[DÚVIDA] - Quais são os tipos de óleos?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
AlexFMorais
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Sexta-feira 14 2009f Agosto 2009 11:47:20 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Quais são os tipos de óleos?

Mensagem por AlexFMorais »

Fiquei sabendo que tem óleo da ACDelco de 1ª e segunda linha !!! Existe mesmo isso ??

O óleo da Lubrax é melhor ou compatível da Lubrax, já ouvi elogios !

Mas eu sempre usei da ACDelco, mas tenho a sensação de que estou pagando mais pela marca !!!

Alguem tem mais recomendações, principalmente para motor 1.6, gasolina e GNV.

O óleo fica preto facilmente, +- 4.000km !!!!


Avatar do usuário
ALEXBH16V
:: Champ ::
Mensagens: 516
Registrado em: Segunda-feira 10 2009f Agosto 2009 05:27:48 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ALEXBH16V »

Olá meu chará, somos chará até no sobre nome, me chamo Alex H. Morais....
mas por se falar em óleo tenho muita duvida também, no caso vc está usando o óleo indicado
no manual? eu tenho um Corsa Super 1.0 MPFI 16V 2000/2000 o óleo que to usando é
semi-sintetico da Lubrax e eu troco sempre com 5.000kml mas troco sempre o filtro junto
com o óleo a cada 5.000km, é um óleo muito bom! o ideal mesmo é usar um sintético, mas
é muito caro, entao optei pelo semi-sintetico da lubrax nao to tendo problemas!


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Primeiro, qual o tipo de óleo consta no manual do seu carro? É 20W50, 20W40 ou 15W40? Não sei onde vc compra o seu óleo, mas aqui em SP, na Av Barão de Limeira tem a Accioly, revendedora GM, que tem bons preços pra óleo AcDelco.

Nunca ouvi que tem óleo de primeira e de segunda, pode ser que a pessoa se referiu que existe óleo API SF, recomendado para o Corsa 96 ..., e o óleo API SM, recomendado para os veículos bem mais novos. Se vc usa um SF tá bom, se usa SM tá ótimo, oque não pode é usar SF num carro que pede SM.

Se o seu carro puder usar um 15W40 mineral, experimente Lubrax Top Turbo ou Lubrax Extra Turbo da Petrobras, são óleos minerais, produzidos para caminhões, mas com todas as características de óleo para carros, isso já foi amplamente divulgado em vários fóruns de veículos pela net. Inclusive eu lí um relato de pessoas do Omega Clube que passaram a usar este óleo e tiveram um ligeira queda na temperatura do omegão. Tb usuários do CeltaClube usam este óleo em carro turbo normalmente e exigindo o máximo do veículo.

Mas de maneira geral, como já usei várias marcas - BR, AcDelco, Havoline, Selenia - te digo que escolhendo uma marca reconhecida no mercado, vc não ficará na mão por causa de óleo, pois meu corsa após 150 mil km, abri pessoalmente o cárter, e não havia vestígio de borra de óleo nem nenhuma formação sólida de resto de óleo, somente líquido e uma sugeira superficial nas paredes do bloco. A única coisa que fiz foi trocar sempre com 5 mil km junto com o filtro.

Rogério.


AlexFMorais
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Sexta-feira 14 2009f Agosto 2009 11:47:20 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AlexFMorais »

Uilizo o 20w50 SJ da ACDelco, é apropriado ?


AlexFMorais
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Sexta-feira 14 2009f Agosto 2009 11:47:20 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AlexFMorais »

No manual, tem as especificações:

SAE 15W40, 20W40, 20W50, das classificações API - SG, SF ou SH, agora fiquei perdido !!!

Para 1.6, GNV, qual é o melhor ?? E quais as diferenças, inclusive o SJ


Lucas/RS
:: Piquet ::
Mensagens: 287
Registrado em: Domingo 09 2005f Janeiro 2005 12:05:32 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas/RS »

AlexFMorais escreveu:Uilizo o 20w50 SJ da ACDelco, é apropriado ?
Até dá pra usar, mas SJ é meio obsoleto. Usaria no mínimo um óleo SL, mas os óleos SM estão cada vez mais populares e com preço bem em conta. Se quer um bom SM, utilize o Mobil Super HP 20W50 SM. É super barato inclusive.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS


AlexFMorais
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Sexta-feira 14 2009f Agosto 2009 11:47:20 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AlexFMorais »

Na sinceridade, qual é o melhor óleo para 1.6 8v, GNV


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

oleo bom é o indicado no manual, estando dentro dos requisitos do manual pode usar sem problema.....

