Se for realmente saia do pistão, ela bate por folga excessiva do pino/sede do pistão/biela, o que provoca alteração no ângulo de subida e descida, chegando a bater a saia na camisa do cilindro.
Óleo mais grosso pode ser que abafe o barulho, mas o problema continua lá...e o óleo mais grosso pode criar outros...
Se resolvido no princípio, quando ainda a camisa não foi marcada, resolve-se apenas com a troca do que estiver folgado...mas tem que abrir o motor e hoje mecânico manda tudo pra retífica...e já que vai abrir, troca/retifica e zera o motor...
[DÚVIDA] - Motor batendo saia/pistão
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Então já está usando um óleo grosso... não tem muito o que fazer, no máximo óleo pra alta km como foi dito. O problema é que ele pode criar outros problemas por ser mais grosso ainda e acabar não lubrificando a parte alta do motor com eficiência.RobertoFre escreveu:estou usando óleo 20w50.
Acho melhor ficar no 20w50 e garantir a lubrificação do que engrossar pra disfarçar e piorar mais o caso.
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Infelizmente, digo pela grana que vai gastar, só retífica nele. Só assim abrirá um sorriso no rosto.
Claro, se bem realizada e montagem 100% balanceadinho.
E toque de camarada heim: Antes de entregar o carro na retífica ou mecânico, sente com o mecânico/atendente no carro ligue e juntos observem como está o nível de vibração do veículo em marcha lenta. Alerte-o: sabendo que será retificado e balanceado, o carro tem que ficar sereninho, sem aspereza e vibrações. (sinais de retífica e montagem do motor e no veículo porcamente)
Claro, se bem realizada e montagem 100% balanceadinho.
E toque de camarada heim: Antes de entregar o carro na retífica ou mecânico, sente com o mecânico/atendente no carro ligue e juntos observem como está o nível de vibração do veículo em marcha lenta. Alerte-o: sabendo que será retificado e balanceado, o carro tem que ficar sereninho, sem aspereza e vibrações. (sinais de retífica e montagem do motor e no veículo porcamente)
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pessoal, pensando aqui se eu colocar oleo 25w60 terei mais problemas com lubrificação não terei?
imagina só esses dias de frio,quando for ligar o carro e o oleo estiver tudo la pra baixo, o motor vai começar a trabalhar no seco não vai ?
imagina só esses dias de frio,quando for ligar o carro e o oleo estiver tudo la pra baixo, o motor vai começar a trabalhar no seco não vai ?
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RobertoFre, sim, tudo fica mais difícil. A bomba vai fazer mais força... aquelas folgas mínimas em que óleo entra não será mais lubrificado porque ele simplesmente não vai entrar na folga.
Esse tipo de recurso é assim... está viajando, com a família... começou a dar problema. Engrossa e quando chegar em casa leva o carro pra oficina. E mesmo assim em casos onde o óleo passa pra camara de combustão e/ou retentores. Não é seu caso. De nada adianta engrossar fora piorar e nem tem como garantir que isso diminua o barulho.
Esse tipo de recurso é assim... está viajando, com a família... começou a dar problema. Engrossa e quando chegar em casa leva o carro pra oficina. E mesmo assim em casos onde o óleo passa pra camara de combustão e/ou retentores. Não é seu caso. De nada adianta engrossar fora piorar e nem tem como garantir que isso diminua o barulho.
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me disseram que o motor pode estar com dificuldade de lubrificação pelo óleo ser 20W50[grosso], que era para colocar o 15W40.
mas se eu colocar o 15W40 vai fazer mais barulho ainda não vai ?
de acordo com o manual GM, o corsa 97 1.0 tem que usar o 20W50 não é ?
mas se eu colocar o 15W40 vai fazer mais barulho ainda não vai ?
de acordo com o manual GM, o corsa 97 1.0 tem que usar o 20W50 não é ?
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E a batida de saia tem a ver com o óleo grosso?
Vá em um bom mecânico e peça pra medir a pressão do óleo com o motor quente...
Óleo "grosso" (20W50, 25W60) só vejo problema na partida, na demora em carregar tuchos, porém quente vou ter certeza que a camada de filme (película) que deve se formar entre as partes móveis vai ser mantida sobre qualquer condição...
Vá em um bom mecânico e peça pra medir a pressão do óleo com o motor quente...
Óleo "grosso" (20W50, 25W60) só vejo problema na partida, na demora em carregar tuchos, porém quente vou ter certeza que a camada de filme (película) que deve se formar entre as partes móveis vai ser mantida sobre qualquer condição...
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RobertoFre, sim, pelo manual está certo.
De fato as vezes afinar levemente, ainda dentro do recomendado no manual melhora, principalmente se tiver galeria entupindo ou borra.
Um causo, em outro carro os tuchos começaram a bater. Na hora troquei 20w50 SL por 15w40 SM... em 2 trocas pararam de bater, foi diminuindo com o tempo. Depois nunca mais bateu. A conclusão foi que os tuchos deviam estar sujos, o óleo 20w50 demorava pra carregar. O 15w40 também era permitido no manual e por ser mais fino carregava mais fácil. O fato de ser SM promoveu também alguma limpeza, mas de forma bem lenta.
De fato as vezes afinar levemente, ainda dentro do recomendado no manual melhora, principalmente se tiver galeria entupindo ou borra.
Um causo, em outro carro os tuchos começaram a bater. Na hora troquei 20w50 SL por 15w40 SM... em 2 trocas pararam de bater, foi diminuindo com o tempo. Depois nunca mais bateu. A conclusão foi que os tuchos deviam estar sujos, o óleo 20w50 demorava pra carregar. O 15w40 também era permitido no manual e por ser mais fino carregava mais fácil. O fato de ser SM promoveu também alguma limpeza, mas de forma bem lenta.
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Realmente começa nisso, até porque não adianta afinar se a bomba não funciona direito ou está tudo cheio de borra.cas escreveu:Vá em um bom mecânico e peça pra medir a pressão do óleo com o motor quente...
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pessoal,obrigado pelas dicas.
vou fazer um teste com o 15W40, qual vcs me recomendam ?
vou fazer um teste com o 15W40, qual vcs me recomendam ?
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