[DÚVIDA] - Diferença de motores VHC do Corsa C

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Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

awaked escreveu:
Fred Figueiredo escreveu:Entendi essa questão do AE, realmente achava que ele tinha como função maior a economia de combustível, não sabia que ele beneficiava também os "trancos" de aceleração e desaceleração bruscas.
Esses trancos são tensos, e foi uma evolução útil. Pra reduzir eles que existe a técnica de punta taco, por exemplo. Não, o acelerador eletrônico não faz punta taco, mas como a borboleta fecha gradualmente na tirada do pé o tranco numa reduzida é bem menor.
E eu sei muito bem dos tais trancos, agora que estou me acostumando bem com o meu Corsa C, se vc não tiver controle no pé ele da uns belos trancos, muito diferente do meu antigo B que não dava tranco nenhum, ainda mais de 1º e 2º marcha, e as vezes raramente de 3º, isso ocorre também quando pego o Celta VHC 2005 de um amigo, os mesmo trancos, tem que ter um pé controlado se não o carro sai igual um boi mecânico dando coiçe! :lol:

Creio que seja o mesmo motor tanto do meu carro quanto desse Celta VHC do meu amigo, e creio também, conhecendo a dona GM que como o Celta veio pra ser depenado, não possua o AE, correto?
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awaked
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Mensagem por awaked »

Tem matérias que falam que o Celta foi até o primeiro a vir equipado com ele. Mas não sei.
Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Ótima explicação aquela do vídeo Awaked, deu pra entender bem as diferenças.

Awaked mudando completamente de assunto, sei que não está dentro deste contexto, porém é apenas como uma bate-pronto aqui, pra não haver necessidade de abertura de um tópico sobre isso. Como estou na fase de descoberta do Corsa C, hoje estava lendo sobre a suspensão dianteira, entendi mais sobre o tal sub-chassi que ele possui, enfim...porém estou com uma dúvida que não achei nada a respeito, o Corsa C possui barra estabilizadora?
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Mensagem por awaked »

Fred Figueiredo, alguns sim outros não. É possível colocar, tato na frente quanto atrás. Mas não gosto dessa ideia.

A barra estabilizadora é usada com uma suspensão mais macia pra dar estabilidade. Quando retiraram calibraram de forma mais rígida a suspensão, pra compensar. Aí pega uma suspensão mais rígida e coloca a barra estabilizadora e fica perigoso, o carro avisa menos que vai escapar, quando perder o controle vai ser no susto. Tem uma matéria do Bob Sharp sobre isso.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Awaked, pegando um gancho na sua explicação, estava com intensão de trocar as barras estabilizadoras do Classic pelas do Agile, pois essas são mais grossas.
Com essa modificação, traria mais vantagens ou prejuízos? Acho que meu carro rola muito nas curvas em alta velocidade, apesar que estou usando os "pneus de bicicleta" originais.
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awaked
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Mensagem por awaked »

José Leal, pior que não sei, nem sei como calcular isso.

Eu sei que existe esse risco pela literatura. Agora os limites e tolerâncias eu não sei.
Como não sou engenheiro mecânico assumo que a modificação trás riscos, mesmo sabendo que DEPENDENDO de como for feita pode realmente melhorar.

Eu ACHO que partindo do princípio que seu carro já tem a barra e que a suspensão é calibrada num misto de estabilidade e conforto você poderia sim trocá-la. Esse compromisso penderia mais pra estabilidade, no caso.
awaked
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Mensagem por awaked »

José Leal, achei... leia tudo, mas principalmente abaixo da terceira ilustração.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Boa! Então manterei a barra estabilizadora original.

Talvez, quando for usar molas esportivas, aí eu vejo o que vira...
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