[DÚVIDA] - Motor travou e destravou. Por que?

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SemControle
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Mensagem por SemControle »

o Jr manda bem no chip, nao temos como dizer q esteja ruim....

essa travada com eu imaginava desde o comeco, é agua ou combustivel....
esse cefe c leite deve ta misturando combustivel no oleo, deve ter problema c algum bico ai, ta fazendo um semi calco hidraulico, comprovado pela ferrugem na vela, deve ser agua de mais no alcool
eu imagino q tudo vira uma bola de neve, +ou- nessa ordem...

com o tempo quem mais sofre c a conversao sao bomba e bicos....qnt tempo duram nao tem como prever, qnd usei bomba interna preparada pra alcool no corsa, ela durou exatos 8 meses...
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Rorion
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Mensagem por Rorion »

Pois é sem controle!
Liguei ainda a pouco para dar um alô lá no mecânico e nessa primeira hora ele disse ter ligado o carro e funcionou perfeitamente, armou a ventuinha normalmente e etc.
Comentei sobre isso que vc disse sobre o bico injetor do cilindro onde encontramos uma vela com indícios de corrosão em sua base.
Ele disse que vai dar uma olhada mais detalhada. Disse que vai tirar as velas e examinar com o auxílio de uma lanterna o interior de seus alojamentos.

Valeu aí pelo coment! Mantenho a situação atualizada.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Então pessoal, infelizmente tá passando líquido de arrefecimento para o cilindro 4 (aquele do lado da bobina), ou seja , teria que fazer cabeçote.
Teria!!! pois o preju é maior, vou ter que fazer o motor completo. Pois saí do mecênico e fui direto numa retífica. Desliguei o carro. Ao dar partida no motor para o pessoal da retífica verificar , começou a bater e os caras foram categóricos: vai ter que fazer motor completo. Concordei pois diante de tudo que ocorreu fazer a coisa pela metade pode me causar um prejuízo maior num futuro próximo. Acho que não foi uma simples queima de junta.
Aquela travada no motor que relatei já era o mau sinal, destravava.Mas o que ocorreu lá nas entranhas do motor!!! Ainda bem que não rodei tanto depois dos problemas.

Um orçamento estimado pois a retífica disse que só desmontando para saber com mais precisão: R$ 3.500,00
Creio que chegue nuns 4000, pois vou ter que trocar embreagem também.

Foi de uma hora pra outra, com disse, tive uma mangueira que se abriu , aquela que sai da válvula termostática. (sei lá porque! se por alguma pressão anormal!!!!) ao repor por outra nova, vazava pela abraçadeira na parte que acopla no radiador, que mesmo dando reapertos na abraçadeira , sempre reparava uma mancha de vazamento no chão pela manhã (Possivelmente vazava na fase de resfriamento do motor desligado durante a noite) Acredito que foram coisas da longevidade do motor...


awaked
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Mensagem por awaked »

Poutz! Que pena... era água do arrefecimento mesmo. Lamento.

Dá uma boa pesquisada nas peças, conversa sobre a possibilidade de comprar peças fora, pra ver se ao menos baixa um pouco os custos. Mas é isso aí mesmo, quando o caso é sério vai uma nota. De qualquer forma pode ser menos pior e acabar saindo mais em conta, vai depender de como estiver por dentro.

Pra não ter dor de cabeça é melhor fazer o que tem de ser feito mesmo. Sempre pergunte sobre garantia, tanto de peças quanto do serviço. É importante pra evitar dor de cabeça.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Então a retífica falou de 3 meses ou 10.000 km. Achei um período muito baixo, parecem que estão em cima do muro!!!!
Mas não sei o que oferecem no mercado, vcs tem noção?
Boa idéia na compra das peças a parte, o problema é tempo para isso, to pensando de parar na Accioly e Altese para pesquisar preços. Segunda eles ficaram de passar o preço da brinacdeira mais no detail. Ou melhor falaram que a conta fecha na real quando terminam a montagem final do motor.
Acho que amanhã eles começam a desmontar. Vou ver se dou uma escapada do serviço para ver o estado do motor, até porque quero ver se tive benefícios usando óleo 10w40 helix, militec e etc.
Além do uso de álcool como combustível na conversão, ver o estado das cabeças de pistão, sede de válvulas e etc.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

tudo isso por obrigacao tem q ser visto na retifica
meu maior medo nessa travada era uma biela quebrar, mas pode ter empenado

vai ter q esperar a lista de pecas
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Rorion
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Mensagem por Rorion »

Vamos a lista de peças e serviços ao fazer o motor: Corsa 1.6 8V

Biela - Retífica R$ 80,00
Eixo - Retífica R$ 120,00
Bloco - Retífica R$ 120,00
Bloco - Mandrilhar mancais R$ 110,00
Cabeçote - Geral R$ 120,00
Cabeçote - Adaptar sede x4 R$ 60,00
Cabeçote - Plainar face R$ 60,00
Cilindro - Montar motor linha R$ 480,00
Cilindro - Montar pistões R$ 35,00
Cilindro - Renovação/instalação R$ 280,00
Cilindro - Lavagem química R$ 95,00

