60km/h com 4ª ou 5ª?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
cibonato
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Domingo 08 2009f Fevereiro 2009 06:18:48 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

60km/h com 4ª ou 5ª?

Mensagem por cibonato »

Pois então, vou explicar um pouquinho mais o significado do título... acontece que quando estou na cidade (moro em Montevidéu, Uruguai) quase nunca passo dos 60km/h (no máximo uns 70km/h) e estava desenvolvendo essa velocidade com a 4º engatada.

Porém, percebi que engatando a 5ª, desenvolvo essa mesma velocidade com menos rotações do motor. Essa diminuição na quantidade de rotações me fez pensar na economia de gasolina que poderia existir.

Então, o que vocês acham? Realmente há economia? Indo a 60km/h com 4ª o meu Corsa tinha umas 2000 rpm e com 5º umas 1700rpm.

Um abraço.
Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tenho o hallmeter onde sempre acompanho a mistura, qnd esta com marcha alta e pouca velocidade a mistura fica no rico constante, so voltando a variar qnd se obtem determinada velocidade e rotacao pra marcha em uso....eu acho q nao se economiza nada com essa pouca rotacao pra marcha usada

o problema de usar muita marcha pra pouca velocidade é a carbonizacao do motor...nao sei como é a qualidade do combustivel por ai, mas na ganancia de se ganhar $ deve ter dono de posto colocando so o nome de gasolina....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder

Voltar para “Motor e Preparação”