Galera,hoje fui fazer manutenção no meu corsinha,troquei o retentor da tulipa,coroa,porca castelo sei lá cada lugar chama aquilo de um nome,junto com o anel oring,como sou eu que faço as manutenções no meu carro resolvi encarar.
Fiz o procedimento tirei a porca do cubo da roda,tirei o terminal de direção, mas não mexi nele,pra nao desalinhar,e tirei o pivô, afasfei o amortecedor pra fora tirei o semi eixo,e realizei a troca, tudo de boa,coloquei de volta,mas a roda do meu lado motorista fica desalinhado sozinha,tipo se eu deixar o volante reto,a roda do passageiro fica certo fica reto,mas a do motorista fica pra dentro. E andando com o carro fica desalinhando sozinho,queria saber se alguem ja passou por isso e se resolveu como resolveu,sera que o amortecedor esta com os parafusos frouxos????? Alguem me ajuda,pois to desempregado não tenho condições de bancar mecânico, não agora..
Carro desalinhado após troca do retentor
- Adrianno Sakamoto
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Recomendo e muito fazer a geometria das rodas com um aparelho 3D pois mexeu no terminal de direção.Juniioor escreveu:Galera,hoje fui fazer manutenção no meu corsinha,troquei o retentor da tulipa,coroa,porca castelo sei lá cada lugar chama aquilo de um nome,junto com o anel oring,como sou eu que faço as manutenções no meu carro resolvi encarar.
Fiz o procedimento tirei a porca do cubo da roda,tirei o terminal de direção, mas não mexi nele,pra nao desalinhar,e tirei o pivô, afasfei o amortecedor pra fora tirei o semi eixo,e realizei a troca, tudo de boa,coloquei de volta,mas a roda do meu lado motorista fica desalinhado sozinha,tipo se eu deixar o volante reto,a roda do passageiro fica certo fica reto,mas a do motorista fica pra dentro. E andando com o carro fica desalinhando sozinho,queria saber se alguem ja passou por isso e se resolveu como resolveu,sera que o amortecedor esta com os parafusos frouxos????? Alguem me ajuda,pois to desempregado não tenho condições de bancar mecânico, não agora..
Não conheço outro tipo de milagre.
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Peraí...vamos ajudar o cara...ao menos pro carro se manter na reta....
Neste tópico, eu mostro como se troca a coifa ou a homicinética/tulipa... viewtopic.php?t=107562 e afirmo que apenas a troca, sem mexer na regulagem do pivot/terminal de direção, não há perda de alinhamento...
Se vc mexeu e está desalinhado, e antes não estava, comece a revisar tudo...calibragem dos pneus...se OK, confere se a porca que une o terminal de direção ao braço da caixa...se apertadinha, ok....se vc retornou a porca castelo que fixa a ponta da homocinética ao "cubo da roda", ao exato lugar de antes...se OK, beleza...a tulipa tem o exato tamanho da anterior ? OK.... se tudo perfeito, vc pode não ter reparado que já havia um desalinhamento e precisa de fato refazer...o correto mesmo é como o Adriano disse acima, onde o top do instrumental é o 3D, mas dá pra fazer à moda antiga, em casa e com barbante...
Fica difícil de explicar escrevendo, mas quem é das antigas sabe como se faz...
Ponha o volante na direção bem reta e prenda para que não se mova, da maneira que conseguir...esqueça a direção das rodas por hora... contorne as 4 rodas com um barbante fino e bem esticado...a regulagem vai ser feita no braço/eixo axial da direção, afrouxando a porca e girando o eixo do braço de forma que a roda gire no seu próprio eixo vertical e o barbante fique o mais alinhado possível...use 2 chaves de boca...uma vez alinhado, mantenha o eixo imóvel e aperte a porca.
O exemplo de erro, serve para ambas as rodas
Porca e eixo/barra axial
A foto não é de um Corsa, mas serve como exemplo, pois o tipo de pivot e o mesmo.
Quanto mais retilíneo ficar o barbante, tocando suavemente a roda, melhor ficará o alinhamento.
Neste tópico, eu mostro como se troca a coifa ou a homicinética/tulipa... viewtopic.php?t=107562 e afirmo que apenas a troca, sem mexer na regulagem do pivot/terminal de direção, não há perda de alinhamento...
