[DÚVIDA] - Qual a diferença entre a troca de óleo 2008 X 2014?

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raphael.mendes
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[DÚVIDA] - Qual a diferença entre a troca de óleo 2008 X 201

Mensagem por raphael.mendes »

galera, tava fuçando nos manuais no site da chevrolet e me veio uma curiosidade.


hoje temos óleo SN...na epoca de 2008 eram SL

seguindo a lógica, SE TIVESSE ter que escolher, eu iria preferir um intervalo de troca mais longo com um SN.


Porém no manual do classic 2008
http://www.chevrolet.com.br/content/dam ... c_2008.pdf

seçao 13-1 recomendam SL a cada 7500km uso severo ou 15000km uso leve

Ja no manual do classic 2014
http://www.chevrolet.com.br/content/dam ... c_2012.pdf

seçao 13-1 recomendam SN a cada 5000km uso severo ou 10000km uso leve



claro que vou seguir o manual do meu... mas isso nao faz sentido, um oleo superior com o mesmo uso e tem intervalo mais curto


alguem tem uma explicaçao? flw galera



abs
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

A questão é que os motores 1.0 giram muito mais que um 1.4, por exemplo.

Explicando: para o carro andar decentemente, o motorista acaba exigindo mais do motor. Além do mais, os motores 1.0 já estão quase no limite da evolução potência/torque. Então, precisam de um óleo que lubrifique da melhor forma possível.

Aqui tem um texto que mostra a evolução dos motores Fiasa, que exemplifica bem o que disse sobre evolução: http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... da-de.html
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Mensagem por awaked »

raphael.mendes, tem a questão da contaminação também. O óleo pode ser pra 20.000 km... se for contaminado com gasolixo aos 100 km rodados... você vai rodar 19.900 km com o óleo virado em nada? Vai é fundir o motor.
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Mensagem por awaked »

Ah, uma observação... nos manuais dos Corsas sempre foi 5000 km ou 10000 km. Nunca entendi o manual do Classic dizer 7500 km ou 15000 km considerando que usam o mesmo motor no caso dos 1.0.

Só pra complementar, sabe que usar na cidade é uso severo né? Carro que roda 90% em rodovia, velocidade e temperatura constante que é uso leve.
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Mensagem por lopes_sedan »

awaked escreveu:Ah, uma observação... nos manuais dos Corsas sempre foi 5000 km ou 10000 km. Nunca entendi o manual do Classic dizer 7500 km ou 15000 km considerando que usam o mesmo motor no caso dos 1.0.

Só pra complementar, sabe que usar na cidade é uso severo né? Carro que roda 90% em rodovia, velocidade e temperatura constante que é uso leve.
Não é só nos Classic, o meu C sedan 1.0 - 72cv 2004/2004 também recomenda a cada 7500km rodados !

Como estou usando o Valora 5w30 - sintético e estou seguindo a recomendação do MEU manual, a cada 7500km rodados ou 6 meses .... certo ou errado ?


abraço
awaked
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Mensagem por awaked »

lopes_sedan, segue o manual... se diz 7500 km pra uso severo... é isso aí.
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Mensagem por lopes_sedan »

awaked escreveu:lopes_sedan, segue o manual... se diz 7500 km pra uso severo... é isso aí.
Acabei esquecendo de responder esse tópico. Mas ia comentar uma coisa !

Em comparação com os outros dois carros (Voyage 1.0 2011/2012 e Strada 1.4 2013/2013) que temos lá em casa, sinto que o óleo no meu (CORSA 1.0 VHC 2004/2004) fica preto muito mais rápido. Sendo que todos trocam a cada 7500 km, usam óleo 5w30 (respectivamente Castrol, Selenia e BR) e são de maior uso dentro da cidade.

Penso seriamente em trocar o óleo a cada 5000 km, mais ai me vem a dúvida ... " poxa usar óleo sintético e trocar a cada 5000 km é sacanagem né !? Ai compensa usar óleo semi sintético !! "

O que acham ??

abraço
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Eu acho que, independente do óleo utilizado, deve-se troca-lo de acordo com o manual.
No caso do Classic, a GM recomenda troca a cada 6 meses ou 5000KM em uso severo. Entenda uso severo como o uso na cidade (engarrafamentos, percursos curtos, várias partidas ao dia...).

A VW está fazendo um recall dos motores 1.0 por apresentarem barulho no funcionamento. Meu primo tem um Gol G5 que está com mais de 100000KM e o barulho do motor é idêntico ao do Fusca, parece uma máquina de costura. O recall é para trocar o motor inteiro e não somente o cabeçote.
Não assumiram que o motor possui defeito de fábrica e jogaram a culpa no óleo (Elaion).
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awaked
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Mensagem por awaked »

lopes_sedan, sim... o esquema é semi sintético. Se tivéssemos uma gasolina confiável no Brasil seria diferente.

Já que temos que trocar cedo... que seja até mineral... porém com API mais alta possível, no caso SN.
lopes_sedan
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Mensagem por lopes_sedan »

José,

Sim, exatamente isso. Troco a cada 7500km ou 6 meses !!

Agora quanto a esse recall da vw não estava sabendo ! Vou pesquisar melhor !!
Agora ao final da faculdade estou praticamente sem tempo para ler essas coisas ... mas valeu !

Awaked,

Bom como já estou usando óleo sintético voltar para o mineral sem chance ... Mas vou analisar bem a diferença de preço entre semi-sintético e o sintético. Porém ainda quero manter a viscosidade 5w30 !

abraço
Trancado
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