Sensor TPS (posição do corpo da borboleta)

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leandrovillar
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Sensor TPS (posição do corpo da borboleta)

Mensagem por leandrovillar »

entuam galera, acho q to enchendo o saco de vcs...SemControle q diga!!!!
mas percebi uma coisa no meu corsa...venho relatando em outros tópicos meu problema com a oscilição do motor. já fiz várias tentativas e mudou muito pouco o comportamento do motor:
1) Troquei o atuador de marcha lenta (IAS)
2) troca da tampa do distribuidor e cabos de vela
3) troca da sonda lambda
4) reforço dos cabos (do distribuidor para a bateria e aterramentos do chassi e bloco)
5) aterramento na carcaça da central
o alternador tah bom e a bateria tbm...foi td testado!

hj, resolvi fazer o seguinte teste: durante instabilidade e estabilidade do motor fui desligando alguns sensores pra ver como o mesmo se comportava...ou se melhorava, ou piorava, ou ficava a mesma coisa. conclusão...quando desconectei o sensor de posição da borboleta (TPS) não ocorreu nenhuma mudança no carro mesmo quando eu dava umas aceleradas...

será q o TPS tah ferrado ou isso é normal???

aguardo a opnião de vcs! valeu....


leandrovillar
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Mensagem por leandrovillar »

o cabo q eu liguei naum foi do distribuidor para a bateria naum...foi do alternador para a bateria...escrevi errado na msg anterior no número 4...foi mal!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

mas continua postando num topicos so, quem chega agora nao tem nocao do q ja foi feito antes....
o problema de tentar descobrir os problemas assim, é q a luz da injecao vai demorar a ligar com o sensor desligado, e a central ignora akele sensor/atuador desligado e passa a usar os outros sensores pra "calcular e simular" o sensor desligado....

so de exemplo, no golf tem o MAF é o sensor q mede a massa de ar admitido, e calcula a injecao de combustivel com base nisso, eu tinha um problema de qnd vinha 1.5 de pressao cospir a pressurizacao bem no corpo de borboleta, logo isso virava uma entrada falsa e tanto, pq comecava a somente aspirar ar ali, e a medicao do MAF ficava inutil....pra conseguir andar nessas condicoes eu era obrigado a desligar o sensor MAF pra q a central calculasse o valor q deveria estar no MAF por outros sensores.....
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leandrovillar
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Mensagem por leandrovillar »

foi por postar em locais diferentes é q eu tava tentando colocar os assuntos no local certo...foi mal mesmo. vc tem como unificar todos os tópico em um só?

mas se liga só...eu tentei desligar o map pra ver como ele se comportava e o carro não segurava a rotação e morria. tentei pela mangueira e direto pelo cabo mas não deu certo.

hj eu troquei o TPS consegui um novo baratinho com um colega q tem uma autopeças.
conclusão parece ter pouquíssima melhora.

percebi tbm q em alguns momentos o carro fik acelerado e demora pra estabilizar e as vezes eu tenho q desligar e ligar pra ele normalizar.

essa história de entrada de ar falsa tenho pensado muito nisso e por isso faço a seguinte pergunta...quais são os principais pontos de entrada falsa de ar? as juntas do tbi são novas pois fiz a limpeza. a mangueira do map tava com as pontas ressecadas mas já resolvi isso.

vc acha que como meu carro tem gás o sistema de mistura pode estar atrapalhando?

abraços e mais uma vez desculpa pela bagunça dos tópicos!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

nao tenho como unir ou separar...

entrada falsa seria desde uma valvula no cabecote empenada até alguma coisa antes de borboleta....
o sistema de GNV pode contribuir, mas nunca vi um problema assim.....

variacoes na lenta, ainda acho q os dutos fininhos de passagem de ar na TBI devem ta com sujeira

o MAP so deveria aparecer problema na questao da mangueira entupida ou com furos mesmo, ele ligado ou nao no coletor a pressao nele seria a mesma....

no manual da central tem como testar os sensores em separado...vc pode perder um tempo se divertindo
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leandrovillar
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Mensagem por leandrovillar »

reparei em duas coisas...no TBI, perto do atuador de marcha lenta tem uma pecinha de plástico onde entram duas mangueiras fininhas...uma tah indo pra uma vávula onde tem a mangueira de combustível ligada (acredito q seja uma vávula reguladora de pressão da linha de combustível) a outra eu não sei pra onde vai ou da onde vem.

na capa q recobre o TBI na parte de trás tem duas pequenas entradas para mangueiras finas...uma delas está acoplada uma mangueirinha que vai pra caixa do filtro de ar na outra mangueira não tem nehuma mangueira...isso é normal ou teria q ter alguma?

