Boa noite pessoal.
Recentemente minha irmã me deu um Corsa sedan 98 super. – 1.0 -8 v, pois comprou um Prisma e abandonou o corsa.
Tive alguns problemas com aquelas “escoras” no comando de válvulas, pois se soltaram. Como o carro está com pendências na documentação, não pude levá-lo a uma mecânica; chamei um mecânico aqui do Bairro para dar uma olhada.
Ele abriu o cabeçote e encontrou as escoras que se soltaram (3). Montou tudo de novo, mas antes pediu para eu comprar uma junta nova para o cabeçote.
Para desmontar, ele não tirou a correia dentada, apenas soltou um parafuso grande que fica na altura do comando e a parte de cima se soltou e assim a correia ficou solta em cima, mas presa em baixo.
Ele disse que estava tudo pronto e que tinha seguido as marcas para deixar o carro no ponto, mas ele só encaixou a correia na parte de cima.
Eu liguei o carro no dia seguinte, ele funcionou e parou de fazer barulho no comando de válvulas (antes fazia por causa das escoras soltas).
Notei que ao ligar o carro estava meio estranho. Ele até ligou, mas ficou meio “apagadão”, meio fraco. Apenas aproveitei para tirar o carro do lugar e estacionar em um lugar mais apropriado. O carro morreu algumas vezes. Depois que estacionei (manobra mínima) percebi que estava com um barulho estranho que vinha do comando de válvulas. Não era aquele tec tec tec que faz quando bate tucho. Era um barulho mais lento.
O carro estava muito ruim de pegar. Quando eu dava partida ele parecia que ia pegar, mas logo apagava.
Liguei para o mecânico e ele disse que poderia ter “atropelado” alguma válvula.
Não andei com o carro depois que ele mexeu, apenas alguns poucos metros para manobrar o carro, e logo que começou a fazer o barulho eu parei .
O carro estava normal antes de mexer, apenas estava com um tec tec por causa das escoras soltas, e quando ligado ele tinha força e se comportava normalmente.
Não entendo quase nada de carro, mas acho que o carro ficou meio fora de ponto.
O que acham?
Ele disse que se atropelou válvula eu terei que mandar o cabeçote para retifica e que não sairá barato...
Será que a correia pode ter ficado frouxa?
Se alguém puder me dar algum parecer sobre o que foi feito ficarei imensamente grato, pois não entendo muito de mecânica. O pouco que sei aprendi aqui, lendo os tópicos do fórum.
Muito Obrigado pessoal.
[DÚVIDA] - Carro fora de ponto? Será Falha na montagem?
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 37
- Registrado em: Quinta-feira 04 2012f Outubro 2012 05:49:14 PM
- Localização: São Roque - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
[DÚVIDA] - Carro fora de ponto? Será Falha na montagem?
Corsa Sedan 98 - 1.0 8V
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Cara, assim por texto sem ver o carro é complicado.
Ele pode ter errado com a correia, mas só vendo pra saber.
O motor podia ter algum problema pela falta das escoras, e colocá-las lá acaba criando outra situação, tudo depende. Depende do desgaste, de quanto tempo ficou sem. Começa que não deveriam ter se soltado.
Eu procuraria uma segunda e mesmo terceira opinião na sua região.
E acredito sim que seu motor precise de retifica.
Ele pode ter errado com a correia, mas só vendo pra saber.
O motor podia ter algum problema pela falta das escoras, e colocá-las lá acaba criando outra situação, tudo depende. Depende do desgaste, de quanto tempo ficou sem. Começa que não deveriam ter se soltado.
Eu procuraria uma segunda e mesmo terceira opinião na sua região.
E acredito sim que seu motor precise de retifica.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 37
- Registrado em: Quinta-feira 04 2012f Outubro 2012 05:49:14 PM
- Localização: São Roque - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Ah!
Não sei se pode ter alguma coisa a ver, mas o óleo do motor foi trocado.
Antes estava com um óleo 20w50, só não sei a marca, mas sei que um outro mecânico foi ao posto e colocou o óleo mais barato.
Como li algumas coisas sobre tipos de óleos aqui no fórum, resolvi colocar um óleo mais fino (15W40) que também consta no manual do corsa B.
O óleo é esse: "Oleo Semi Sintético Tecno Lubrax 15w40".
Antes de trocar, pedi para ele tirar o cárter e fazer uma limpeza. Comprei também um filtro novo.
O carro tem 120.000 KM e foi feito o motor recentemente, segundo disse minha irmã.
Não sei se pode ter alguma coisa a ver, mas o óleo do motor foi trocado.
Antes estava com um óleo 20w50, só não sei a marca, mas sei que um outro mecânico foi ao posto e colocou o óleo mais barato.
Como li algumas coisas sobre tipos de óleos aqui no fórum, resolvi colocar um óleo mais fino (15W40) que também consta no manual do corsa B.
O óleo é esse: "Oleo Semi Sintético Tecno Lubrax 15w40".
Antes de trocar, pedi para ele tirar o cárter e fazer uma limpeza. Comprei também um filtro novo.
O carro tem 120.000 KM e foi feito o motor recentemente, segundo disse minha irmã.
Corsa Sedan 98 - 1.0 8V
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 37
- Registrado em: Quinta-feira 04 2012f Outubro 2012 05:49:14 PM
- Localização: São Roque - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
A explicação do mecânico para as escoras terem se soltando foi a seguinte:
O carro estava parado a mais de dois anos. Veio um mecânico conhecido da família e levou os bicos para limpar. Assim que o carro funcionou pela primeira vez, ele se empolgou e acelerou tanto o carro que quase fiquei surdo.