tem um topico enorme falando sobre oleos nas materias tecnicas aki dentro de motor e preparacao.....
naoé o fato do GNV q te obriga a usar outro oleo, sao tantas outras coisas q ele interfere
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


AlexFMorais
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Sexta-feira 14 2009f Agosto 2009 11:47:20 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AlexFMorais »

Ferifico o óleo e precebo a viscosidade fina, aparenta ter água, isso depois que coloquei o respiro de óleo, pode acontecer ?? Ainda mais com esse tempo fechado (Inverno) muito frio, teve um dia que parei depois de rodar + - 25Km e notei saindo vapor do filtro do respiro, sendo que recentemente, o moteor teve manutenção foram meus tios, acompanhei todo o processo comjuntas novas todo o procedimento devido. Ficou mesmo bom, infiltação não é pois a água do reservatório está limpa e no limite normal ! O que pode acontecer se estiver mesmo adquirindo umidade externa ??


ljandrade
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Terça-feira 11 2009f Agosto 2009 10:48:58 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ljandrade »

Galera, encontrei esse texto e achei interessante, fala um pouco sobre as caracterísitcas dos liubrificantes, como são as nomenclaturas e as especificações.


Qual é a função de um óleo de motor?

O óleo do motor tem não só a função de lubrificar as suas peças móveis (bielas, pistões, comando etc.) evitando o seu desgaste, mas também as de arrefecer os compenentes mais quentes, manter o motor livre de depósitos e vedar os segmentos e válvulas contra a eventual passagem dos gases resultantes da combustão.

Essas últimas funções são frequentemente esquecidas pelo comum dos utilizadores mas são fundamentais para a longevidade do motor a prazo.O sistema de classificação dos lubrificantes baseia-se na determinação do seu índice de viscosidade, medido a alta temperatura no caso dos óleos monograduados e tanto a baixa como a alta temperatura no caso dos óleos multigraduados.


Em uma embalagem de óleo a inscrição SAE 10W-40, o que quer dizer o SAE?

SAE é a sigla que designa a Society of Automotive Engineers, entidade norte-americana responsável pela definição de inúmeros standards, com especial incidência na áreas da indústria automóvel, aeronáutica e naval, incluindo naturalmente as classificações da viscosidade dos óleos, tanto dos motores como das transmissões.

O sistema de classificação dos lubrificantes baseia-se na determinação do seu índice de viscosidade, medido a alta temperatura no caso dos óleos monograduados e tanto a baixa como a alta temperatura no caso dos óleos multigraduados.


O que são a viscosidade e o índice de viscosidade?

A viscosidade é a medida da resistência de um fluido ao seu próprio fluir. Existe uma unidade de medida para a viscosidade absoluta (o poise) e outra para a viscosidade cinématica (o stoke). No entanto, e como a viscosidade varia na relação inversa da temperatura, não faz muito sentido indicar um valor se não se indicar também a temperatura à qual ele foi medido.

Já o índice de viscosidade não tem unidade, uma vez que resulta da aplicação de uma fórmula que tem viscosidades tanto no numerador como no denominador e é determinado por comparação com óles cujas viscosidades a temperaturas conhecidas servem de referência. São tidas em conta as viscosidades a 40ºC e a 100ºC. No fundo, o índice de viscosidade permite indicar qual a resistência de variação da sua viscosidade face à variação de temperatura.

São necessários altos índices de viscosidade sempre que se pretende uma viscosidade relativamente constante ao longo de uma gama de temperaturas mais ou menos vasta. Num motor de automóvel, por exemplo, o óleo tem que fluir de forma relativamente livre para permitir os arranques a frio mas tem que manter uma viscosidade suficiente a quente por forma a permitir uma lubrificação adequada.


O que são óleos multigraduados?

São óleos que cumprem mais do que um grau da tabela de viscosidades e que, por isso, são adequados para uma utilização ao longo de uma gama de temperaturas mais vasta do que um óleo monograduado, ou seja, um cuja viscosidade especificada só tem esse valor a uma temperatura de referência.


E o que significa o 1OW-40?

Indica, antes de mais, que se trata de um óleo multigraduado. Depois, esses óleos têm dois valores de índice de viscosidade. Por isso, o 10W-40 significa que se trata de um óleo que tem um índice 10 a baixas temperaturas, próprias de um arranque de manhã num clima frio, e um índice 40 a altas temperaturas, indicando uma viscosidade relativa elevada para garantir a adequada protecção a temperaturas mais elevadas. O W vem do inglês Winter, indicando que, mesmo no Inverno, esse óleo garante um índice de viscosidade de 10.

