[DÚVIDA] - Qual a velocidade correta para passagem de marchas?

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awaked
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Mensagem por awaked »

gustavoacaetano, tem tópico sobre consumo, se o assunto for esse melhor continuar lá: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... &start=875

Coloquei umas médias de viagem ali.

No Etanol dentro da cidade deu 9,2 km/l no último tanque.


gustavoacaetano
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Mensagem por gustavoacaetano »

Show vou para la, foi mal....


awaked
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Mensagem por awaked »

Relaxa...!

E tem uma área de tópicos especificos dos carros de cada um: http://www.corsaclube.com.br/viewforum.php?f=21

Nomrmalmente vira um histórico do carro com o dono, manutenções, fotos... nem vi se já criou mas veja lá!


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Eu penso o seguinte: não dá para andar esgoelando o carro o tempo todo, mas andar com giro baixo demais tb é problema. Como o Awaked disse, favorece a carbonização.

Por aqui, quando quero "passear", troco de marchas entre 2000 e 3000RPM. Se for para acelerar mais, vai até uns 4000RPM. Em modo "esportivo" (se é que 1.0 pode ser considerado esportivo), vai até próximo do vermelho do conta giros.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


jbvillanova
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Mensagem por jbvillanova »

Eu arranco de 1ª, ponho segunda, a 30 a terceira, a 40 a quarta e a 50 a quinta..
minhas médias estão ai em baixo :D
Corsa Hatch Maxx 1.4 2010/11
Adquirido com 19400 Km :o
Atual 23500 Km
Estrada = 12,5 km/l (com ar)
Cidade = 11,5 km/l (sem ar) 10 km/l (com ar)


awaked
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Mensagem por awaked »

Vixi... 50 km/h em quinta marcha... quando pisa o meu nem responde direito, tentei fazer pra ver, é muito devagar pra andar em Curitiba isso. E conheço Porto Alegre, é devagar demais também.

Lembrem que existe velocidade mínima na rua... e se for pra andar a 40 por hora em via rápida não precisa usar via rápida, o mais correto é então usar vias locais.


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willdeglan
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Mensagem por willdeglan »

gustavoacaetano escreveu:Ta fazendo uns 9 na cidade e uns 17 na estrada diferenca doida...
Cara o meu é 1.0 Sedan 2003 71 Cav e faz mais ou menos isso tbm, acho que o consumo dele tá muito alto na cidade é isso mesmo?

mudo as marchas mais ou menos quando a rotação chega perto de 4x. só da primeira para a segunda que troco com a rotação berando os 3x rpm.
Will Lucena -> http://fb.com/willdeglan
Corsa C 2003 Sedam (2ª Geração) 1.0, 4 Portas, 71 Cav, Prata, MPFI.
Revitalizando

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[ x ] Personalização do Painel de instrumento
[ :( ] Sensor de estacionamento (sensor estragado)


Paulo Victor Oliveira
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Mensagem por Paulo Victor Oliveira »

Vou compartilhar o meu modo de mudança de marchas:
1ª - Basicamente só pra arrancar
2ª 20, 25 km/h
3ª 40 km/h
4ª 60km/h
Dirigindo dessa forma obtenho média de 12/13 km/L na cidade.
Isso no uso normal, sem trânsito pesado. Caso contrário vou ouvir impropérios, buzinas e etc. Aí acabo esticando um pouco mais a 3ª (Até 50/60 km/h no máximo) e 4ª (70/80 km/h). A 1ª e 2ª evito esticar muito, acredito que sejam marchas que consomem muito combustível.
Dessa forma meu consumo cai pra 10/11 km/L.

Eu utilizo algumas "Técnicas" que julgo ser válidas.
- Se eu estiver em uma descida, trânsito livre, eu engato a 5ª a partir dos 50 km/h.
- Quando sinto o carro muito preso, estico as marchas mais um pouco, ao meu ver melhora. Faço o seguinte:

1 - 20 km/h
2 - 40 km/h
3 - 70/80 km/h
4 - 100/110 km/h

Nem quero medir o consumo desse jeito haha, Até porque isso é uma única vez. Não dirijo um período inteiro dessa forma.
Paulo Victor Oliveira
Corsa Super 4P
1.0 MPFI
1997
Confiram --> http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=855739#855739


awaked
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Mensagem por awaked »

Paulo Victor Oliveira, é quase por aí, mas não é a marcha que consome combustível, é o giro do motor. Independe de marcha. Se está em segunda marcha aos 3000 rpm, gasta-se o mesmo em qualquer outra marcha aos mesmos 3000 rpm. Claro, desprezando a carga do motor que no trânsito urbano não afetaria a conta significativamente.

Pensem em seguir o manual e evitar 5ª marcha na cidade (60 km/h). Isso favorece carbonização dos cilindros. A economia não compensa. Sigam o manual e verão que vai melhorar mais ainda.


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