[Dúvida] Potência do motor

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
fabricio8800
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sexta-feira 27 2012f Janeiro 2012 10:07:23 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] Potência do motor

Mensagem por fabricio8800 »

Estou sentindo meu carro um pouco fraco... ele é um Corsa Hatch mod. novo 1.0 com 71CV, tenho rodas de 17" nele e sei que isso causa uma perda de potência, mas gostaria de saber se tem algo que possa ser feito para aumentar a potência mesmo que seja pouco?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

aumentar não, mas a manutenção deixando tudo em dias novinho, volta a perto do q era original....vai ter so a perda das modificacoes
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

fabricio8800, fora o já mencionado pode usar etanol (se for flex).


fabricio8800
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sexta-feira 27 2012f Janeiro 2012 10:07:23 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabricio8800 »

Não é flex...


MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

2003 neh?!
Esse motor já é sobretaxado...
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


fabricio8800
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sexta-feira 27 2012f Janeiro 2012 10:07:23 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabricio8800 »

MachDown escreveu:2003 neh?!
Esse motor já é sobretaxado...
Como assim?


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Respondendo a dúvida, seu motor tem taxa de compressão de 12:1. Daí vem a sigla VHC: Very High Compression. Normalmente, a GM mantinha a taxa de compressão em 9,5:1 nos motores "normais" e de 10,5:1 nos esportivos GSI.
É uma taxa bem alta para gasolina, por isso exige uma gasolina de boa qualidade. Se for uma gasolina ruim, o sensor de detonação (se tiver) atrasa demais o ponto de ignição e deixa o motor broxa.

Para dar uma animada na potência, vc pode rebaixar levemente o cabeçote, elevando a taxa para uns 13,5:1 e colocar os bicos e bomba de combustível dos motores flex. Mas esqueça gasolina como combustível. Só roda no álcool.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


fabricio8800
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sexta-feira 27 2012f Janeiro 2012 10:07:23 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabricio8800 »

José Leal escreveu:Respondendo a dúvida, seu motor tem taxa de compressão de 12:1. Daí vem a sigla VHC: Very High Compression. Normalmente, a GM mantinha a taxa de compressão em 9,5:1 nos motores "normais" e de 10,5:1 nos esportivos GSI.
É uma taxa bem alta para gasolina, por isso exige uma gasolina de boa qualidade. Se for uma gasolina ruim, o sensor de detonação (se tiver) atrasa demais o ponto de ignição e deixa o motor broxa.

Para dar uma animada na potência, vc pode rebaixar levemente o cabeçote, elevando a taxa para uns 13,5:1 e colocar os bicos e bomba de combustível dos motores flex. Mas esqueça gasolina como combustível. Só roda no álcool.
Essas modificações então não adiantam no meu caso, já que o carro não é Flex, o ano do carro é 2002.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Por isso que fica ótima a conversão. Como disse, trocando os bicos e a bomba pelo do motor flex e aumentando a taxa de compressão, fica ideal. Muito melhor que os flex.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


fabricio8800
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sexta-feira 27 2012f Janeiro 2012 10:07:23 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabricio8800 »

José Leal escreveu:Por isso que fica ótima a conversão. Como disse, trocando os bicos e a bomba pelo do motor flex e aumentando a taxa de compressão, fica ideal. Muito melhor que os flex.
Mas e o restante dos componentes não vai ser afetado pelo uso do álcool?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”