Isto significa, em termos práticos que um óleo 5W-40 funciona melhor a baixas temperaturas que um 10W-40. À semelhança disto, um óleo 10W-45 também funcionará melhor que um 10W-40 a altas temperaturas.


E qual é o óleo melhor para o meu motor?

Não se pode dizer que haja um óleo mais indicado para um motor. O que se deve dizer é que há especificações mínimas que um óleo deve cumprir. E essas são as indicadas pelo fabricante do veículo. Daí para cima, todos os óleos funcionarão bem.
Aquilo que temos que garantir é que o índice de viscosidade a baixa temperatura (o da esquerda) é menor ou igual ao indicado pelo fabricante do motor e que o índice de viscosidade a alta temperatura (o da direita) é maior ou igual ao referido pelo fabricante do veículo. Por exemplo, se no manual do carro vier indicado um óleo 15W-30 só temos que garantir que lhe pomos um óleo cujas especificações não sejam maiores que 15W nem menores que -30.

É evidente que se pode dizer, genericamente, que um óleo é tanto melhor quanto mais amplo for o espectro da sua graduação. Mas, realisticamente, não vejo vantagens especiais em se utilizar um óleo que ultrapasse desnecessariamente as especificações do fabricante.

Nos automóveis antigos, o óleo tem um papel fundamental no arrefecimento do motor e como o óleo mineral possui um bom índice de troca térmico, a transferência das calorias do metal para o óleo será bem superior que com um óleo sintético.A maioria dos jipes utilizados no todo terreno já tem uns anos por isso recomenda-se a utilização de um óleo mineral 15w-40.


E quanto às transmissões?

Normalmente, as transmissões usam óleos minerais de alta viscosidade e longa duração. Isto aplica-se tanto aos diferenciais abertos como a muitas caixas de velocidades manuais. Nestes casos, é ainda frequente a utilização de óleos monograduados, com índices de viscosidade na casa dos 80/90. No entanto, cada vez mais a utização destes óleos vem sendo substituída pelos óleos do tipo EP, de extreme pressure e, por vezes, no caso das caixas de velocidades mecânicas, de óleos iguais aos dos motores.



O que são as classificações API?

API é a sigla que designa o American Petrolleum Institute. Esta entidade, a partir dos dados fornecidos pela SAE e pela ASTM, elabora uma outra classificação escalonando os óleos por tipos e requisitos, classificando-os como SA, SB, SC, etc. para os destinados aos motores a gasolina e como CA, CB, CC, etc. para os indicados aos motores diesel. Actualmente, quase todos os fabricantes indicam especificações do tipo SJ para os motores modernos a gasolina e de CF em diante para os motores diesel.



Qual é a diferença entre óleos minerais e sintéticos?

Designa-se por mineral um óleo que é derivado directamente do petróleo por destilação. Por sua vez, os óleos sintéticos, como o próprio nome indica, são fabricados por processos químicos de síntese que envolvem a construção artificial de moléculas a partir de diferentes componentes-base. A finalidade da obtenção de óleos sintéticos é a possibilidade de se obter uma maior estabilidade em termos de viscosidade ao longo de uma mais ampla gama de temperaturas.

Note-se, no entanto, que todos os óleos, mesmo os designados como sintéticos (fully synthetic) têm sempre uma percentagem de óleos minerais. É que estes funcionam como os "transportadores" dos aditivos, que são cada vez mais frequentes em qualquer tipo de óleos, incluindo os minerais.


E os óleos semi-sintéticos?

Os óleos semi-sintéticos resultam da mistura de percentagens de óleos minerais e sintéticos. Teoricamente, deveriam ser melhores do que os óleos minerais. Na prática, nem sempre é assim, até porque uma boa parte dos óleos comercializados debaixo desta designação chegam a não ter sequer 10% de óleos sintéticos na sua composição.


E é possível misturar óleos diferentes?

É possível mas não é aconselhável. A razão principal situa-se em torno dos aditivos que, hoje em dia, todos os óleos usam e que podem ser imcompatíveis, resultando daí que se anulem ou, até, que ganhem características cumulativas de efeito imprevisível. A situação é particularmente mais complicada se estivermos em presença de óleos sintéticos ou semi-sintéticos. É que, nestes casos, os componentes de uns e outros vão por certo reagir quimicamente, provocando reacções que se podem tornar indesejáveis.

Quando se pretender trocar o óleo por outro de características diferentes, o processo correcto é o de drenar completamente o óleo antigo, substituindo o respectivo filtro, e então proceder ao enchimento com o óleo novo.


Documento: Texaco sobre Lubrificantes
flw.

[]´s
Léo Andrade


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”