[DÚVIDA] - O carro anda sozinho com a 2ª engatada?

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joao carlos e de oliveira
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[DÚVIDA] - O carro anda sozinho com a 2ª engatada?

Mensagem por joao carlos e de oliveira »

bom dia galera,gostaria de saber se normal quando estou andando e esta na segunda marcha o carro anda sozinho sem que eu acelere somente na seguna marcha,sera que isso interfere na economia do carro.fiz uma media e ele ta fazendo 13 km por litro.o carro he 1.0 8 valvulas hatch 4 portas 98.
cesarafs
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Mensagem por cesarafs »

É normalíssimo, já que o carro já estava andando...mas isso dura pouquíssimo tempo, se vc não acelerar o carro vai perder velocidade até começar a dar aqueles "trancos" avisando que vai morrer por falta de força...
marco2006oliveira
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Mensagem por marco2006oliveira »

claro que é normal , ta engatado , o motor ta girando , vai andar...

o motor mesmo em marcha lenta tem força...
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awaked
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Mensagem por awaked »

Normal.

Se prestar atenção vai ver que o carro anda sem o acelerador, desde a primeira marcha até a quinta.
É só soltar a embreagem bem devagar. Todos os carros fazem isso.

Pra mim foi bem útil quando arrebentou o cabo do acelerador do meu Santana. Dava pra manter 50 km/h saindo do zero arrancando bem devagar até chegar ao mecânico.
joao carlos e de oliveira
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Mensagem por joao carlos e de oliveira »

valeu pela ajuda galera,e que eu tinha uma moto e nao acontecia isso so se eu regulasse a embreagem pra ela andar sozinha ,pensei que no carro fosse assim tbem.
Rorion
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Mensagem por Rorion »

É normal desde dos primeiros Gol GTI 1988 (primeiro carro com injeção eletrônica no Brasil).

Com o advento dos "cérebros" calculadores motor e injeções eletrônicas , os carros passaram a manter o mínimo de funcionamento na forma que vc mencionou e sem comprometer em nada a nível de consumo e etc pois é calculado. Outro detalhe é que vc não necessita acelerar o carro para ligar, outro benefício das injeções eletrônicas e calculadores motor (centrais eletrônicas).

Agora, tente rodar da mesma forma com carros carburados (1990 pra trás...) ou tente ligar sem acelerar. Não vai conseguir trafegar em marcha lenta (carro vai dar coice e morrer) e nem conseguir ligar o carro sem acelerar.
A não ser que mexa lá no giglê do carburador e acelere o carro, mas aí vai passar vergonha pois ao parar num sinal, o carro vai ficar acelerado além de consumir absurdamente e poluir mais.
awaked
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Mensagem por awaked »

De boa... anda sim.
Voyage 93 1.8 Carburado e Alcool de fábrica.
Sempre mantive a manutenção em dia, mesmo nos piores invernos que peguei ele sempre liga de primeira. Sempre. Usando nem metade do afogador ficando na faixa dos 1500 RPM. E não tem essa de morrer ou segurar no acelerador, ligou pode andar. Meio chucro até esquentar, mas se andar de boa nem se percebe que ele está "esquentando".
Com o motor quente dá pra fazer a mesma coisa, andar só na embreagem.

Não é o método de injeção que controla isso.
A injeção eletronica o máximo que pode fazer é ajudar a tornar o carro mais difícil de morrer.
O motor ligado de qualquer carro tem rotação mínima, quando solta a embreagem essa rotação mesmo que baixa do motor é transferida pras rodas e o carro anda.
Um amigo que tem fuscar 67 duvidou e fui lá mostrar, fui até a quarta marcha do fusca sem relar no acelerador, e olha que a rua nem era plana, não chamaria de subida, mas não era plana.
Rorion
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Mensagem por Rorion »

Então, com o afogador puxado era o recurso dos carburados da antiga para se ligar o carro frio, qndo não se conseguia ligar acelerando.
Injeção eletrônica foi afogador, pisadas no acelerador ao ligar pro espaço.Tudo controlado eletronicamente.
Quanto a manter um carro carburado em qualquer marcha rodando na lenta, ou vc tem que ser piloto, ou deixá-lo levemente acelerado. Apesar de conseguir uma estabilidade de marcha lenta no carburador sem marchas engatadas, a partir do momento que se engatam marchas e outros fatores como leve inclinação de rodovia, esforço mesmo que mínimo do carro, começam a se somar , e o carburador não "pensa" nestes aspectos aí começam os coices até morrer.Sinceramente, um simples mortal não consegue rodar com carro carburado na lenta engatado de 1° a 5° sem os trancos e morridas.
Já na injeção vira tarefa fácil pois é controlada pela central que monitora vários aspectos pelos sensores. Abs!
awaked
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Mensagem por awaked »

Rorion escreveu:Sinceramente, um simples mortal não consegue rodar com carro carburado na lenta engatado de 1° a 5° sem os trancos e morridas.
Já na injeção vira tarefa fácil pois é controlada pela central que monitora vários aspectos pelos sensores. Abs!
Tenho amigos que não conseguem ir de 1° a 5° em carros novos como Polo e o novo Voyage, hehehe. Paciência e técnica, hehehe. Pra não morrer na subida por exemplo, é só reduzir marcha como deveria ser feito com o acelerador. Só não vai numa rampa de prédio, uma rua dessas que são verdadeiras ladeiras.

De qualquer forma parece banal, mas é um assunto importante, 90% dos meus conhecidos (parentes e amigos) simplesmente desconhecem que o carro arranca só na embreagem. Devagar, claro.

Aprendi na auto escola, o instrutor tinha aquele papo, lembram? Solta a embreagem devagar até o carro começar a tremer, ae solta o freio, o carro começa a andar, termina de soltar a embreagem devagar... depois acelera. Pelo menos foi assim que aprendi. Depois de algumas aulas estava tudo rapido e sincronizado já.
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