[DÚVIDA] - TBI de Monza EFI serve em Corsa EFI?
- José Leal
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Guilherme, conversando com um dos moderadores do Monzeiros, que tem muita experiência em mecânica, ele disse que o TBI do Monza é plug and play no sistema de IE do Corsa. Mas o que vai passar a restringir seria o coletor de admissão. Daí para frente, vai depender do que vc quer.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Eu to vendo o processo sendo feito ao contrário.
Eu, minha pessoa, trabalharia o cabeçote, válvulas... ou turbinaria ou seja lá o que eu quisesse, feito isso, dinamômetro. Depois com scaner analisaria os parâmetros, SE precisasse de mais ar na admissão usaria filtro, SE insuficiente trabalharia o coletor, polimento e o básico, se faltasse partiria pra uma TBI maior, mas imagino isso lá com 1kg no turbo e olha lá. O mesmo com os bicos, se faltar mudaria, se der pra reprogramar manteria tudo, se não trabalharia meus próprios bicos, SE ainda for pouco procuraria informações técnicas e quem sabe bicos 1.6. Acertou os parâmetros ou quase, aí sim, reprograma e fica redondinho.
Percebe? Começar pela TBI é ir de trás pra frente. O motor nem é turbo, não foi alterado diâmetro de cilindros nem nada.
O motor é 1.0, sair colocando peça de 1.8 assim não vai dar em nada sem outras modificações.
É diferente se for pra turbinar, andar com 2kg... essas coisas.
Arromba a entrada, arromba a saída e deixa o bloco assim sabe o que vai acontecer? Vai ficar afogando. O Corsa não tem sensor de massa de ar na entrada, ele mede pelo vácuo no coletor. Tudo que vai conseguir é um motor beberrão afogando quando subir o giro.
Mas é isso. Melhor deixar montar. Aí na prática vai dar pra ver isso e começar as alterações no projeto.
Eu, minha pessoa, trabalharia o cabeçote, válvulas... ou turbinaria ou seja lá o que eu quisesse, feito isso, dinamômetro. Depois com scaner analisaria os parâmetros, SE precisasse de mais ar na admissão usaria filtro, SE insuficiente trabalharia o coletor, polimento e o básico, se faltasse partiria pra uma TBI maior, mas imagino isso lá com 1kg no turbo e olha lá. O mesmo com os bicos, se faltar mudaria, se der pra reprogramar manteria tudo, se não trabalharia meus próprios bicos, SE ainda for pouco procuraria informações técnicas e quem sabe bicos 1.6. Acertou os parâmetros ou quase, aí sim, reprograma e fica redondinho.
Percebe? Começar pela TBI é ir de trás pra frente. O motor nem é turbo, não foi alterado diâmetro de cilindros nem nada.
O motor é 1.0, sair colocando peça de 1.8 assim não vai dar em nada sem outras modificações.
É diferente se for pra turbinar, andar com 2kg... essas coisas.
Arromba a entrada, arromba a saída e deixa o bloco assim sabe o que vai acontecer? Vai ficar afogando. O Corsa não tem sensor de massa de ar na entrada, ele mede pelo vácuo no coletor. Tudo que vai conseguir é um motor beberrão afogando quando subir o giro.
Mas é isso. Melhor deixar montar. Aí na prática vai dar pra ver isso e começar as alterações no projeto.
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Conheço bem este motor e ja fucei muito nele aspirado e dpois fui para turbo.... mas tirar 2 hp dele é algo triste.
O tbi do monza é igual que me lembre do corsa efi , o diamentro da borboleta é maior , mas que me lembre para colocalo teria que arrombar a admissão . Alem disso a admissão dele é feita para dispersar o bombustivel para ele não ficar liquido e bla bla bla , creio que talvez o aumento desse TBI se nao for bem dimencionado capaz de até piorar , axo que teria mais gastos do que desempenho pois se ganhar 3 Hp estaria ganhando muito e o consumo deve aumentar bastante .
A receita para este motor é a que estou planejanto Cabeçote novo(MPFI) e admissão nova + tbi novo ai sim teria diferença mas teria que ter ie programa e tals .
O tbi do monza é igual que me lembre do corsa efi , o diamentro da borboleta é maior , mas que me lembre para colocalo teria que arrombar a admissão . Alem disso a admissão dele é feita para dispersar o bombustivel para ele não ficar liquido e bla bla bla , creio que talvez o aumento desse TBI se nao for bem dimencionado capaz de até piorar , axo que teria mais gastos do que desempenho pois se ganhar 3 Hp estaria ganhando muito e o consumo deve aumentar bastante .
A receita para este motor é a que estou planejanto Cabeçote novo(MPFI) e admissão nova + tbi novo ai sim teria diferença mas teria que ter ie programa e tals .
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tem um termo pro arrasto do combustivel q sera totalmente comprometido......a tbi como coletor de admissao tem comprimento e diametro estudados pra melhorar isso, no caso dos efi q tem o bico la na borboleta (um carburador eletronico)
quem determina o volume como disse sao os pistoes e as camaras, nao adianta colocar algo enorme, sera igual a por um funil ai.....andar sem o filtro sera mais proveitoso do q colocar uma tbi enorme
quem determina o volume como disse sao os pistoes e as camaras, nao adianta colocar algo enorme, sera igual a por um funil ai.....andar sem o filtro sera mais proveitoso do q colocar uma tbi enorme
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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- José Leal
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Aí sim estamos falando de algo que seria o correto mesmo. Uma preparação mais pesada, que traria maior potência. O TBI maior seria somente a diminuição do gargalo, mas lá na frente. No meu pouco conhecimento, para uma preparação aspro até que seria interessante o TBI maior, juntamente com o retrabalho no cabeçote e tudo mais, mas para turbo, já tem a própria turbina empurrando ar para dentro do motor, então não seria mandatório.awaked escreveu:Eu to vendo o processo sendo feito ao contrário.
