CORSA TURBO - COLETOR EM BRASA

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Ewerton
:: Millennium ::
Mensagens: 162
Registrado em: Segunda-feira 09 2004f Fevereiro 2004 10:11:13 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ewerton »

Coletor de parede fina, ainda mais tubular inox conduz calor pra fora do coletor absurdamente mais q um de ferro fundido ou açocarbono... e isso é ruim pois tira energia q poderia ser utilizada pra mover as pás da turbina. Com mais espesso vc deve diminuir um pouco o lag.

Agora esses coletores tubulares bem finihos ai costumam rachar fácil viu...


Qto a alimentação, o problema n parece estar na bomba. A parte elétrica foi refeita???
Alias q bomba vc ta usando dentro do tanque?
Corsa GSi Turbo - 333hp @ 7300rpm 1,2bar


Avatar do usuário
edneypimenta
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Quinta-feira 18 2007f Outubro 2007 01:53:02 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edneypimenta »

[quote="Ewerton"]Coletor de parede fina, ainda mais tubular inox conduz calor pra fora do coletor absurdamente mais q um de ferro fundido ou açocarbono... e isso é ruim pois tira energia q poderia ser utilizada pra mover as pás da turbina. Com mais espesso vc deve diminuir um pouco o lag.

Agora esses coletores tubulares bem finihos ai costumam rachar fácil viu...


Qto a alimentação, o problema n parece estar na bomba. A parte elétrica foi refeita???
Alias q bomba vc ta usando dentro do tanque?[/quote]



É verdade. Sem contar que o cofre fica pegando fogo. Em breve vou em outra oficina tentar inverter a posição da minha turbina pois do jeito que ela está nào tem como eu colocar um filtro de ar e fazer uma captação numa altura mais elevada como a tomada original do carro que fica logo abaixo do capô. A turbina está um pouco abaixo da bomba da direçào hidráulica. Estou com receio de que ela possa arpirar água. Qdo for fazer isso mando fazer um coletor mais robusto.

A bomba agora é externa. Foi feita uma fiação do chicote original que fica acima do tanque até a bomba externa que está fixada na cinta de fixação do tanque. A bomba é uma SPA de 9bar que o meu preparador falou que ela não é boa. Pra começar qdo ele foi testar a bomba ela estava travada. Depois do nada ela passou a funcionar. Ele me contou uma história sobre essa bomba. Ele falou que comprou doze unidades dela para equipar os carros deles que correm na arrancada aqui no Ceará. Duas já vieram travadas o resto foi quebrando aos poucos. Eles colocaram de volta na caixa e devolveram todas as doze a SPA.


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

Eu cheguei a comprar eu usar no meu GSI essa bomba da SPA, porem comprei uma que eles chamam de 12 bar... uma CENSURADO! É a mesma coisa que uma GTI original, porem com consumo muito maior de amperagem. Pra encurtar a história... eu joguei ela no lixo e ainda estava funcionando!
Hoje uso uma GTI Full da Dynamica + uma GTI+4 tambem da Dynamica, e não tenho do que reclamar. Na minha RS2 que tem 472cv tb uso duas GTI+4 da Dynamica e uma Full, isso a mais de 5 anos e nunca tive problema.
Boa sorte com seu carro.
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


Avatar do usuário
edneypimenta
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Quinta-feira 18 2007f Outubro 2007 01:53:02 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edneypimenta »

[quote="GSI T"]Eu cheguei a comprar eu usar no meu GSI essa bomba da SPA, porem comprei uma que eles chamam de 12 bar... uma CENSURADO! É a mesma coisa que uma GTI original, porem com consumo muito maior de amperagem. Pra encurtar a história... eu joguei ela no lixo e ainda estava funcionando!
Hoje uso uma GTI Full da Dynamica + uma GTI+4 tambem da Dynamica, e não tenho do que reclamar. Na minha RS2 que tem 472cv tb uso duas GTI+4 da Dynamica e uma Full, isso a mais de 5 anos e nunca tive problema.
Boa sorte com seu carro.
Abraços.[/quote]



Foram exatamente essas bombas que meu preparador aconselhou que eu comprasse.


Avatar do usuário
edneypimenta
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Quinta-feira 18 2007f Outubro 2007 01:53:02 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edneypimenta »

Aproveitando o mesmo tópico.

Meu carro está sendo gerenciado por uma RacePRO-1Fi e um FirePRO fazendo a leitura da roda fônica. A RacePRO no quesito marcha lenta é muito ruim. Meu carro tem A/C e DH. Qdo ligo o A/C o carro praticamente morre e morre de vez qdo o eletroventilador começa a atuar. Eu já sabia que isso iria acontecer. O que não sei ainda é como resolver. Estou querendo colocar o meu atuador de marcha lenta da injeção original para funcionar. Vi no manual da MULTEC B22/MPFI que meu atuador funciona recebendo informação dadas pelo sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, do MAP e da tensão da bateria. Falei com o pessoal da Fueltech e ele disseram que eu deveria ligar também o sensor TPS e o de rotação também sendo que o meu preparador tentou compartilhar o sinal do sensor de rotação com a injeção original e com o firepro e não conseguiu pois o sinal é muito fraco e quuando ele tentava compartilhar não dava nada.

