[Dúvidas] Será que compensa converter o carro para álcool?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

[Dúvidas] Será que compensa converter o carro para álcool?

Mensagem por dudufuddellys »

Bom, sou de Brasília, o álcool aqui tá custando entre R$ 1,70 e 1,89 o litro. A gasolina no preço monstruoso de R$ 2,66 o litro!

Falta 1 e meio para eu quitar o carro! Não sei se troco assim que terminar de pagar ou se eu fico com ele mais uns tempos e faço essa mudança.

Como eu só uso o carro nos finais de semana e de vez em quando venho trabalhar com ele, pra mim fica mais em conta em todos os sentidos, abastecer com álcool.

Então, fazendo essas mudanças o carro ficaria muito beberrão?

Aumentando um pouco a taxa de compressão dele para rodar legal no álcool

Trocando os bicos injetores, colocando os 4 de vazão maior para o álcool

Troca de chip

Troca do refil da bomba

Em quanto que iria ficar esse serviço se fosse no caso?

O carro tbm iria ficar mais espertinho?

Meu carro tá com 205.000km rodados. Tá girando redondinho o motor.

Compensa ou isso é um gasto desnecessário?
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Olá amigo,

Se vc pretende ficar com ele depois de pagar, pode compensar esta mudança.

Lembre-se que quanto mais detalhada for a conversão, melhor será o resultado final, emobra um carro a álcool geralmente faz de 5 a 8 km/l na cidade com o álcool e, na gasolina pode-se chegar a 12km/l portanto esse economia não é tão grande vendo por este ponto.

Fora a corrosão acentuada de escapamento por conta da grande presença de água no álcool.

Para vc fazer uma boa conversão vc precisa (em geral)

Trocar bomba de combustível;

trocar o sensor de temperatura;

trocar os pistões por próprios para álcool;

fazer um trabalho no cabeçote, incluindo rebaixamento (como vc mesmo mencionou).

é recomendável, também, instalar kit de partida a frio para faciliar em dias mais frios a partida
pela manhã.

Se o tanque do seu corsa for de metal é interessante trocar por um de plástico já que o álcool é mais corrosivo que a gasolina.

Você vai gastar, em média, R$ 1.300,00 com peças e mão de obra de um bom mecânico.

Outra coisa: vc disse que ele já passou dos 200.000 km se nunca foi feito uma retífica nesse motor, é recomendável vc já abrir e fazer todo ele e já passar pro álcool. Ai vc vai ficar com um motor zerado pra pelo menos uns 120.000 km. Claro que ai já vai gastar uns R$ 2.500,00 mais vc vai ter a certeza de que o seu carro tá zerado e com tudo redondo pro álcool.

Senão vc pode pesquisar e ver se compensa mais comprar um carro flex após quitar.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

dudufuddellys, no seu caso não compensa monetariamente fazer essa conversão para álcool.

Por que?

Você disse que o preço do álcool aí está entre R$ 1,70 e 1,89, acreditando eu, que o valor mais baixo deva ser nos postos piratas sem bandeira (esqueça em abastecer neles, nem leve em consideração)
Você disse também que a gasolina custa aí R$ 2,66.

Existe a regra de que para ser vantagem abastecer com álcool o valor de seu litro deve ser igual ou menor 70% do valor do litro da gasolina, então aplicando os valores da sua região temos:

Litro da gasosa = 2,66

Valor vantajoso para abastecer com álcool = 2,66 x 0,70 = R$ 1,86 ou menos

Vc pagando o preço máximo (1,89) seria prejuízo. Pagando abaixo de 1,86, de repente em postos piratas, ou mesmo que fosse em postos de bandeira, seria uma pequena vantagem.

Concluo que não é vantagem para você converter pois você terá que investir uma grana na conversão (chip, kit flex, bomba de combustível,taxar,etc) que seria uma adaptação. Toda adaptação tem que ser bem feita com profissional que cobra o seu devido valor, fora o resultado final que será uma loteria em carro já rodado.
Como a vantagem monetária seria pequenina, além do que você roda muito pouco com o veículo, o retorno do que investiu será muito longo, tempo que você já até se desfez do veículo e comprou um flex.
No seu caso, o melhor seria comprar um flex quando tiver para trocar de carro e aproveitar qndo disponível essa pouca vantagem monetária em abastecer com álcool.


klaudio
:: ST ::
Mensagens: 938
Registrado em: Quinta-feira 12 2004f Fevereiro 2004 01:35:22 PM
Localização: Poá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por klaudio »

:o alcool aqui em media 0,99 centavos e quanto e o litro da gasolina a eu pago 2.45 em media o litro
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”