[DÚVIDA] - Rebaixar o cabeçote, vai dar melhor desempenho?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
turbotudoqueda
:: Super ::
Mensagens: 95
Registrado em: Quinta-feira 27 2011f Janeiro 2011 11:14:58 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Rebaixar o cabeçote, vai dar melhor desempenho?

Mensagem por turbotudoqueda »

Blz galera , tenho corsa 1.4 gl EFI e o cabeçote está com os retentores de guia de valvula ruins , e vou fazer o cabeçote para parar de fumar , estou pensando em aproveitar para rebaixar um pouco o cabeçote , e gostaria de saber se alguem fez e teve desempenho nisso , como para mim nao vai ter diferença de $$ pq meu veio tem oficina mecanica gostaria de saber a opinião de voces .Abraços


flecha prateada
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 28 2011f Abril 2011 08:45:35 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por flecha prateada »

no meu carro que é 1.0 parece que ficou 1.4 (lol) ficou mais forte, masi potente sim, pois rebaixando o cabeçote e mais curto o espaço pra explosão............fiz o que vc falou,rebaixamento,retentor,junta,polia,correia...........faz e fica de boa.
Boto fé
Abraço
Por um carro melhor!!!!!!!!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

calculando e fazendo direito nao tem problema
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


turbotudoqueda
:: Super ::
Mensagens: 95
Registrado em: Quinta-feira 27 2011f Janeiro 2011 11:14:58 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por turbotudoqueda »

bom que eu sei é que a taxa de compressão dele é de 9,4:1 alguem poderia me dizer qual é o ideal para gasolina?? e quanto que posso baixar sem que de problema de lenta e tals ?? abraços


Ealvarez
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Terça-feira 28 2009f Abril 2009 03:52:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ealvarez »

rafaelpillarlarios escreveu:bom que eu sei é que a taxa de compressão dele é de 9,4:1 alguem poderia me dizer qual é o ideal para gasolina?? e quanto que posso baixar sem que de problema de lenta e tals ?? abraços
Exato, mas se vc. prestar atenção, a marca do PMS não é o limite máximo do pistão. Eu avancei um dente na polia do virabrequim e cheguei na taxa de 10:1. Você também pode trocar as válvulas por diâmetros maiores (36 x 31) e colocar um comando mais bravo.

Eu usei o Schrick 280º com vávulas maiores e sem taxar o cabeçote consegui um bom desempenho.

Se precisar de ajuda, me avisa porque tenho tudo anotado de quando eu modifiquei o meu 1.4 efi.

Abs,


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pulando dente da correia nao muda em nada a taxa, apenas tira do enquadramento o comando

de qq forma o acerto é q vai contar, so taxar nao vai ajudar muito
pra andar na gasolina, nao deixaria com mais de 10:1 sem o sensor de detonacao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Ealvarez
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Terça-feira 28 2009f Abril 2009 03:52:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ealvarez »

SemControle escreveu:pulando dente da correia nao muda em nada a taxa, apenas tira do enquadramento o comando

de qq forma o acerto é q vai contar, so taxar nao vai ajudar muito
pra andar na gasolina, nao deixaria com mais de 10:1 sem o sensor de detonacao
Eu acho que antes de você dizer isso, você perguntar o porquê. Eu disse isso e continuo afirmando. Caso você tenha um Gl 1.4, faça isso: retire o cabeçote na marcação da polia do comando e do virabrequim; depois avance a polia do virabrequim e não do cabeçote, como eu disse e você verá que o pistão ainda continua subindo.

Eu medi a pressão no 1 cilindro antes e depois dessa mudança na polia do virabrequim e houve uma mudança na taxa.

Outra coisa: esse carro não possui sensor de detonação (Sensor KS) e não tem como adaptá-lo na injeção original uma vez que é uma multec 700, sem chances de reprogramação.

Abs,


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem como mudar o mapa dos EFI tmb

vc nao muda a taxa de compressao estatica do motor fazendo isso, no maximo vc mediu a compressao do motor, q é totalmente diferente da taxa de compressao do motor
taxa de compressao se mede buretando, e é medida do volume da camara de compressao, incluindo a parte do cabecote, sem mudar o curso do vira, vc nao altera a taxa de compressao, ou entao retira um bife no cabecote, pratica mais comum....

eu sei q nao tem sensor de detonacao, por isso mesmo, nao recomendo usar mais de 10:1

as marcacoes devem ser seguidas pra nao atropelar as valvulas retirando de sincronismo o vira com o comando...