desculpa tá enchendo vc mas, éq jah to ficando louco!

vou fazer mas uma limpeza do TBI nessa final de semana pra tirar a dúvida.

abraços e obrigado...


leandrovillar
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Mensagem por leandrovillar »

acho q matei a charada...fiquei com a questão de entrada falsa de ar na cabeça e pouco depois de enviar a mensagem anterior não me aguentei e fui verificar as mangueirinhas do carro...é isso mesmo, coisa de doido...22:00 horas e estava eu debruçado sobre o motor com um monte de lanterna!!!! enfim...olha oq eu descobri

1) na vávula reguladora de pressão de combustível tem duas entradas para mangueira de ar
2) em uma das entradas vai uma mangueira daquela pecinha q eu falei q tem perto do atuador de marcha lenta (IAS)
3) na outra entrada deveria ir uma magueira q vai ligada em uma vávula que tem na linha q vai pro hidrovácuo, essa vávula que vai pro hidrovácuo tah com a saída pra vávula do combustível tampada
4) a outra mangueirinha q vai na pecinha perto do IAS tem q ser ligada naquela capa do TBI, ao lado da mangueirinha que vai pra caixa do filtro de ar
5) como se não fosse o bastante toda essa confusão das mangueiras de ar/vácuo uma das mangueiras q vão para a vávula do combustível está furada, praticamente partida

bom, não tive com resolver pois não tinha mangueira de ar com o diametro compatível amanhã vou comprar e refazer essas ligações e posto o resultado...

se eu errei em como deve ser a ligação de alguma mangueira...fala aí!!!

abraços!!!!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

é tanta bagunca q nao consegui visualizar na cabeca, mas eu acho q tem coisa errada, o vacuo do hidrovacuo nao deve se misturar com combustivel.....
fiquei perdido, mas em ja ter achado uma mangueira zoada, é capaz de ter mais...
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Mensagem por leandrovillar »

é vávula canister e não de combustível...falei besteira!!!!

tem um camarada que relata problemas na lenta e carro acelerado por causa dessa vávula...depois q eu refiz a ligação, ficando da maneira certa, agora, o carro começou a ficar acelerado.

como se trata de uma vávula q trabalha com o vácuo, e dependendo dela para dar ou não passagem de ar/gases de uma lado para o outro, se ela estiver ruim me dá uma P*** entrada de ar falsa!!!!

vou trocar...vmos ver noq dah!!!

abraços!!!


leandrovillar
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Mensagem por leandrovillar »

entaum, antes de trocar mais uma peça, hj resolvi ir em um especialista em injeção sério.

o cara andou no carro na gasolina, no gás, com ar ligado, com ar desligado, devagar, rápido, subindo e decendo ladeiras, enfim, fez um teste em diversas situações antes de ligar o scaner.

ele disse q tava td aparentemente legal mas q ele sentia um pequeno vazio nas arrancadas e tava incomodado com o tempo q a ventuinha tava ligada e com a temperatura q o carro trabalhava, após isso ligou o scaner ( e q scaner...é da kaptor mas, eu nunca tinha visto daquele modelo era um mega-fuck-high touch).

nenhum erro gravado na memória fomos até a parte gráfica...td normal...ou quase normal se não fosse a bendita temperatura de trabalho...a ventuinha parava em 65 graus e naum passava de 92 graus. ele falou q provavelmente a irregularidade do carro se dava por ele naum estar trabalhando na temperatua ideal de forma constante. constatou tbm q a posição da borboleta tinha sido alterada e q chefar a 100% ele não conseguiria mas chegaria perto e assim mesmo depois q eu resolvesse o problema da temperatua.

o antigo dono relatou problemas de super-aquecimento e ter trocado a cebolinha...em outros tópicos ví relatos dq o modelo gl 1.4 efi não tem cebolinha para armar a ventoinha sóq ao chegar em casa comecei a procurar no radiador, embaixo, ví um sensor de dois polos q presumo ser a cebolinha.

bom, procurei na internet pela tal cebolinha q aciona a ventuinha e achei da mte com a seguinte especificação: corsa 1.4 efi com ar-condicionado => 2 polos, 77 graus/72 graus - 100 graus/95 graus...acredito q ela seja dupla por conta do ar condicionado e q o primeiro estágio liguq em 77 graus com o ar ligado e desligue com 72 graus e o segundo estágio ligue em 100 graus e desligue em 95 graus...

essas especificações batem com o modelo do carro? no site da MTE o modelo dela no catálogo é 740.

abraços...


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