[DÚVIDA] - Pq aconteceu o atropelamento de válvulas de escape?

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Sduran
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Mensagem por Sduran »

Bange escreveu:Sduran, o sincronismo mecânico de um motor comum, é feito pela correia dentada (GM) ou por uma corrente (alguns Ford e outros), esse sincronismo é perdido por quebra de componentes e/ou do próprio elemento que mantém esse sincronismo (correia ou corrente), ou ainda por uma falha na montagem/manutenção do tensionador e aperto incorreto dos parafusos que fixam as polias do eixo de comando e do virabrequim.

A perda do sincronismo acarreta um movimento irregular entre pistão e válvula, ocasionando normalmente a colisão entre esses componentes, podendo ocorrer empenamento ou quebra da válvula/guia, furo ou rachadura no pistão, quebra de balancin, empeno ou quebra do eixo do comando, danos na superfície de contato dos cames, empeno da gaiola/castelo, quebra da mola da válvula, destruição da sede dos tuchos... ou seja, o fator sorte é que dirá o que danifica ou não.

No seu relato inicial não aparece nada relacionado a super aquecimento, então é provável que a mesa do cabeçote não tenha sofrido nenhum empeno...não aparece também nada relativo a progresso ou aumento de alguma anomalia tipo explosões na descarga, perda de potência, irregularidade de rotação em ML...ou seja, coisas que sinalizam o início de uma perda do sincronismo... se bem que por último agora vc. citou uma anormalidade que deveria ser investigada na segunda ocorrência e isto "poderia" ter evitado todo esse dano...

Minha avaliação é de que realmente seu reparador falhou, e falhou em dois pontos. Primeiro na fixação correta da polia do virabrequim, seja no aperto do parafuso ou no posicionamento daquele arruelão (vide o link que postei no início), o que é a origem mais provável do problema... segundo na colocação do retentor do comando, pois ele entra com muita pressão, tanto que para substituir muitas vezes ele é destruído... não tendo como saltar de modo algum...acho que se não tivesse ocorrido esse desastre da perda do sincronismo, seu problema seria super aquecimento pela falta de óleo, pois com o "pulo" do retentor que está lá exatamente para reter o óleo, permitiria o vazamento de um bom volume, podendo vir a fundir partes móveis tanto de cima como de baixo do motor.

Como seu reparador não assumiu o erro, seria prudente levar o carro a outro para fazer uma avaliação deste último serviço e principalmente verificar o estado da região de travamento da polia com o eixo do virabrequim.

Agora quanto ao aplainamento do castelo, existem correntes que não recomendam tal procedimento, não só pelo preço (do serviço em relação a peça nova), como também pela alteração das medidas da altura do eixo em relação a mesa superior... mas isso tem limites que a própria retífica controla...

Vamos esperar que esteja tudo certo e que não dê mais problemas...mas ó...foge desse mecânico heim...
Entendi Bange... é preciso arrumar um outro mecânico ainda... para ver tudo o que foi feito...
Espero que esteja tudo certo e não de mais problemas... ou que se for para dar problema que de agora próximo da garantia de 90 dias...
Fugir dele já fiz isso... nunca mais vou mandar carro lá para arrumar... e estou indicando "contra" também... rsrsrsrsrs....

Obrigado pela ajuda!


Sduran
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Mensagem por Sduran »

SemControle escreveu:posta o endereço nos serviços não recomendados, pelo amor......
ah e procura um mecânico tmb
Ainda vou postar sim... bem lembrado!!! Já estou procurando!
Abs!!!


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