[DÚVIDA] - Corsa Hatch 99 gasolina/alcool. Posso misturar?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Como disse anteriormente, tinha convertido meu Vectra primeiramente trocando somente os bicos. A média caiu de 7,5 para 4,5 Km/l. Depois da retífica, a média subiu para 5,5 Km/l. A grande diferença foi no ganho de potência, que saltou dos 138CV originais para algo entre 155-160CV e o ganho de torque tb foi interessante.

Com o aumento da taxa de compressão e com os bicos de maior vazão dá para usar o mapa original gasolina do carro. Mas o ideal é afinar o mapa de ignição para liberar alguns CV ocultos devido ao mapa broxa que vem de fábrica.

[DETALHE]O álcool requer obrigatoriamente 30% a mais de volume de combustível, comparando-se com a gasolina. Por isso o motor álcool gasta mais que o seu similar gasolina.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

Aproveitando o tópico, quem não tava antenado por esses dias

Vejam:
http://globotv.globo.com/rede-paraiba/j ... a/2360773/


Até qdo vai compensar ter carro sem ser flex eu nao sei......pq os antigos sofrem com a gososa cada vez mais misturada.


PauloPB
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Mensagem por PauloPB »

Fabio, seu carro foi homologado na fabrica pra rodar com ate 22% de alcool na gasolina ...em geral nos ficamos com 20% ou 25% de alcool em nossa gasosa o q nao traz danos ao motor devido a sua preparacao de fabrica. Nao precisa se preocupar nem.com o ponto, pois o sistema de injecao encontra o melhor caminho para queimar melhor com esse aumento da percentagem de etanol.


awaked
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Mensagem por awaked »

Há quem diga que algumas injeções e alguns motores (versões) não saberiam trabalhar com gasolina pura. Eu até acredito. Obviamente funcionará, mas não com a qualidade de um motor 100% calibrado pra gasolina pura como era antigamente ou em carros no exterior.


fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

PauloPB não sabia desses detalhes.....nada como estar por dentro do assunto.

Mais na verdade qdo postei essa noticia eu lembrei mesmo era de um fusqueta que meu irmao tinha.....kkkkkk faz uns 13 a 15 anos e ja era uma me%$#@ a gososa e o mecanico levava um baile pra deixar o carro bem regulado por causa das misturas de combustivel e tb das adulteraçoes mto frequentes por aqui......kkkkkk vivia queimando velas........ptz cada perrengue.

Abs


PauloPB
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Mensagem por PauloPB »

awaked, exato amigo, eu tive um fusca e fiz o teste....coloquei a br podium e ela queimava direito ja no Uno q tive depois, tb carburado, nao queimava toda e dava excesso...com a comum normal isso nao acontecia.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

os carros saem das montadoras com a indicacao da gasolina correta no manual, qnd eram apenas a gasolina.....
apenas pq a injecao foi toda calibrada buscando o 100% em varios sentidos pra esse tipo de combustivel, mas ai tem esse detalhe da variacao do teor etilico do combustivel...ficando de 20 a 25% ainda esta dentro de uma tolerancia q a injecao tem pra trabalhar perto do 100%, mas é muita flexibilidade, tem q trabalhar desde gasolina batizada até gasolina totalmente adulterada com apenas o nome de gasolina...

tudo isso q o pessoal q ja teve carburador sofreu pra acerta-lo por qq motivo, é funcao hj da central buscar o acerto ideal com base nesse pequeno monte de sensores q existem no carro....se por qq motivo vem um excesso ou uma falta é lido nos sensores e as medidas q eram tomadas com chavinhas e trocando gigles sao feitas variando ponto, tempo de injecao, tem os carros q pegam até a pre detonacao e tentam corrigir...mas tudo isso dentro de certa tolerancia.....
é por isso q falo q esses carros flex de flex so tem o nome, queimam os 2 combustiveis com um mapa meia boca q é capaz de queimar os 2 e ja era....nao tem nada no tanque pra saber q combustivel tem, imagina vc chega rodando com alcool so no cheiro, completa com gasolina...sua injecao vai levar um enorme tempo pra estar constantemente observando a leitura de todos os sensores e promovendo leves mudancas no acerto geral de tudo até q chegue proximo de um bom mapa pra queimar o q tiver no tanque....
onde antes 1.0 chegava a ter diferenca de 10cv entre alcool e gasolina isso em 2000, hj em 2013 nao se ve essa diferenca nem em 2.0 flex, o consumo, tem topicos sobre isso....1km/l de diferenca...onde o mais normal seria ter uma mudanca entre 30 e 40%, aquela conta do *0,7 no posto pra ver o q compensa nao é bem *0,7 nao......flex nao tem esses 30% de diferenca, o q vejo la no topico é 1 ou 2km/l de diferenca......isso pq os 1.0 nao chegam nem perto dos 10km/l na maioria dos casos....
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jankefarias
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Mensagem por jankefarias »

Já que tão tendo tanta ideia porca, achei estranho não aparecer um e dizer para usar gás de cozinha no carro, isso era meio comun por aqui seguido um que outro explodia hehehe. No santana que tinha a alcool original, na cidade era 4km/litro na estrada bem comportado era 8,5km/litro, hoje no corsinha é 14 na cidade e 17 na estrada com gasol e alcool junto, lembrando é flex.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

olha q por aki o "bujao" de gas de cozinha no carro é coisa antiga hein....eu nem sabia como ligar um carro e ja era febre de explodir carro com essas ideias.....

sai tao mais barato manter tudo em dia e cuidar do carro do q procurar estragar inventando essas economias porcas....
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PauloPB
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Mensagem por PauloPB »

Concordo Sem Controle..


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