[DÚVIDA] - Lavar o motor

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
jobi
:: Piquet ::
Mensagens: 274
Registrado em: Sábado 13 2013f Abril 2013 09:28:30 AM
Localização: Chapecó - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Lavar o motor

Mensagem por jobi »

Ola.

Bom gostaria de saber se lavar o motor com detergente e água pode causar problemas ao motor do carro, ou se é recomendável usar algum outro produto para fazer a lavagem, queria lavar poque ta meio sujo esta aparecendo ter alguns vazamentos, e queria confirmar ou não deixando o motor limpo..

vlw gente :)


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Rapaz, lavar motor não é tão simples assim, e para ver vazamentos você teria que lavar por baixo também.
Eu fiz isso em casa com o lava jato (aplicando querosene antes para soltar a sujeira) e me sujei de uma maneira que fiquei irreconhecível.
É melhor mesmo lavar em um lugar adequado, pedindo para não aplicarem aquele óleo no final para ficar tudo pretinho porque já que é para ver vazamentos, é melhor deixar secar naturalmente.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


JFaria
:: Joy ::
Mensagens: 2773
Registrado em: Quarta-feira 28 2012f Novembro 2012 11:16:33 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por JFaria »

jobi,

De tempos em tempos eu lavo meu motor, mas o segredo é não deixar ficar sujo, se sujar um pouco já vou lá e limpo...assim fica mais prático e seguro, já que não é aconselhável ficar lavando o motor.

Bom, eu faço esse processo da foto abaixo (FOTO DE UM MEMBRO DO CLUBE)
Depois de tudo protegido, jogo água com a wap, depois borrifo Solupan, deixo agir por uns 15 minutos e depois mando ver na wap de novo. O motor fica zerado.

Imagem


jobi
:: Piquet ::
Mensagens: 274
Registrado em: Sábado 13 2013f Abril 2013 09:28:30 AM
Localização: Chapecó - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jobi »

é hoje que o bichinho toma um banho qweoipoewqp
vou isolar isso com aqueles plastico que tem tipo uma cola pode ser neh


JFaria
:: Joy ::
Mensagens: 2773
Registrado em: Quarta-feira 28 2012f Novembro 2012 11:16:33 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por JFaria »

jobi, no meu uso plástico film "Magipack", aquele usado para embalar alimentos em casa...

OBS: Se for usar Solupan, não use puro, tem que ser misturado, pois ele é muito forte.
Vê se tira foto do antes e depois para vermos o resultado.

Abraço e boa sorte.


Avatar do usuário
xucrute
:: ST ::
Mensagens: 889
Registrado em: Quarta-feira 25 2011f Maio 2011 05:23:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xucrute »

Eu levo o meu no Lavá Rápido.

Teve um dia que acompanhei o procedimentos e foi lavado com o motor ligado.

Não protegeu nada.

Queria ver sobre um vazamento, foi identificado e foi trocado a junta.

Está limpinho.
Corsinha 96 4p


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, os carros já saem de fábrica com uma razoável proteção contra uma chuveirada de água no motor (afinal se vc. andar na chuva, vai comprovar que todo o baú fica molhado), mas nunca é demais aumentar essa proteção, pois numa lavagem a quantidade de água aplicada é muito maior do que andando na chuva...

Não recomendo lavar com o motor ligado, pois o excesso de água poderá causar alguma fuga de corrente e causar algum dano, principalmente na parte de alta tensão... ou um bom choque...

Se tiver um compressor de ar, use-o para secar as partes de alta tensão e as que julgar mais sensíveis... ou deixar secar ao Sol, antes de ligar.

Rarissimamente lavo o motor, mas da última vez alertei o cara do posto, que fez certinho e quando trisquei a chave, pegou de prima e sem ratear...

Quando eu tinha um Verona e apareceu uma babada de óleo sem definição clara de origem, peguei o Vaporeto da minha mãe...a limpeza foi fantasticamente perfeita, pois o vapor sai tão quente e com tanta pressão que não há óleo, graxa ou sujeira que resista... fica limpíssimo...e praticamente não acumula água em lugar nenhum. Vou até ver se o treco ainda existe e se funciona, pois lá se vão mais de 15 anos.


jobi
:: Piquet ::
Mensagens: 274
Registrado em: Sábado 13 2013f Abril 2013 09:28:30 AM
Localização: Chapecó - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jobi »

JFaria, poise esqueci de tirar a foto do antes, mas ele não estava sujo, só lavei mais na parte onde me interessava e achei o vazamento, vou postar as fotos do local.

é logo abaixo da tampa do óleo.
oque sera que pode ser?
desgaste? anel da tampa gasto, ou vazamentos queria que me falacem, pois tem 6 meses que foi feito serviço completo no motor.

a segunda e a terceira imagem mostram o ponto da mancha de vazamento.

Imagem
Imagem
Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pode ser tanto da tampa do óleo quanto da tampa dos tuchos...

Se tiver a chave, aperta mais 1/2 volta e observa mais um tempo.

Se não tiver mais aperto, troca a junta... acho que ela é mais barata do que a tampa do óleo e devido ao calor, ela perde a vedação bem fácil...


paulinnho
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Sábado 25 2014f Janeiro 2014 02:22:03 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por paulinnho »

jobi escreveu:JFaria, poise esqueci de tirar a foto do antes, mas ele não estava sujo, só lavei mais na parte onde me interessava e achei o vazamento, vou postar as fotos do local.

é logo abaixo da tampa do óleo.
oque sera que pode ser?
desgaste? anel da tampa gasto, ou vazamentos queria que me falacem, pois tem 6 meses que foi feito serviço completo no motor.

a segunda e a terceira imagem mostram o ponto da mancha de vazamento.

Imagem
Imagem
Imagem


yae broder, cara o negocio é o seguinte o meu estava assim porem o meu motor é o 1.0 efi eu troquei a junta do cabeçote e melhorou mais ainda havia vazamento ate eu trocar a tampa. se for a tampa é baratinho ^^


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”