TOTAL SERVIÇOS EXECUTADOS: R$ 1.560,00

Jg pistões e pino, anéis R$ 555,00
Jg de anéis,jg de bronzinas fixas,jg de bronzinas móveis,buchas bielas R$ 162,00
Jg válvulas de descarga R$ 58,00
Jg válvulas de admissão R$ 49,00
Jg juntas completo R$ 160,00
Retetntores dianteiros comando R$ 19,00
Retentores traseiros flange R$ 22,00
Jg velas NGK R$ 40,00
Adesivo para junta R$ 23,00
Bomba de óleo R$ 155,00
Kit correia dentada + esticador R$ 147,00
Filtro de óleo R$ 12,00
08 guia de válvulas R$ 56,00
04 litros de óleo - não cobraram!!!
kit ved comando -selos R$ 35,00
01 válvula de alívio bomba de óleo R$ 13,00
01 tubo fluxo de água R$ 12,00
01 gargalo da bomba R$ 8,00
01 aditivo radiador R$ 24,00
01 bomba d'água R$ 135,00
01 válvula termostática R$ 57,00
01 cebola de óleo R$ 16,00
08 balancins R$ 130,00
01 reservatório do líquido de arrefecimento R$ 26,00
01 filtro de ar R$ 10,00

TOTAL DE PEÇAS UTILIZADAS: R$ 1.924,00

TOTAL GERAL PEÇAS E SERVIÇOS: R$ 3.484,00

Essa foi a facada!

Agora estou amaciando o motor. Entre 800 a 1000 km apareço lá na retífica para trocar óleo e filtro.
Me disseram para levar o óleo de minha escolha pois a partir de então volto a trocar a cada 7.500 km como de meu hábito. Mas por minha escolha vou mandar um óleo mais simples 20W40 mineral e trocar depois de 1500 km. Para a partir de então mandar o shell helix HX7 10W40 + militec e trocar a cada 7.500 km.

Amaciamento: a retífica só me orientou a não rodar em velocidade constante. Pediram para oscilar bastante o giro mas sem neuras.

O que vocês me sugerem no amaciamento? Já li que seria bom pisar firme em determinadas situações e deixar o giro cair tirando o pé. Colocar carga nessas puxadas, tipo ligar ar condicionado, pegar pequenos aclives e pisar e tirar o pé e etc


awaked
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Mensagem por awaked »

Pelo menos ficou novo o motor.

O manual do carro fala pra não manter a velocidade constante muito baixa nem muito alta.

Evite altas rotações nos primeiros 1000km... se quiser garantir 5000km... pros anéis novos marcarem as paredes e não saírem de posição quando exigidos. E as peças se assentarem adequadamente. Não tem essa de forçar pra soltar. Motor bom é motor com compressão e sem vazamentos. E isso não tem nada com forçar pra subir as rotações.

Esse lance de trocar o óleo com 7.500 km... cara... 5.000 km ou 6 meses. Não tem o que fazer. O combustível contamina o óleo, não tem jeito. 7.500 km é rodar 2.500 km a mais com óleo ruim. Andou 1000 km e passou 6 meses? Troca, fazem 6 meses que quimicamente esse óleo foi contaminado e quanto mais o tempo passa pior ele fica. No Brasil nem óleo sintético de 50 conto o litro dá pra usar tanto tempo. Veja também o caso dos novos VW (1 ano atrás), o que deu? Recall por desgaste prematuro devido a falha de lubrificação. A culpa era do óleo, segundo a VW, mas quem trocava a cada 5000 km não teve o problema.

Outra coisa... vai ficar no etanol ou gasolina? Que pistões colocou? O que o mecânico disse? Se o motor foi refeito pra gasolina abraça e pronto. Caso contrário ele deveria ter sido montado pra etanol já que foi retificado.


awaked
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Mensagem por awaked »

Outra coisa... descobre lá porque as peças foram trocadas... os pistões por exemplo. Pode ter sido o ponto devido ao chip por exemplo. Um motor bem cuidado dura mais de 250.000 km. Se durou menos alguma coisa ou coisas abreviaram isso.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Então awaked, qndo fui acompanhar a evolução do serviço, me levaram no torneiro para mostrar em que etapa estavam as peças e o cara me questionou se queria colocar uma taxinha a mais. Falei pra ele deixar quieto. Que ele fizesse da maneira padrão na gasolina mesmo.
Vou continuar a rodar no álcool , mas do jeito que estava no chip remapeado.
Eu pedi para ver os pistões e estavam em bom estado porém pedi para trocar, inclusive a retífica também sugeriu trocar.
Está tudo original a gasolina, porém estou rodando no álcool com chip remapeado espetado na central.
Até o momento está tudo normal e já percebo diferença pelo vigor nos torques na cidade. Ainda não peguei rodovia e estou evitando na medida do possível. Valeu pelas orientações de óleo. Venho usando semi-sintético 10W40 a cada 7500 km ou 6 meses Vale a reflexão quanto a contaminação e vou reavaliar esse período de km.
Eu peguei o veículo usado num leilão da petrobrás. Tava inteiro de lata, motor,mas é aquilo a gente não sabe como foi a tocada das pessoas que pegavam no carro, por mais que avaliei não dava para ter uma visão profunda. Rodei bastante após pegá-lo então acho que valeu. Abs


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