Boa Noite a todos,
Pessoal, no sábado à tarde levei o corrsinha, 1.6 MPFI 96, ao mecânico para ele fazer uma limpeza na sonda lambda. Serviço feito, a sonda não estava carbonizada, à noite fui dar um passeio com o carro e logo senti uma perda de força notável, levantei o capô e percebi que o plug da sonda lambda estava mal encaixado. Feito o encaixe, o carro voltou ao normal. Domingo pela manhã, ao ir para o trabalho, após concluir uma ultrapassagem normal, sem redução o carro começou a cortar, tipo queimando dois cilindros. Parei o carro, chamei o reboque e avisei ao mecânico. Hoje, testamos a bobina, cabos de vela, pois o carro tava sem corrente. Trocamos o sensor de rotação e ao ligar o carro que insistia em cortar percebi que a polia do comando estava se deslocando (vai e vem) no sentido axial, então tiramos a tampa de tuchos e o menos provável pro mecânico aconteceu, o comando quebrou exatamente no meio.
Agora minhas constatações e dúvidas:
O comando não quebrou por falta de lubrificação, pois o mesmo está lisinho e sem resíduos de borra;
Vocês acham que empenou válvulas durante o tempo que ele funcionou o carro?
O carro roda no GNV e um pouco na gasolina, é claro.
Será que a quebra teve a ver com o sensor de rotação?
O mecânico disse que vou ter de trocar a gaiola do comando, pois corro o risco de quebrar outro comando novo se não trocar a gaiola, procede?
O carro vai amanhã pra oficina para desmontagem, o curioso é que não mantenho meu motor em regimes altos de giros, manutenções feitas em dia. Rodo cerca de 1.300km/mês e nuca tinha trocado o comando. Desculpem pela carta mais tô intrigado com isso. Ajudem, por favor.
Walter Lacerda.
Corsa 1.6 MPFI 96
Completinho e com o comando quebrado.
[Dúvida] Quebra do Comando de Válvulas, qual o motivo?
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Ja peguei isso aqui na oficina,é bem estranho né
nesse caso a gaiola tinha empenado ,tivemos que trocar pois ela naum deve ser plainada, pois prenderia valvula !!!
o cabeçote sim faciamos ele ,so por garantia ,e uma boa limpeza de carter.
Mais o motivo da gaiola ter empenado naum sabemos ,talvez alta temperatura ,falta de torque nos parafusos do cabeçote... blz
nesse caso a gaiola tinha empenado ,tivemos que trocar pois ela naum deve ser plainada, pois prenderia valvula !!!
o cabeçote sim faciamos ele ,so por garantia ,e uma boa limpeza de carter.
Mais o motivo da gaiola ter empenado naum sabemos ,talvez alta temperatura ,falta de torque nos parafusos do cabeçote... blz
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motor FI 8v dá problemas no comando (rachar / quebrar ou desgaste excessivo)
Motor FI 16v dá problemas na correia dentada (não dura muito)
Isso é fato!
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Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
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gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
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precisa tirar o cabecote e mandar verificar tudo isso, se houve o empenamento
quebra de comando em corsa nao é tao raro de acontecer
em geral a gaiola q ele pede pra trocar, tenha empenado, qnt ao comando compre original, os paralelos sao batata quebrar
acredito q seja coincidencia o sensor de rotacao
quebra de comando em corsa nao é tao raro de acontecer
em geral a gaiola q ele pede pra trocar, tenha empenado, qnt ao comando compre original, os paralelos sao batata quebrar
acredito q seja coincidencia o sensor de rotacao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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O meu corsa e um wind 1.6 8v 2000 4 portas , nesse final de semana 04/08/18, sai cedo com o carro ate a rodoviária, andei cerca 60km, carro perfeito, sereno, quando cheguei em casa, desliguei o carro e depois de uns 20 min iria sair, quando eu entro no carro e ligo, normal, coloco a primeira e começo a andar o carro perde potência, fiz os testes de alimentação, tudo normal, e o carro ratiando e morrendo, levo no mecânico, quando abro a tampa do comando de valvulas, a surpresa, comando quebrado! Partiu no meio entre os 4 pistões, agora e fazer o cabeçote e comprar outro kit original. Que tristeza!!
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Olha, aconteceu algo semelhante comigo, mas dei sorte de não danificat nada a mais do que o oróprio eixo, que quebrou entre os cilindros 1 e 2.
