[DÚVIDA] - Vou de comum ou aditivada?

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L U C I A N O
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Mensagem por L U C I A N O »

Ressuscitando a discussão...

Sempre usei V-Power no meu carro, vez ou outra Etanol. Sempre nos mesmos postos para ter um controle.

Já disse algumas vezes que sou meio descrente no que se refere a eficiência prática desses combustíveis "aditivados"... Sabemos que não temos um controle rígido da qualidade do combustível em si, quiçá no aditivo que é colocado nele. Talvez seja melhor aditivar o tanque abastecido com combustível comum de qualidade...

Ainda não tive tempo de olhar aquela oscilação na marcha lenta que ocorre na primeira partida ou com o motor frio... Notei recentemente que estava oscilando mais inclusive com episódios de falha " trancos" em baixas rotações, como se eu estivesse pisando e soltando o acelerador em curtos espaços de tempo. Aí então eu comecei a desconfiar da qualidade desse combustível da Shell.

Resolvi ontem fazer um teste e abastecer com gasolina comum da BR. Esperei o tanque chegar na reserva (sem acender a luz) para então abastecer. Reparei que o carro ficou melhor ao rodar e a oscilação da primeira partida praticamente sumiu - pra ser sincero se ocorreu eu nem percebi. Vou acompanhar pra ver se é cisma minha ou se realmente o combustível desses postos da Shell onde eu abasteço estão ''batizados"...
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awaked
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Mensagem por awaked »

Que droga, não é?
E no fim estava crente que o combustível era de qualidade.


Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Depois que comecei o primeiro abastecimento com aditivada no meu ex Corsa B, não parei mais, só colocando aditivada, era da bandeira Forza e depois BR, porem desde de março que só estava indo de Podium devido ao aumento para 27% de etanol na gasosa.

Agora voltei gradativamente novamente para a aditivada da BR (Grid), até porque ficar só na Podium leva p cidadão a falência com certeza! :lol:

Minha meta atual é a cada 2 abastecidas de Grid, 1 de Podium....menos pesado pro bolso.
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L U C I A N O
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Mensagem por L U C I A N O »

awaked escreveu:Que droga, não é?
E no fim estava crente que o combustível era de qualidade.
Pois é... O objetivo era colocar um combustível de qualidade, apesar da diferença de valor de um combustível para o outro ser irrisório. Depois de ter abastecido com a gasolina comum da BR o carro "virou outro", mudou totalmente o comportamento ao rodar - parece que está até mais "esperto". Lembrando que foi a primeira vez que abasteci com gasolina comum..

Agora vou sair fora desses postos Shell que eu abastecia até então e vou abastecer daqui pra frente com gasolina GRID da BR ou com gasolina comum e "aditivar" a cada 2 tanques - assim saberei que tem aditivo de verdade no tanque, não um combustível com monte de porcaria misturada. Acho mais seguro a segunda opção. Hoje em dia achar um posto honesto é difícil...
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L U C I A N O
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Mensagem por L U C I A N O »

Fred Figueiredo escreveu:Depois que comecei o primeiro abastecimento com aditivada no meu ex Corsa B, não parei mais, só colocando aditivada, era da bandeira Forza e depois BR, porem desde de março que só estava indo de Podium devido ao aumento para 27% de etanol na gasosa.

Agora voltei gradativamente novamente para a aditivada da BR (Grid), até porque ficar só na Podium leva p cidadão a falência com certeza! :lol:

Minha meta atual é a cada 2 abastecidas de Grid, 1 de Podium....menos pesado pro bolso.
E a minha meta atual é achar um posto com gasolina comum de confiança e abastecer aditivando o tanque com aditivo FLEX a cada 2 ou 3 abastecimentos completos. :D Será que essas gasolinas tem aditivo mesmo ou apenas corante? Será que essa "aditivação" é fiscalizada? Creio que não!

A Podium é boa para colocar no tanquinho de partida a frio por ter menos enxofre e por consequência não "apodrecer" rápido. Na época do Classic eu usei essa "Premium" da BR e não gostei! No meu atual Corsa C já usei algumas vezes a GRID e não senti diferença nem para mais nem para menos, o consumo também não mudou, mesmo porque gasolina aditivada não tem esse poder. Muitos abastecem com gasolina aditivada e acha que o carro está mais econômico.

