[DUVIDA] - Aditivo p/ combustível

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Bange
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Mensagem por Bange »

Você está certo quanto a quantidade de carbonização...com o gás ela é bem menor ao longo do mesmo tempo se comparado ao da gasolina...mas quando verifico as velas a cada 10 ou 12.000Km, tem sempre uma sutil cobertura e contrariamente as recomendações, eu sempre limpo com uma escova de aço e fica limpinha...imagino que se o mesmo ocorrer na sede das válvulas, perde-se a estanqueidade e consequentemente potência na hora da explosão.

Concordo também que o nome de "teste de vazão" sugere avaliar a quantidade que passa, quando no caso dos cilindros o ideal é não passar nada...deveria se chamar teste de vazamento...

Eu lembro de já ter feito esse teste e coloquei em algum post...se não me falha a memória deu 21% em um cilindro e algo em torno de 17% nos demais.


cas
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Mensagem por cas »

As velas estão alí paradas recebendo cada explosão, ou melhor iniciando cada explosão, as válvulas estão em constante movimento com o motor em funcionamento e fechadas no momento da explosão, e como usa GNV o combustível é gasoso, pode vir sujeira dos respiros do cabeçote, mas aí já é problema.

Sobre a limpeza das velas está corretissimo em fazer este procedimento, no meu caso que uso uma ignição mais forte as velas não carbonizam retirando-as apenas pra ajuste do GAP.

Dentro dos 5% normal, o correto seria medir novamente e acompanhar.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Sim, mas me refiro a sede das válvulas...elas são estáticas...

Quando acumula muito a pancada que a válvula dá na sede, chega a vitrificar o carbono e endurece muito, criando uma irregularidade no assentamento, não proporcionando uma boa vedação...daí começa o carro a perder força pelo escape da pressão antes da ignição...

Eu sempre adotei esse tipo de limpeza, mas vi um filme da NGK, não recomendando...mas o que ela quer é vender mesmo...

Farei o teste antes e depois do querosene...vamos ver o resultado,,,


cas
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Mensagem por cas »

Eu te indico um vacuômetro, junto com óleo e combustível, um equipamento indispensável pra se saber a situação do motor.

Pra mim, com essa conversa tá querendo achar pêlo em ovo.
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awaked
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Mensagem por awaked »

É que as velas tem mesmo uma superfície tratada contra corrosão, aí passando escova remove isso.

Só que também acredito que o problema é limpar e esquecer a vela lá, aí oxida e trava rosca, se regularmente as velas são retiradas e limpas não vejo problema.


Paulo Victor Oliveira
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Mensagem por Paulo Victor Oliveira »

Em qual caso é aconselhado usar o Aditivo? Eu tenho um corsa super 97, o desempenho altera visivelmente de acordo com a qualidade do combustível. Eu poderia utilizar o aditivo no combustível? Qual a quantidade indicada? Não me recomendaram utilizar aditivo de arrefecimento, pois por se tratar de um radiador antigo, poderia gerar furos...
Paulo Victor Oliveira
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cas
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Mensagem por cas »

Aditivo use o da bomba de combustivel, o resto papo de vendedor ou ouvi dizer.

No radiador VOCÊ DEVE USAR aditivo, pois é ele que vai elevar o ponto de ebulição da aguá, vai lubrificar a bomba dágua e evitar corrosão.

Faça um bom investimento compre na concessionária, os paralelos podem enganar, alguns são pura água.
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awaked
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Mensagem por awaked »

Paulo Victor Oliveira escreveu:Em qual caso é aconselhado usar o Aditivo? Eu tenho um corsa super 97, o desempenho altera visivelmente de acordo com a qualidade do combustível. Eu poderia utilizar o aditivo no combustível? Qual a quantidade indicada? Não me recomendaram utilizar aditivo de arrefecimento, pois por se tratar de um radiador antigo, poderia gerar furos...
Gasolina aditivada sempre se quer manter o motor mais limpo possível, não faz milagres, mas é muito melhor evita constantes limpezas.

Aditivo de radiador tem anti corrosivos... como poderia gerar furos? kkk... cada um...
O que acontece é que muitos radiadores e componentes furam, inclusive selos do motor. Só que também é comum de a própria sujeira estancar o vazamento. Pensa no ralo da sua pia. Pra colocar aditivo limpa-se o sistema, tira a sujeira e o furo que já estava lá fica aberto.

Agora racionalize, melhor limpar o sistema e colocar o radiador, pra evitar que o resto do motor se apodreça por dentro e concerte os furos. Ou é melhor esperar só com água até a junta de cabeçote apodreça e seu motor vá pro espaço?


Bange
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Mensagem por Bange »

cas escreveu:Eu te indico um vacuômetro, junto com óleo e combustível, um equipamento indispensável pra se saber a situação do motor.

Pra mim, com essa conversa tá querendo achar pêlo em ovo.
Eu já tenho os instrumentos e equipamentos necessários ao teste, mas não busco melhorias e sim uma forma de comprovar ou não a eficácia do querosene como agente descarbonizante que supostamente pode melhorar a performance do motor...

Usar e ficar apenas no "achômetro", não me satisfaz...a melhora, se houver, deve ser mensurável de alguma forma razoavelmente técnica.

E falando em aditivo para o arrefecimento, vejam o estrago que faz NÃO usar...
O carro é de um amigo que nem sabia o que é o tal "aditivo"...tive que trocar o radiador, a bomba d'água, não tinha VT, uma mangueira...

https://www.youtube.com/watch?v=f1JxU9DZrx0

Cabeçote antes (as setas indicam o afinamento das paredes devido a corrosão, necessitando de agregar material...o que é feito com solda de alumínio e aplainamento posterior), e depois.
Imagem
Imagem


Comparação da bomba d'água...

Imagem

Não usar o aditivo é ligar uma bomba relógio com um timer desconhecido....uma hora explode e pela Lei de Murph, sempre ocorre quando vc. mais precisa do carro ou está de grana curta...


awaked
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Mensagem por awaked »

Bange, acho bem legal o seu espírito. Em geral ficamos na teoria por falta de equipamentos e de mais conhecimento aprofundado. E você é o corajoso pra testar, kkk.


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