[DÚVIDA] - Corsa EFI 96 troca do bico resolve consumo excessivo?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Gustavo Corsawindpreto
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Sexta-feira 29 2008f Agosto 2008 06:47:33 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Corsa EFI 96 troca do bico resolve consumo excess

Mensagem por Gustavo Corsawindpreto »

Salve Corseiros!

Galera estou com um problema no meu corsinha efi 96 e gostaria da opinião/ajuda/dica de vocês, seguinte:

O carro está bebendo demais, ele faz aproximadamente 6,5 KM por litro de gasolina. E como rodo 30 km por dia (ida e volta trabalho) isto está me deixando louco o carro é 1.0 :(

Detalhe troco as marchas sempre de acordo com o rpm recomendado no manual e nem 'esguelo' o carro ao acelerar.

No começo do mês agora vou trocar:

Filtro de Ar;
Velas e Cabos de vela;
Filtro de Combustível;
Escapamento ( o meu está furado naquele 'bojo' traseiro);

Sei que estes itens vão influenciar na economia do combustível mas enfim, eis o grande X da questão:

Se trocar o bico injetor (que ainda é o original,ou seja está no carro a 18 anos :o) vai fazer muita diferença ou será algo irrelevante?

Aproveitando o gancho da pergunta, seria mais vantajoso trocar o bico por um de maior vazão e colocar uma bomba flex e assim 'transformar' o carro em alcool?



Obrigado pela paciência ao lerem o tópico e fico no aguardo da ajuda de vocês


Abraços.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Sobre as peças que vc vai trocar, é interessante. Pode ser que algo esteja atrapalhando as leituras dos sensores e deixando o carro beberrão.
Depois de tudo trocado, veja tb se a sonda lâmbda está trabalhando corretamente. Se vc tiver multímetro, ligue o fio vermelho no fio da sonda e o fio preto no - da bateria. Selecione a escala 2VCD e monitore a leitura. Se a sonda estiver OK, a leitura vai variar entre 0,1V e 0,9V. Se ela estiver lenta ou travada, troque a peça.
Confira tb se a bomba de combustível é a ideal para seu carro. Se colocaram uma de maior vazão/pressão, vai detonar com o consumo do seu carro.

Se o bico não está gotejando, se está com a estanqueidade, spray e vazão corretos, não tem motivo para trocar. Mas vc pode fazer uma manutenção nele, limpando no ultrassom e trocando as "peneirinhas" que vão na ponta dele.

Não existiu Corsa EFI a álcool. Achar um bico com maior vazão, certamente foi retrabalhado. O bico do Monza 1.8 EFI gasolina acho que já fica grande demais para alimentar o motor 1.0 no álcool. Para terminar de complicar de vez, a taxa de compressão do seu motor é baixa demais para o álcool. Vc pode até adiantar o ponto no distribuidor, mas não fica 100%.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Gustavo Corsawindpreto, precisaria revisar todo o sistema de injeção afim de ver o real problema do consumo alto. Podem ser várias coisas e acredito que o bico seja o menos problemático.

O meu Corsa é ano 1994/95 EFI e continua com o mesmo bico da Rochester de 20 anos de idade funcionando de boa, rodo pelo menos 600 kms com um tanque cheio.

Revisar todo o sistema seria ver além dos itens citados: Bomba de combustível, limpeza de TBI, bobina e distribuidor. Ver também se a sonda lambda trabalha em malha fechada.

Abraços.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Troca de peca so resolve se as antigas estao c problema mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Verifique se a termostática não está travada aberta (ou mesmo se o carro tem ela), pois pode ser que o motor esteja consumindo muito por estar trabalhando abaixo da temperatura ideal, e também se o sensor de temperatura está OK.


Gustavo Corsawindpreto
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Sexta-feira 29 2008f Agosto 2008 06:47:33 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gustavo Corsawindpreto »

Boa noite galera!

Primeiramente gostaria de agradecer pela atenção de todos e as respostas tão esclarecedoras e detalhistas! Mas enfim vamos lá aos resultados...

Primeiramente troquei o filtro de ar, filtro de combustível, uma mangueira de respiro de ar que sai da tampa de valvulas e vai atras do TBI (meu carro estava sem ela a anos e eu nunca havia me tocado) e o sensor de temperatura (um que fica atrás da TBI) realizei a media de km/litro de gasolina e agora o carro está fazendo 10 KM com 1 LITRO! Gastei apenas R$ 36,00 e obtive um bom desempenho.... Mas não vou parar por aqui, vou checar os itens que vcs mencionaram e vou tentar melhorar ainda mais este consumo...

José Leal Realmente seria uma besteira passar o carro para o álcool, o bico aparentemente está trabalhando corretamente (conforme vc descreveu) vou realizar o teste com o multímetro na sonda lambda e se tiver zuada vou troca-la.

nunesclj Troquei a valvula termoestatica a menos de um ano, e no meu caso o carro esquentava muito rápido e agora após trocar este bendito sensor de temperatura ele voltou ao normal (com certeza isso influenciava o alto consumo)

Adrianno Sakamoto O meu objetivo agora é que o meu EFI faça a mesma KM/LITRO que o seu faz haha... vou chegar lá!


Depois que realizar outros testes/troca de peças postarei mais resultados!


Abraço a todos!


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

somente por curiosidade... fez o teste de lampejamento da ECU? quais os resultados?


Wesleyrochajr
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 29 2018f Janeiro 2018 03:33:45 PM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Wesleyrochajr »

Bom dia galera! Também estou com o mesmo problema,meu corsa é 94 efi e quando peguei ele,estava fazendo uns 14km/l,de uns tempos pra cá ele deve estar fazendo no máximo uns 6km/l e está me arrebentando isso, enchi o tanque da última vez e ele andou no máximo 350 km. Ao nosso amigo que estava com o mesmo problema,já foi resolvido? Me passe a conclusão do seu por favor.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pela idade do topico, e pelo historico do autor, é provavel q nem tenha mais o corsa, mas ele disse um pouco do q fez e ja melhorou....
carro nao é eterno, tem desgaste natural pelo uso, e isso pede manutencoes periodicas, o seu ja passou desse tempo pede manutencao reparativa.....
velas, filtros, sao coisas tao normais de desgaste, e tao negligenciadas....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”