[DUVIDA] No MEU caso, vale a pena esquentar o motor?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DUVIDA] No MEU caso, vale a pena esquentar o motor?

Mensagem por raphael.mendes »

Galera, semana passada eu acho, troquei informaçoes em outro topico que nao tinha nada a ver com o assunto, por isso estou abrindo este.
Todos sabemos que andar trechos pequenos é prejudicial ao motor pois este anda com o motor frio, desgastando mais as peças e gastando mais combustivel.


Acontece que no meu caso, eu ando trechos com menos de 10km para ir e voltar do serviço, sendo assim deixando a parte do bolso (gastar combustivel na marcha lenta) de lado e pensando só no beneficio do motor, nao seria melhor eu deixar o carro esquentando na marcha lenta um pouco antes de sair logo cedo? assim como na volta do trabalho?
Fazendo isso, eu deixaria de ser uso severo e passaria para uso normal né?



Obrigado.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Eu não estava entendendo onde queria chegar até sua última pergunta... kkk.
raphael.mendes escreveu:Fazendo isso, eu deixaria de ser uso severo e passaria para uso normal né?
Não, fazendo isso você não deixa de se enquadrar no uso severo. Explico.

- Mesmo que o motor esteja 100% quente (temperatura ideal). O trajeto é urbano. Você vai ficar oscilando a rotação do motor frequentemente pela troca constante de marchas.

- Mesmo que espere o motor esquentar completamente antes de sair. Você vai fazer isso 2 vezes por dia pra rodar 20 km. É severo. Pensa num carro que esquenta e roda 100 km direto em estrada, velocidade praticamente constante, temperatura constante... e só esquentou 1 vez. Faz as contas... pra rodar os mesmos 100 km você teve que deixar o motor esquentar (portanto trabalhando frio) 10 vezes... e o carro de estrada fez isso uma única vez.

- O principal é o óleo. Em temperatura constante e rotação constante o óleo entra num princípio de auto limpeza. Não é em 10 km que isso acontece. Precisa de muito mais. Um exemplo claro que gosto de usar pra ilustrar são os Fuscas, é fácil tirar a tampa deles e ver a sujeira acumulada pelo uso severo... sem trocar o óleo se você sair viajar e conferir lá estará tudo limpinho. Mas como se é o mesmo óleo? Simples, ele passou 1 hora lá em condições constantes favorecendo a auto limpeza.

- Uso severo é também o uso em baixas rotações. Nessas condições o motor fica propenso a carbonizar mais rapidamente. É a carbonização que suja o óleo, ali nas paredes dos cilindros.

- Mais um ponto. Você em terceira ou quarta marcha dentro da cidade... 3000 rpm... por 5 minutos. Eu em 5ª marcha nos mesmos 3000 rpm. Exemplo, claro. As condições dos motores estão quase iguais... 3000 rpm. Só que nos 5 minutos vou rodar uma km bem maior que você.

É claro que quem roda 3 km por vez, tem uso muito mais severo que quem roda 10 km por vez... mas não tem como mensurar isso. Por isso simplifica-se. Carro de cidade é uso severo e carro de estrada é uso "normal". Mas tem exceções, carro de estrada pesado (carga) ou com carreta, também passa a ser considerado uso severo.

Esquentar o motor acho completamente desnecessário. Temos injeção eletrônica. O problema maior era no carburador em que ficava até difícil arrancar com carro completamente frio. No máximo ali no inverno 1 minutinho só pra arredondar a lenta e boa.


nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

O manual, pelo menos do Corsa 2001 indica que, se o trajeto for curto, deve-se aquecer o motor até atingir a temperatura de trabalho, para se evitar a diluição do óleo.


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

awaked, Obrigado pelas informações! Realmente faz sentido o que disse


mas como sou cabeça dura , vou seguir esquentando o carro (nem gasta tanto ..no final do mês terei gasto 1 litro 1,5litro por causa dessa esquentada diária..

ainda mais depois do que o nunesclj, postou kkkk
vou procurar esse manual pra ler...


obrigado


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

awaked,

é uma questão de interpretação. No manual do Classic 2012, tirei o print que fala das condições de uso severo:

vamos pela ordem igual do manual...

- NAO uso em regime constante lento "anda e para" pois aqui no interior nao tem transito pesado (ando media 60km/h) e paro no semáforo;

- NAO uso traçào de reboque

- NAO é taxi ou similar

- uso frequente corrida curta (8~10km) mas no manual fala SEM a temperatura adequada... ora se eu esquentar o carro antes, vou rodar com ele em temperatura boa, logo NAO me encaixo nesse item;



reparem e analisem o quadrado vermelho com atenção......


se eu esquentar o carro antes, eu caio fora deste item logo nao é mais uso severo


Imagem


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »



awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ok... sim é uma questão de interpretação. Mas é um uso mais severo do que outros podem ter. Se confia no combustível fica a seu critério.

Só lembre que tem questão do tempo. 12 meses pra uso não severo.


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

awaked escreveu:Se confia no combustível fica a seu critério.


awaked, pode me explicar melhor?

eu só coloco etanol no classic, o carro está com 28mil km.. qual a diferença dos etanóis de diferentes bandeiras?
acho que vc quis dizer sobre o etanol estar batizado ou nao né? se for batizado, seria com agua? mas dai a agua iria evaporar em contato com o carter quente e o oleo voltaria a ficar livre de contaminante? alem do etanol que iria descer pro carter, etanol evapora facil ainda mais no motor quente..... estou usando oleo 5w30 api sn 100% sintetico da marca havoline

(só pra esclarecer pra alguem q venha a comentar.. evaporar é diferente de ebulição).. a agua evapora a temperatura ambiente e pode ser acelerado por algum fator tipo calor (do carter por exemplo)..vento) se fosse assim a roupa no varal nunca ia secar)


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Nem sempre é só água na adulteração. Supondo que seja o caso, o etanol vai contaminar e acabar com as propriedades do óleo.


nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Raphael, se taxi que roda todo dia mais de 200 km pra mais ê considerado uso severo, quem roda 10 km por dia é uso mais que severo do carro. Aquecer o motor previamente só bai ptevinir a diluição precoce do óleo, só isso


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”