O outro mecânico disse que ele devia ter funcionado o carro na boa, sem acelerar, pois estava há dois anos parado.
Disse que soltou as escoras porque não deu tempo de carregar os tuchos.
O carro estava parado a mais de dois anos. Veio um mecânico conhecido da família e levou os bicos para limpar. Assim que o carro funcionou pela primeira vez, ele se empolgou e acelerou tanto o carro que quase fiquei surdo.
O outro mecânico disse que ele devia ter funcionado o carro na boa, sem acelerar, pois estava há dois anos parado.
Disse que soltou as escoras porque não deu tempo de carregar os tuchos.
Corsa Sedan 98 - 1.0 8V
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 947
- Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
- Ano de fabricação: 2001
Cara, o mecânico que limpou bico é um bo*ta. Não sei se tem algo haver com as escoras. Mas antes de ligar o carro, limpar os bicos ele deveria ter trocado o óleo. Pro cara que usa o carro todo dia e quer acelerar assim tem que esperar no mínimo 20seg pra garantir que o óleo suba!ewerton_SR escreveu:A explicação do mecânico para as escoras terem se soltando foi a seguinte:
O carro estava parado a mais de dois anos. Veio um mecânico conhecido da família e levou os bicos para limpar. Assim que o carro funcionou pela primeira vez, ele se empolgou e acelerou tanto o carro que quase fiquei surdo.
O outro mecânico disse que ele devia ter funcionado o carro na boa, sem acelerar, pois estava há dois anos parado.
Disse que soltou as escoras porque não deu tempo de carregar os tuchos.
E mesmo assim não se deve fazer até que o motor esteja quente, pois as dilatações de todos os componentes ainda não estão feitas!
Agora sinto muito, atropelar válvula com um barulho tão sereno... e ele descobrir isso sem abrir o motor... sei não
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 37
- Registrado em: Quinta-feira 04 2012f Outubro 2012 05:49:14 PM
- Localização: São Roque - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Olá pessoal!
Graças a Deus foi só a correia que estava frouxa.
Ele tensionou a correia e o carro voltou a funcionar normal, sem barulhos.
Ele disse para eu levar o carro até a oficina para trocar a correia dentada,pois esta estava sem um "dente".
Pode ser arriscado levar o carro até a oficina com a correia assim? São 2 KM para chegar até lá.
Ele não poderia trocar a correia aqui em minha residência?
Muito obrigado!
Graças a Deus foi só a correia que estava frouxa.
Ele tensionou a correia e o carro voltou a funcionar normal, sem barulhos.
Ele disse para eu levar o carro até a oficina para trocar a correia dentada,pois esta estava sem um "dente".
Pode ser arriscado levar o carro até a oficina com a correia assim? São 2 KM para chegar até lá.
Ele não poderia trocar a correia aqui em minha residência?
Muito obrigado!
Corsa Sedan 98 - 1.0 8V
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
ewerton_SR, sim, é arriscado. Não, não deve trocar em casa.
Pra começar o assunto a correia com rolamentos e tensionador que se não me engano é feita pela bomba de água devem ser trocadas também.
Se a correia está perdendo dentes está gasta e se ela está gasta o resto já está no fim da vida útil, se não quer outra retifica tão cedo melhor já fazer tudo e direito.
Pra começar o assunto a correia com rolamentos e tensionador que se não me engano é feita pela bomba de água devem ser trocadas também.
Se a correia está perdendo dentes está gasta e se ela está gasta o resto já está no fim da vida útil, se não quer outra retifica tão cedo melhor já fazer tudo e direito.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 37
- Registrado em: Quinta-feira 04 2012f Outubro 2012 05:49:14 PM
- Localização: São Roque - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Teria que comprar outra bomba de água ou dá pra comprar só este tensionador que você disse?
Você tem ideia de quanto custa essas peças que precisam ser trocadas?
A correia eu já comprei.
Obrigado!
Você tem ideia de quanto custa essas peças que precisam ser trocadas?
A correia eu já comprei.
Obrigado!
Corsa Sedan 98 - 1.0 8V
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 947
- Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
- Ano de fabricação: 2001
Bem arriscado mesmo ir ate a oficina... mas teu mecanico poderia trocar em casa sim... o corsa B é uma barbada, ja troquei o do meu antigo... o corsa Ctem que afastar o suporte do motor, mas nao é dificil... o tensor não lembro bem mas não deve passar de 100 dilmas... eu trocaria a bomba pelo tempo parado, mas não é necessarii pois quem tensiona é apenas o tenaionador....
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Como disse não tenho certeza... mas no Corsa, pelo que me lembre a própria bomba de água faz o papel de tensionador. E mesmo que não fosse, vale a pena pra economizar na M.O.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 2 Respostas
- 12711 Exibições
-
Última mensagem por Daniel1906
-
- 0 Respostas
- 3202 Exibições
-
Última mensagem por Daniel1906
-
- 2 Respostas
- 2413 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 7 Respostas
- 752 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 73 Respostas
- 6690 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 1 Respostas
- 8254 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 3 Respostas
- 8004 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 9618 Exibições
-
Última mensagem por williamjgp
-
- 1 Respostas
- 7897 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 2359 Exibições
-
Última mensagem por Bange