[DÚVIDA] - Orçamento de troca de óleo de cambio. Será que está certo?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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rafaelcr1
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Mensagem por rafaelcr1 »

Olá amigos do Corsa Clube

No Final de 2020 comprei um Corsa Classic 05/06 Life 1.0 manual, dias atrás resolvi olhar o nível de óleo de cambio no cárter, percebi q o nível esta muito baixo e o óleo que esta no Carter é de cor amarelada.

Fiz um orçamento em uma mecânica para trocar esse óleo do cambio, eles me passaram que nesse corsa vai 3 litros de óleo 75w80 da Petronas Tutela semissintético. (Valor do orçamento R$150,00 em óleos e R$80,00 de mão de obra)

Questionei que no manual da GM diz que no cambio vai 1.6 litros e não 3 litros, o mecânico disse que no cárter vai 1.6 litros e em outras área do cambio vai o 1.4 litros. Pesquisei isso no Youtube em canais de mecânica e ninguém disse isso, todos falam em +- 1.6 litros no cambio.

Minhas duvidas são as seguintes.

Esses 3 litros de óleo no cambio realmente faz sentido?

Esse óleo 75w80 da Petronas Tutela semissintético é compatível com o corsa? O manual da GM indica o 75w85 da Acdelco sintético de cor vermelha.

Esse óleo de cor amarelada que esta hj no meu cambio é provavelmente um óleo errado que algum mecânico no passado colocou no carro?

Vocês acham uma boa eu mesmo fazer em casa a troca desse óleo de cambio seguindo as orientações do manual da GM ou confio nessa Oficina Mecânica?

Obrigado.


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Bange
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Mensagem por Bange »

Vamos alinhar umas coisas primeiro...
O óleo do câmbio ou caixa de marchas, não tem um método simples de inspeção de nível (tipo vareta ou janela), o que tem é um parafuso na lateral da caixa que quando retirado é até possível enfiar o dedo mínimo... se sair sujo de óleo, tá no nível... ou vc pode usar uma mangueirinha com funil e tentar acrescentar mais óleo... quando e se vazar pare... pronto, já está no nível.
O câmbio não tem um cárter, como no motor, o que tem é uma tampa do diferencial que muitos chamam de "cartinho".
Já no motor, na sua parte mais baixa, existe um cárter (ou cuba do óleo) e tem uma vareta de inspeção de nível que fica próximo aos cabos de vela, cuja tampa via de regra é amarela. O nível pode e deve ser inspecionando pelo menos a cada 15 dias, sempre com o motor frio.
Os óleos de câmbio e do motor são óleos muito diferentes sob todos os aspectos, sendo os mais notados a viscosidade (o óleo do câmbio é muito viscoso ou grosso) e a cor.
A cor é o que menos importa, pois é um pigmento colocado pelo fabricante para diferenciar o seu produto de outros fabricantes ou óleos/fluidos do carro.
O mais importante mesmo é a viscosidade e a modernidade do óleo...que é indicada no manual da montadora... tendo a mesma viscosidade e modernidade igual ou superior a indicada, pode ser utilizado o óleo de qualquer fabricante de renome internacional (como o Tutela), pois nenhuma montadora fabrica óleo...alguém fornece e ela rotula como sendo dela.
As quantidades dos óleos do motor e do câmbio, são diferentes e estão descritas no manual da montadora, se não houver modificações caseiras ou de características do carro, tais quantidades devem ser respeitadas.
Agora, respondendo as suas perguntas...

Esses 3 litros de óleo no cambio realmente faz sentido? NÃO

Esse óleo 75w80 da Petronas Tutela semissintético é compatível com o corsa? O manual da GM indica o 75w85 da Acdelco sintético de cor vermelha. NÃO, POIS A VISCOSIDADE É LIGEIRAMENTE PARA MENOR E A MODERNIDADE É UM PASSO MAIS VELHA.

Esse óleo de cor amarelada que esta hj no meu cambio é provavelmente um óleo errado que algum mecânico no passado colocou no carro? NÃO SE PODE AFIRMAR ISSO SÓ PELA COR, TERIA QUE AFERIR A VISCOSIDADE E A MODERNIDADE DO ÓLEO... ISSO SÓ EM LABORATÓRIO...

Vocês acham uma boa eu mesmo fazer em casa a troca desse óleo de cambio seguindo as orientações do manual da GM ou confio nessa Oficina Mecânica? PONDO DE LADO OS VALORES, EU NÃO UTILIZARIA OS SERVIÇOS DESSA OFICINA.
FAZER EM CASA É POSSÍVEL, DESDE QUE SE TENHA ALGUM CONHECIMENTO E FERRAMENTAL NECESSÁRIO... MAS CONSIDERE O FATO DA SUJEIRA, DO TEMPO GASTO E DO DESCARTE DO ÓLEO USADO... EU, EMBORA QUE TENHA TEMPO E FERRAMENTAL, NÃO FAÇO MAIS ESSE PROCEDIMENTO... VOU A UMA CASA/LOJA DE ÓLEO, QUE COBRA PRATICAMENTE SÓ O ÓLEO (SEM MÃO DE OBRA), SAINDO MAIS BARATO QUE POSTO OU OFICINA.

No seu caso, se realmente o nível do óleo do câmbio está baixo e vc não conhece as características do óleo que está lá, é aconselhável a troca completa e como para tal haverá necessidade de se abrir a tampa do diferencial (ou cartinho) e trocar a junta, considere a possível cobrança de mão de obra, mesmo numa casa de óleo... aí tem que pesquisar...


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

isso é mecânico querendo confiar muito no q acha q sabe.....
o cara tem, ou deveria ter acesso aos manuais de serviço, pra fazer algo direito, correto....não é apenas seguir o q ele acha

depende o q é relatado de motos q pego pra fazer, é seguindo o manual de serviço ao pé da letra pra não fazer esses absurdos, ate carcaça do motor fecho seguindo o manual pra aplicar torque, e sequencia de parafusos recomendada qnd indica....internamente, é um tal de ter 1 ou 2 arruelas diferentes em vários eixos, esses q confiam terminam o motor com varias miudezas dessas sobrando, e o motor com folgas e barulhos....
até uma simples troca de fluido de arrefecimento deve ser observado os detalhes da base do fluido a utilizar conforme o bloco do motor, mas onde já se viu alguém fazer isso...

o manual do corsa pede fluido sintético, é sim bem diferente do semi e do mineral, simplesmente por começar pelo tempo de vida estimado, o fluido amarelo apenas indica q algo ja foi feito nesse cambio, originalmente é sim vermelho....

no mais, como foi dito, vai de vc pesar o q vale a pena, vc se meter a fazer em casa (precisa ferramenta, e recomendo forte o manual de serviço), ou simplesmente ir numa casa de óleo e fazer (por aqui tem casa de óleo q troca do cambio tmb)


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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