Eu, minha pessoa, trabalharia o cabeçote, válvulas... ou turbinaria ou seja lá o que eu quisesse, feito isso, dinamômetro. Depois com scaner analisaria os parâmetros, SE precisasse de mais ar na admissão usaria filtro, SE insuficiente trabalharia o coletor, polimento e o básico, se faltasse partiria pra uma TBI maior, mas imagino isso lá com 1kg no turbo e olha lá. O mesmo com os bicos, se faltar mudaria, se der pra reprogramar manteria tudo, se não trabalharia meus próprios bicos, SE ainda for pouco procuraria informações técnicas e quem sabe bicos 1.6. Acertou os parâmetros ou quase, aí sim, reprograma e fica redondinho.
Percebe? Começar pela TBI é ir de trás pra frente. O motor nem é turbo, não foi alterado diâmetro de cilindros nem nada.
O motor é 1.0, sair colocando peça de 1.8 assim não vai dar em nada sem outras modificações.
É diferente se for pra turbinar, andar com 2kg... essas coisas.
Sinceramente eu não sabia que iria ocorrer isso. Já tinha ouvido falar de contrapressão no escapamento, que se diminuir deixa o motor "frouxo".Arromba a entrada, arromba a saída e deixa o bloco assim sabe o que vai acontecer? Vai ficar afogando. O Corsa não tem sensor de massa de ar na entrada, ele mede pelo vácuo no coletor. Tudo que vai conseguir é um motor beberrão afogando quando subir o giro.
E por ter MAP, a central de IE entenderia que o cara tá sempre com o pé embaixo. De fato, ficaria beberrão.
Seria muito bom ver o que aconteceria. Às vezes, nossa teoria aqui poderia estar equivocada.Mas é isso. Melhor deixar montar. Aí na prática vai dar pra ver isso e começar as alterações no projeto.
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Galera, venho acompanhando este tópico desde o início, porém não quis me manifestar....
Ontem mesmo, conversei com o meu tio, que é mecânico da GM, e TUDO o que disse o Awaked e o SemControle está certo...
Trocando a TBI, a ÚNICA alteração que vai ocorrer é o aumento do consumo de combustível e nada mais...
Como já disseram o motor não poderá aspirar mais ar, por conta de uma TBI maior, isso é ilusão...
Ontem mesmo, conversei com o meu tio, que é mecânico da GM, e TUDO o que disse o Awaked e o SemControle está certo...
Trocando a TBI, a ÚNICA alteração que vai ocorrer é o aumento do consumo de combustível e nada mais...
Como já disseram o motor não poderá aspirar mais ar, por conta de uma TBI maior, isso é ilusão...
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Se vai ter resultado ou não eu nem quero comentar. Agora, eu sou totalmente contra maltratar os carros dessa forma. Penso que se você quer um carro mais potente, que compre um assim. Vejo algumas pessoas fazendo coisas curiosas como nesse caso que o proprietário tem um carro que é para ser econômico e quer dar potência. Por outro lado tem um amigo que tem um Diplomata que é um carro super potente e troca o giclê original por um menor para ficar econômico, e aí os carros viram uma porcaria, tremendo e falhando muito e ainda acabam gastando além da conta.
Não há muito a ser feito, economia e potência são inversamente proporcionais, ou você tem um ou tem outro, e para um apaixonado por carros como eu, ver peças trocadas nos carros é muito decepcionante.
Não há muito a ser feito, economia e potência são inversamente proporcionais, ou você tem um ou tem outro, e para um apaixonado por carros como eu, ver peças trocadas nos carros é muito decepcionante.
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Zucchini escreveu:Galera, venho acompanhando este tópico desde o início, porém não quis me manifestar....
Ontem mesmo, conversei com o meu tio, que é mecânico da GM, e TUDO o que disse o Awaked e o SemControle está certo...
Trocando a TBI, a ÚNICA alteração que vai ocorrer é o aumento do consumo de combustível e nada mais...
Como já disseram o motor não poderá aspirar mais ar, por conta de uma TBI maior, isso é ilusão...
HEHEHE
Então, se eu colocar um nariz grande na minha cara, eu não conseguirei respirar mais ar por que meus pulmões já cestão no limite, é isso? LOL
NEW!! Aqui
- Zucchini
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mauricio s.s.oliveira escreveu:Zucchini escreveu:Galera, venho acompanhando este tópico desde o início, porém não quis me manifestar....
Ontem mesmo, conversei com o meu tio, que é mecânico da GM, e TUDO o que disse o Awaked e o SemControle está certo...
Trocando a TBI, a ÚNICA alteração que vai ocorrer é o aumento do consumo de combustível e nada mais...
Como já disseram o motor não poderá aspirar mais ar, por conta de uma TBI maior, isso é ilusão...
HEHEHE
Então, se eu colocar um nariz grande na minha cara, eu não conseguirei respirar mais ar por que meus pulmões já cestão no limite, é isso? LOL
kkkkkkkkkkkkk
mais ou menos por ai....se quiser aspirar mais ar, terá que trabalhar os pulmões...
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