[DÚVIDA] - Motor baixando óeo e sem vazamentos. O que será?

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JCordova
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[DÚVIDA] - Motor baixando óeo e sem vazamentos. O que será?

Mensagem por JCordova »

Olá CC.
Então, meu problema é o seguinte:
outro dia fui verificar o oleo e notei que a vareta ficava seca. estranhei, pq não tem vazamentos no motor, nem nada no chão da garagem. Não fumaceia, não baixa agua, e faz uma media de 12 km na cidade. Troquei assim q comprei em março e andei mais ou menos 3200 km ate agora.
Fui na mecanica e o cara lá completou até aparecer na vareta, no segundo risco. Foram 2 litros. :shock:
Ele disse que é muito estranho isso acontecer e disse pra continuar acompanhando ate perceber se baixa de novo ou ate chegar aos 5000 km, que seria quando eu faria a nova troca de oleo,levando em conta a troca que fiz em maço. Ele acelerou o carro la e saiu uma fumaça escura, não branca, normal devido a aceleração rapida, ele disse. Noto que geralmente pela manha ao ligar o carro sai uma sujeira preta q suja o chao, um pouco de fuligem, agua, sei lá. Já me falaram ser normal devido nossa gasosa com muito alcool e pelo tempo mais frio aí os vapores se que ficam no escape, pela manha são expelidos pela descarga. Mas é uma sujeira muito chata pq suja muito o piso. Depois de aquecido não sai mais nada dessa sujeira.

Então, alguem tem uma luz do que pode ser?
Será que vou morrer com uma retifica aí? troca de anel quem sabe?


awaked
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Mensagem por awaked »

Essa sujeira aí que suja o piso deve ser óleo.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Pergunta boba: verificou o óleo com o motor frio ou quente? Se foi quente, provavelmente não deu tempo do óleo que estava no cabeçote descer até o carter.

Essa sujeira preta que vc disse, pode ser fuligem da queima do combustível.
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JCordova
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Mensagem por JCordova »

Jose Leal, quando verifiquei o oleo era com motor frio, logo pela manha antes de sair.
Ja o mecanico completou o oleo quando eu ja tinha andado uns 10 km. Aí o motor nem da tempo de esquentar né?

E Awaked, se é oleo que sai do escape, o que tambem acho, como que o motor não está fumando? Digo, não sai fumaça do motor quando em funcionamento. Penso que deveria estar fumaçando né. Só fumaça um pouco quando saio da garagem que tem uma pequena rampa e devido a força q o carro faz e por ter aquela sujeira no escape, acaba saindo um pouco, mas depois logo para. ::? por isso to altos encucado, kk


awaked
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Mensagem por awaked »

No início um motor fuma pouco mesmo, quando começa nem se nota. Pra fumaçar direto e de forma óbvia é porque a situação é bem mais séria.

Claro, não vi o carro, estou assumindo que não tenha vazamentos. Normalmente queima de motor frio são os retentores de válvula.

Monitore a queima pra não deixar baixar tanto e converse com outro mecânico.

Obs: Meu carro fica estacionado sempre na mesma posição e nunca reparei sujeira na saída do escape. Mas eu via isso quando tive carros mais antigos.


Bange
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Mensagem por Bange »

Qual a viscosidade do óleo que vc. está usando?

A GM considera normal a queima de até 0,8L a cada 1.000km.

A diferença entre as marcas de Min. e Máx. na vareta é de 1L.

Monitore o consumo, se ultrapassar este valor, comece trocando os retentores das válvulas e/ou faça o teste de compressão dos cilindros...

Se não der resultado, na melhor das hipóteses, um novo kit de anéis podem resolver...caso contrário, só uma retífica.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

outro topico desses, e novamente nao tem nada de normal queimar oleo assim um motor.......se o motor queima 0,8 a cada 1K km em 5K q é o intervalo de troca vc ja precisou no minimo por mais 0,5L so pra ta zerado de oleo.....se era pra manter o nivel maximo entao vc ja colocou ao todo 4L

ele fuma razoavelmente pouco, mas andando vc nao nota.....
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Meu Vectra fumava só em altas rotações, devido aos retentores de válvulas. E obviamente baixava um pouco de óleo.

Meu Classic não baixa nada de óleo. O motor tá com pouco mais de 23000KM rodados.
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JCordova
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Mensagem por JCordova »

Bom, nova troca de oleo mês passado e com 1500 km vareta praticamente zerada. Sem pinga-pinga no chao da garagem nem sujeira no motor, só aquela fumaça clara pela manhã.
Fui a dois mecanicos e passaram "diagnostico" de vedador de valvulas.
Vou levar amanha para troca disso.

Alguma recomendação para o que deve ser feito pra um serviço bom??
A retifica lá é muito boa, ta ha muitos anos naquele local, mas tem alguma coisa que eu deva estar atento no q deve ser feito??

Me passaram um orçamento de 700 pilas e 2 ou 3 dias pra ficar pronto.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

Apenas reforce q troquem todos os retentores, nao devia ser normal manter os q aparentam estar bons, mas vai saber kkkkkk
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