[DÚVIDA] - Qual a função da mangueira do respiro do carter?

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raphael.mendes
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[DÚVIDA] - Qual a função da mangueira do respiro do carter?

Mensagem por raphael.mendes »

Pessoal, fiquei com uma dúvida sobre a funcão de uma mangueira.


Possuo um Classic 1.0 VHCe e esses dias fui limpar a TBI com spray descarbonizante e para realizar o procedimento tive que tirar a mangueira que sai da caixa do filtro de ar até a TBI certo? Nessa mesma mangueira existe um duto menor que é a mangueira de respiro do carter certo??

Essa mangueira eu pesquisei e é para jogar no coletor, os gases que se formam no carter pra aliviar a pressão do mesmo.. agora fica a dúvida.. Pq essa mangueira é ligada bem ali? Se eu desplugar essa que vem do carter e colocar um filtro... e no outro lado vedar a que sai da caixa de ar nao seria melhor? assim nao sujaria tanto a TBI... imagino que vai poluir um pouco mais... mas como eu ando só com etanol ja to compensando o CO2 né kkk


se eu fizer isso que falei, melhora em alguma coisa pensando somente no carro? pois acredito que aliviaria mais rapido a pressao..


vlw galera, abraços


awaked
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Mensagem por awaked »

raphael.mendes, você confundiu as mangueiras.

A mangueira de respiro do cárter sai da tampa de válvulas, pelo lado esquerdo olhando o motor de frente.

Não, não aliviaria a pressão, a única maneira de melhorar e aliviar a pressão é manter o respiro limpo, fica por dentro da tampa de válvula, uma espécie de filtro. Se sua tampa for de plástico só trocando.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Eu tb tô tentando visualizar qual é essa mangueira que o amigo falou.

A mangueira que sai da tampa de válvulas e passa pela mangueira da entrada de ar é uma fina, mas passa por baixo dela, não por dentro.

Além da limpeza do filtro (no caso, a troca da tampa), o vácuo do motor ajuda a diminuir a pressão no sistema. Usando um filtro, vc obstruiria o fluxo dos gases. Além do mais, ficaria um cheiro forte de óleo queimado dentro do carro.
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awaked
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Mensagem por awaked »

José Leal, eu até entendi qual mangueira, o meu tem ela, mas é pra lenta EU ACHO. Sai da mangueira principal entre o filtro de ar e a borboleta e entra pelo lado da tbi. Ela até suja de óleo como o duto grosso, mas é respingo do respiro, o mesmo que suja a borboleta.


raphael.mendes
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Mensagem por raphael.mendes »

Obrigado awaked, José Leal, acho que entendi...

a mangueira que falei é esta aqui...


Imagem


só pra ficar melhor, eu falei em vedar a mangueira principal na qual esta está ligada... e pros vapores nao sairem direto pra atmosfera, colocar um filtro na saída dela.


vlw galera


awaked
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Mensagem por awaked »

raphael.mendes, essa é a mangueira do respiro do cárter. :D
Entendi errado sua descrição, hehehe.

Poder isolar, pode... mas o filtro não vai evitar que os gases vão para atmosfera porque ele é feito apenas para partículas sólidas e não vapores. Tinha até um tutorial no Corsa Clube fazendo esse isolamento e colocando filtro.

Bom, o filtro enxarca e pinga óleo. Nesse caso teria que colocar outra mangueira e posicionar o filtro em um local diferente para pingar no chão.

Essa modificação não passa em vistoria, não deveria pelo menos.


raphael.mendes
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Mensagem por raphael.mendes »

awaked escreveu:raphael.mendes, essa é a mangueira do respiro do cárter. :D
Entendi errado sua descrição, hehehe.

Poder isolar, pode... mas o filtro não vai evitar que os gases vão para atmosfera porque ele é feito apenas para partículas sólidas e não vapores. Tinha até um tutorial no Corsa Clube fazendo esse isolamento e colocando filtro.

Bom, o filtro enxarca e pinga óleo. Nesse caso teria que colocar outra mangueira e posicionar o filtro em um local diferente para pingar no chão.

Essa modificação não passa em vistoria, não deveria pelo menos.

Fui eu que expliquei mal também..


Vistoria eles são chatos, reprovei só pq as travinhas da tampa do filtro de ar estavam quebradas.

Mas quanto ao assunto anterior, tem alguma vantagem pro motor fazer essa alteração?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

os tutoriais existem, o principio de isolar o respiro ai é o mesmo no seu carro, e nos antigos.....
depende onde largar a mangueira seja com filtro ou sem o cheiro q vai pra dentro do carro é ruim
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
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Mensagem por awaked »

raphael.mendes escreveu:Mas quanto ao assunto anterior, tem alguma vantagem pro motor fazer essa alteração?
Só não suja o corpo de borboleta, que é facílimo de limpar com Car80 e similares.


raphael.mendes
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Mensagem por raphael.mendes »

awaked escreveu:
raphael.mendes escreveu:Mas quanto ao assunto anterior, tem alguma vantagem pro motor fazer essa alteração?
Só não suja o corpo de borboleta, que é facílimo de limpar com Car80 e similares.

Achei que iria melhorar em alguma coisa por causa do alívio mais rapido da pressão.

Se for só sujeira, deixa do jeito que está.. eu fiz a limpeza com descarbonizante e foi super facil e rapido.


obrigado pelas dicas!


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