com toda essa mudanca vc apenas ficou soltando faisca dentro da camara antes ou depois do PMS(marcacao nas polias), um detalhe sobre a marcacao, a faisca é solta antes do pistao chegar ao PMS(solta exatamente na marca), o leve retardo da energia chegar a ponta da vela, é o tempo de quase alinhar o pistao a face do bloco, o mais importante é a faisca vir no exato momento q as valvulas estao fechadas, se alguma ainda estiver fechando, vc perde parte da exploxao pelas aberturas das valvulas, por isso carro fora de ponto queima mistura no escap, queima na admissao, nao q queima, mas faz o barulho da explosao, pq escapa na abertura

tudo é tao rapido q essa leve diferenca (da marcacao) antes do pistao alinhar a face do bloco, é o tempo da faisca causar a inflamacao da mistura quase q exatamente ao alinhamento do pistao com a face do bloco, originalmente pouquissimo antes de chegar na face do bloco....

no resumo é bem complexo e extenso, acaba envolvendo tudo da ignicao e alimentacao...
da pra tirar a conclusao q se a faisca vem com alguma valvula aberta, a compressao da mistura comeca com valvulas abertas e acontece mais perdas
mas acho q deu pra entender q fisicamente a taxa estatica de compressao vc nao alterou, pode ser q a compressao mudou pois vc enquadrou de forma a compressao comecar ja com as valvulas totalmente fechadas, dai o resultado q relatou
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


turbotudoqueda
:: Super ::
Mensagens: 95
Registrado em: Quinta-feira 27 2011f Janeiro 2011 11:14:58 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por turbotudoqueda »

Bom pelo que vi vale a pena , gostaria de saber do porque de nao passar de 10.1 para carros sem sensor de detonação???
Obrigado


Ealvarez
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Terça-feira 28 2009f Abril 2009 03:52:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ealvarez »

SemControle escreveu:tem como mudar o mapa dos EFI tmb

vc nao muda a taxa de compressao estatica do motor fazendo isso, no maximo vc mediu a compressao do motor, q é totalmente diferente da taxa de compressao do motor
taxa de compressao se mede buretando, e é medida do volume da camara de compressao, incluindo a parte do cabecote, sem mudar o curso do vira, vc nao altera a taxa de compressao, ou entao retira um bife no cabecote, pratica mais comum....

eu sei q nao tem sensor de detonacao, por isso mesmo, nao recomendo usar mais de 10:1

as marcacoes devem ser seguidas pra nao atropelar as valvulas retirando de sincronismo o vira com o comando...

com toda essa mudanca vc apenas ficou soltando faisca dentro da camara antes ou depois do PMS(marcacao nas polias), um detalhe sobre a marcacao, a faisca é solta antes do pistao chegar ao PMS(solta exatamente na marca), o leve retardo da energia chegar a ponta da vela, é o tempo de quase alinhar o pistao a face do bloco, o mais importante é a faisca vir no exato momento q as valvulas estao fechadas, se alguma ainda estiver fechando, vc perde parte da exploxao pelas aberturas das valvulas, por isso carro fora de ponto queima mistura no escap, queima na admissao, nao q queima, mas faz o barulho da explosao, pq escapa na abertura

tudo é tao rapido q essa leve diferenca (da marcacao) antes do pistao alinhar a face do bloco, é o tempo da faisca causar a inflamacao da mistura quase q exatamente ao alinhamento do pistao com a face do bloco, originalmente pouquissimo antes de chegar na face do bloco....

no resumo é bem complexo e extenso, acaba envolvendo tudo da ignicao e alimentacao...
da pra tirar a conclusao q se a faisca vem com alguma valvula aberta, a compressao da mistura comeca com valvulas abertas e acontece mais perdas
mas acho q deu pra entender q fisicamente a taxa estatica de compressao vc nao alterou, pode ser q a compressao mudou pois vc enquadrou de forma a compressao comecar ja com as valvulas totalmente fechadas, dai o resultado q relatou
Entendi o seu ponto, mas descordo pelas seguintes razões:

1) O motor do Corsa GL 1.4 efi, qual era importado na época, tinha uma marcação na polia do virabrequim do PMS, assim como há no cabeçote. Na polia do virabrequim, você podia avançar mais um dente na correia que o pistão ainda atingia a sua plenitude máxima do curso máximo do virabrequim.

2) Com esses dados em mãos, e com cabeçote ajustado no PMS, você tem a possibilidade de ajustar o avanço do comando em até um dente na correa dentada, para ajustar as aberturas da válvulas.

3) Como esse carro possui a ignição através da leitura do sensor hall dentro do distribuidor, você pode ajustar o avanço ou retardo da ignição através do ajuste da tampa do distribuidor.

4) As válvulas abertas ao mesmo tempo, que é conhecida como Overlap ou cruzamento de abertura das válvulas de admissão com a de escape, foi duramente criticada pela mesma razão que você expôs. Contudo, verificou-se que dependendo do tempo de abertura das válvulas e da posição em relação ao PMS, vc. obtém mais rendimento do que se elas estivessem fechadas durante todo o ciclo da explosão da mistura.

5) Não há nenhuma possibilidade de remapear com a injeção original, os Corsas EFI, pois a Multec 700 trabalha com memcal e não com chip.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”