Comprei um novo eixo e instalei...não gostei de uma folga axial e radial, do eixo em relação a gaiola...comprei uma nova gaiola e as folgas não mais apareciam...ficou bom e lá se vão uns 3 ou 4 anos.
Se no seu caso foi somente o eixo (sem ter quebrado mais nada ou empenado válvula), não há necessidade de retífica...
Comprei um novo eixo e instalei...não gostei de uma folga axial e radial, do eixo em relação a gaiola...comprei uma nova gaiola e as folgas não mais apareciam...ficou bom e lá se vão uns 3 ou 4 anos.
Se no seu caso foi somente o eixo (sem ter quebrado mais nada ou empenado válvula), não há necessidade de retífica...
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Passei hoje na oficina e conversei com o mecânico, aonde ele me explicou que quebra em comando e proveniente de empenamento da gaiola, isso vai forçando as sedes do eixo aonde há o rompimento com o tempo, principalmente por que geralmente quando se faz a retifica do cabeçote não se da passe na gaiola do comando.
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Vamos por partes...
O bloco do motor, é de ferro e muito grande...esse não empena fácil não...
O cabeçote é de alumínio, que é macio e sujeito a empenamento devido as temperaturas elevadas a que ele é submetido quando o motor sobreaquece...
A gaiola é também de alumínio, porém perto do cabeçote, é muito mais fraca, pois tem paredes finas e muito menos densa e nem precisa ser, pois não fica sujeita a mesma temperatura do cabeçote...
Então, por si só, a gaiola não empena nunca...mas pode ser levada ao empeno pelo cabeçote, por sobreaquecimento ou pelo aperto desbalanceado dos mesmos parafusos que prendem o cabeçote e ela.
Em resumo, sem levar em consideração as altas temperaturas que empenam o cabeçote e por tabela também a gaiola, a gaiola só é empenada pelo erro do aperto do cabeçote... o problema é que pode demorar para vir a ocorrer uma quebra, pois o conjunto é lubrificado...
Folgas podem surgir pelo desgaste natural (muito demorado), ou pela ineficiência de lubrificação nos apoios (mancais), vindo a ocorrer a vibração e a flexão do eixo e em seguida sua quebra.
Por isso que considero de suma importância, verificar o giro do eixo, após a montagem, com a mão...sem qualquer tipo de peso (balancins, correia sincronizadora...), de modo a confirmar algum erro de aperto que cause arrasto demasiado nos mancais, que prejudicará o filme de lubrificação, desgaste mais rápido, vibração, flexão e quebra do eixo.
O bloco do motor, é de ferro e muito grande...esse não empena fácil não...
O cabeçote é de alumínio, que é macio e sujeito a empenamento devido as temperaturas elevadas a que ele é submetido quando o motor sobreaquece...
A gaiola é também de alumínio, porém perto do cabeçote, é muito mais fraca, pois tem paredes finas e muito menos densa e nem precisa ser, pois não fica sujeita a mesma temperatura do cabeçote...
Então, por si só, a gaiola não empena nunca...mas pode ser levada ao empeno pelo cabeçote, por sobreaquecimento ou pelo aperto desbalanceado dos mesmos parafusos que prendem o cabeçote e ela.
Em resumo, sem levar em consideração as altas temperaturas que empenam o cabeçote e por tabela também a gaiola, a gaiola só é empenada pelo erro do aperto do cabeçote... o problema é que pode demorar para vir a ocorrer uma quebra, pois o conjunto é lubrificado...
Folgas podem surgir pelo desgaste natural (muito demorado), ou pela ineficiência de lubrificação nos apoios (mancais), vindo a ocorrer a vibração e a flexão do eixo e em seguida sua quebra.
Por isso que considero de suma importância, verificar o giro do eixo, após a montagem, com a mão...sem qualquer tipo de peso (balancins, correia sincronizadora...), de modo a confirmar algum erro de aperto que cause arrasto demasiado nos mancais, que prejudicará o filme de lubrificação, desgaste mais rápido, vibração, flexão e quebra do eixo.
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Quanto ao passe na gaiola, nunca ouvi falar nisso, pois afetará a geometria e deslocamentos dos componentes que trabalham na gaiola (curso dos tuchos e válvulas, altura dos balancins, escoras etc...).
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