria ter absolvido bastante umidade.

Ele realizou a sangria dos freios normal pelas rodas e da embreagem, na válvula que ele me mostrou, resultado final e perceptivo que a embreagem já era macia, agora então está uma manteiga, muito leve mesmo, consequência do fluído novo.

Portanto aproveitando o gancho, talvez para quem tenha Corsa C e possa estar sentindo a embreagem um pouco resistente, as vezes uma mera renovação de fluído melhore, caso não seja outras causas.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Fluído já velho e errado! :roll:

Opa, ainda bem que esse aí sabia como fazer.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”