Queria saber se alguém sabe como fazer isso. Ou se há uma outra maneira.

Abraço!


andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Faz um teste bobo!
funciona ele sem o escap?
Se for restrição dos gases já vai diminuir :roll:


Corsa13:1
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Domingo 27 2008f Abril 2008 10:24:46 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa13:1 »

[quote="GSI T"]A T25 não está estrangulando com 151cv, nessa situação nem uma T2 estaria sub-dimensionada.
Até 220/230cv a T25 dá conta dentro do ábaco dela.
Qual o diâmetro do escape? Tem algum abafador de labirinto que possa estar restringindo a saída dos gases? Como está a mistura?
Abraços.[/quote]

Meu como você fala m..

Ábaco ? affff


imp3r4t0r
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 15 2009f Maio 2009 08:43:15 AM
Localização: Corumbá - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por imp3r4t0r »

achei teu topico no google. e ateh me cadastrei aqui....
bom , to com 1 corsa 1.0 VHC que turbinei , com o mesmo problema teu ... o coletor aqui eh cano , feito pela SPA, mas não eh tão FINO e avermelha...

seguinte.. esse kit era de um CELTA 1.0 MPFI, e nunca avermelhou coletor...
coloquei no CORSA VHC, maravilha.. andando pakas... de repente o carro começou a ficar ruim, e piorar, e avermelhar coletor... incandescente, como o SEU ....

nosso problema tambem eh bomba, esse cliente comprou uma marca EURO, ( não comprem jah usei varias e não presta ) eh segunda linha , terceira ou sei la....

aqui a injeção é original, , tem bomba, BICOS, e HPI, e pensando em tirar o HPI , e colocar um gerenciador,., mas como eh carrinho fraco, montamos pra brincar...

oQ eu conheço , sobre avermelhar, é PONTO ATRASADO, Escape Obstruido, ou mta ,mta FALTA...

aqui o escape eh reto. com um TURBão na POnta, dificil obstruir,, Falta pode até ser pela bomba, mas ta avermelhando( segundo o cliente ) sem esticar mto ) ...

e PONTO ATRASADO soh se a injeção atrasou por causa do MAP , mas ai não ficaria na mEMoRIA.... vou passar o Rasther nesse carrinho HOJE....
e ver o escape....

se achar o pq do teu avermelhando . posta ai , pra gente ajudar e SE ajudar.
abraços..

lembrando que quando esse kit com mesmo escape e bla bla bla, ERA DO CELTA nunca avermelhou , com mesmos bicos bomba etc....

a diferença de 1 pro outro eh a injeção e o motor VHC... abraços.


imp3r4t0r
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 15 2009f Maio 2009 08:43:15 AM
Localização: Corumbá - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por imp3r4t0r »

problema resolvidoo.. desmontando o VHC, pra dar uma olhada na junta de cabeçote...
o carro foi piorando ateh não ligar mais,, ligava e ficava sem dar rotação...
mas claro.. antes vamos checar se nao pulou dente na correia...
enfim

quebrou a chaveta (trava) da polia ( engrenagem) do virabrequim. q fica atraz da
polia que pega a correia q vai pro alternador e arcondicionado
e essa polia q pega a correia, eh onde tem os "dentes',. q pegam sinal pelo sensor de rotação...
ou seja.. a polia da correia, foi rodando, e saindo do ponto, saindo . saindo..
ateh nao funcionar....

então, avermelhando por ter atrasado o ponto eletronico,,,, por sote (apesar de ter tambem 1 dente onde vai a correia quebrado .. O PONTO FISICO Da correia não pulou nem atrasou nem adiantou e não zuou o cabeçote )))

enfim... oq ocasionou isso ???/
como quase tudo na vida.... a mão do HOMEM,,, mão de obra pODRE, o antigo mecanico. trocou a correia, e deixou o parafuso meio frouxooooo , qdo o motor traciona ele foi dando tranquinhos na chaveta... ateh que quebrou.....

esse antigo preparador. pegou 1 kit turbo de UMA MONTANA 1.8 e socou nesse CORSA ( .50 ) ... por sorte a turbina nem enxia.... e nao deu pra quebrar o motor...
ligou pro dono do carro, e falou . ta pronto e ta andando.. sem bombas bicos.... tudo original com o KIT turbo..... .50
por sorte nem enxer enxeu......
HEHEHEHHEHEHE...
e foi esse mesmo "preparator", q trocou a correia com 30milKM , e agora ta com 60mil.....
e jah vou trocar.....
dai como o kit nao deu certo .

ele me procurou e turbinamos. e ta forte... amanhã jah ta na rua .. fortão
VHC com 1bar original.:P
abraços.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”