Se vc mexeu e está desalinhado, e antes não estava, comece a revisar tudo...calibragem dos pneus...se OK, confere se a porca que une o terminal de direção ao braço da caixa...se apertadinha, ok....se vc retornou a porca castelo que fixa a ponta da homocinética ao "cubo da roda", ao exato lugar de antes...se OK, beleza...a tulipa tem o exato tamanho da anterior ? OK.... se tudo perfeito, vc pode não ter reparado que já havia um desalinhamento e precisa de fato refazer...o correto mesmo é como o Adriano disse acima, onde o top do instrumental é o 3D, mas dá pra fazer à moda antiga, em casa e com barbante...
Fica difícil de explicar escrevendo, mas quem é das antigas sabe como se faz...
Ponha o volante na direção bem reta e prenda para que não se mova, da maneira que conseguir...esqueça a direção das rodas por hora... contorne as 4 rodas com um barbante fino e bem esticado...a regulagem vai ser feita no braço/eixo axial da direção, afrouxando a porca e girando o eixo do braço de forma que a roda gire no seu próprio eixo vertical e o barbante fique o mais alinhado possível...use 2 chaves de boca...uma vez alinhado, mantenha o eixo imóvel e aperte a porca.
O exemplo de erro, serve para ambas as rodas
Porca e eixo/barra axial
A foto não é de um Corsa, mas serve como exemplo, pois o tipo de pivot e o mesmo.
Quanto mais retilíneo ficar o barbante, tocando suavemente a roda, melhor ficará o alinhamento.
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Mais um detalhe...
Já tive problemas com alinhamento feito em equipamento próprio, pois embora perfeitamente alinhado, saia pra esquerda ao dirigir em retas planas...
O problema estava no desgaste irregular do pneu, que nem estava tão visível, mas influenciava...
Então, após conferir tudo e antes de partir pra regular com o barbante, faz um rodízio de pneus e confere como fica.
Já tive problemas com alinhamento feito em equipamento próprio, pois embora perfeitamente alinhado, saia pra esquerda ao dirigir em retas planas...
O problema estava no desgaste irregular do pneu, que nem estava tão visível, mas influenciava...
Então, após conferir tudo e antes de partir pra regular com o barbante, faz um rodízio de pneus e confere como fica.
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Eai galera,depois de tanto pelejar,descobri o problema do corsa,quando desmontei tudo e montei de volta,uma porca da suspensão tinha perdido a rosca,logo a mesma estava frouxa era isso que fazia o carro desalinhar,a roda do passageiro tava reto,a do motorista pra dentro,mas muito pra dentro mesmo.
Comprei essa porca acho que tamanho 15,coloquei de volta e magicamente a roda voltou ao normal, mas ainda sim um pouquinho torta,não tanto como tava,segui a dica do amigo Bange do barbante,ate vi alguns video seu no YouTube e consegui alinhar o carro novamente.
Obrigado a todos e fica a dica pra quem pretende desmonstar alguma coisa no carro,certifique de que tudo esta apertado,e no lugar,sei que o erro foi meu,mas é com os erros que aprendemos...
Valeu
Não sabia que a falta de umas simples porca,desalinhava o carro kkkkkkkk
Comprei essa porca acho que tamanho 15,coloquei de volta e magicamente a roda voltou ao normal, mas ainda sim um pouquinho torta,não tanto como tava,segui a dica do amigo Bange do barbante,ate vi alguns video seu no YouTube e consegui alinhar o carro novamente.
Obrigado a todos e fica a dica pra quem pretende desmonstar alguma coisa no carro,certifique de que tudo esta apertado,e no lugar,sei que o erro foi meu,mas é com os erros que aprendemos...
Valeu
Não sabia que a falta de umas simples porca,desalinhava o carro kkkkkkkk
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Beleza que resolveu...
Mas pra vc que é atrevido como eu e pra outros que também caem de cabeça na mecânica automotiva, sugiro que comprem uma chave de torque de estalo...a melhor e mais barata que conheço é a da Matatakitoyo...vai dar o aperto correto em mais de 90% das necessidades em um carro.
Mas pra vc que é atrevido como eu e pra outros que também caem de cabeça na mecânica automotiva, sugiro que comprem uma chave de torque de estalo...a melhor e mais barata que conheço é a da Matatakitoyo...vai dar o aperto correto em mais de 90% das necessidades em um carro.
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