Para ilustrar : http://gasolina.hotsitespetrobras.com.b ... -graph.png

Enfim! Acho que vou seguir essa regra: Usar gasolina comum e jogar aditivo no tanque a cada X abastecimentos pois, na pior das hipóteses, estarei usando um combustível sem corantes e saberei que no meu tanque tem aditivo. É desanimador! Na republiqueta das bananas pagamos caro por um lixo de produto e não temos nem o direito de usar gasolina pura em nossos carros...
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Estou fazendo isso. Coloco álcool comum e a cada 4 tanques, um frasco de STP flex treatment.
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Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Pra ser sincero a vocês, eu não coloco nem minha mão no fogo se de fato da entrando Podium no tanque, e não comum! Mesmo abastecendo em Postos BR não coloco minha mão no fogo nem fu!!! rs

A questão que eu acho trivial é a observação, exemplo....abasteço no mesmo posto BR a mais de 3 anos com aditivada (era bandeira Forza depois a Petrobrás comprou e virou bandeira BR), se por ventura dar algum problema no carro relativo a má qualidade do combustível, eu sei onde vou com certeza!!! Porém como eu disse que desde de março só estava entrando Podium no tanque, passei a abastecer em outro BR aqui próximo de casa pois é o único que oferece a Podium, o outro BR só possui comum e Grid, ou seja atualmente revezo somente em 2 postos de mesmo bandeira.

Então o ponto de partida para tentar amenizar as desconfianças é manter a fidelidade num posto....partindo dai é observar os efeitos no carro, se falha, se demora a pegar na primeira partida, se suja com frequência velas e etc, se no escape ta saindo mais água que uma torneira aberta, e por ai vai...

Mas mesmo com todas essas observações eu sinto informar a vocês, nós (todos os brasileiros) somos os mais otários do planeta em pagar o que pagamos, e ter o que temos em matéria de combustíveis, e somos reféns disso, fazer o que? Converter para GNV? Nada contra, mas eu não sou favorável, pode ser um kit GNV de 20º geração que ainda sim é uma ADAPTAÇÃO, ainda mais para quem roda somente fds que é meu caso, não compensa..

É senhores, se correr o bicho pega se ficar o bicho come... :?
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fbahia32
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Mensagem por fbahia32 »

Um dia desses li uma reportagem que a diferença da gasolina comum pra aditivada, é que a aditivada tem algums componentes em sua formula que faz com que a gasolina possa ter mais validade quando estocado por mto tempo no tanque do carro, e que por exemplo a Shell V-Power Nitro+, ela tem a validade de até uns 7 meses enquanto a comum é cerca de 1 a 2 meses, dependendo do ambiente onde o carro ficará estacionado, se fica o tempo todo no sol e tal, e pelo fato do combustivel que sai do tanque, ele retorna depois para o tanque pela mangueira de retorno, ele pode sofrer o processo de oxidação, e a gasolina oxidada (velha) pode entupir os bicos, formando uma gosma neles. E a aditivada evita isso pelo fato de ela ter uma validade maior. Lembrando que isso que eu falei, li de uma matéria. hehe

Como eu ando pouco com o carro, mais nos finais de semana mesmo e a fila do posto Shell onde sempre abasteço é uma fila infernal, costumo encher quase o tanque todo com aditivada, que me faça durar aproximadamente 1 mes.

Então prefiro abaster com a aditivada já que a diferença do litro é de mais ou menos 10 centavos, e não corro o risco de gasolina que está no meu tanque por esse tempo ficar velha.

Se eu estiver enganado com essa matéria que li, podem me corrigir, ou complementar algo caso ela seja verídica.


awaked
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Mensagem por awaked »

fbahia32, está certo. Tanto que motores 2 tempos como roçadeiras sofrem com gasolina comum após 3 ou 4 semanas.

Qualquer aditivada dura mais, resiste a oxidação.
A Podium aguenta mais ainda.

Por isso é bom colocar Podium na partida a frio.


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