[DUVIDA] Trocar Motor ou Fazer Retífica.

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flaviosanches
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Mensagem por flaviosanches »

Eduardo,

tenho observado nesses últimos dias e inclusive dando umas aceleradas quando ligo o carro de manhã, porém ainda não percebi nenhuma fumaça ou cheiro estranho, você saberia me dizer qual a km que normalmente o motor do corsa pede uma retífica? o meu tá com 95 mil km.

Vlw
Flávio Sanches
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eduardo.sic
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Mensagem por eduardo.sic »

flaviosanches escreveu:Eduardo,

tenho observado nesses últimos dias e inclusive dando umas aceleradas quando ligo o carro de manhã, porém ainda não percebi nenhuma fumaça ou cheiro estranho, você saberia me dizer qual a km que normalmente o motor do corsa pede uma retífica? o meu tá com 95 mil km.

Vlw
flaviosanches, isso depende muito de como o motor foi tratato, mais pode ficar tranquilo que ainda vai rodar muito, se foi e continuar sendo bem cuidado vc ainda roda + uns 200.000 se não rodar mais.. isso é muito relativo, o seguredo é a manutenção preventiva e troca de óleo religiosas.
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flaviosanches
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eduardo.sic escreveu:flaviosanches, isso depende muito de como o motor foi tratato, mais pode ficar tranquilo que ainda vai rodar muito, se foi e continuar sendo bem cuidado vc ainda roda + uns 200.000 se não rodar mais.. isso é muito relativo, o seguredo é a manutenção preventiva e troca de óleo religiosas.
Eduardo
isso é uma coisa q eu não relaxo, troco sempre religiosamente, de preferência até um pouquinho antes dos 5 mil km, dessa vez como foi a primeira coloquei 20W50, mas acho q vou testar com um mais fino pra ver se o carro queima ou não óleo, sei q se for mais fino o óleo o atrito entre as peças é menor e consequentemente o desempenho tb, claro q sei q não vou perceber a diferença andando com o carro, mas o esforço das peças diminui, diminuindo tb o atrito e uma futura manutenção, agora é só esperar e ver se tá baixando o óleo ou não.
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eduardo.sic
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flaviosanches escreveu:
eduardo.sic escreveu:flaviosanches, isso depende muito de como o motor foi tratato, mais pode ficar tranquilo que ainda vai rodar muito, se foi e continuar sendo bem cuidado vc ainda roda + uns 200.000 se não rodar mais.. isso é muito relativo, o seguredo é a manutenção preventiva e troca de óleo religiosas.
Eduardo
isso é uma coisa q eu não relaxo, troco sempre religiosamente, de preferência até um pouquinho antes dos 5 mil km, dessa vez como foi a primeira coloquei 20W50, mas acho q vou testar com um mais fino pra ver se o carro queima ou não óleo, sei q se for mais fino o óleo o atrito entre as peças é menor e consequentemente o desempenho tb, claro q sei q não vou perceber a diferença andando com o carro, mas o esforço das peças diminui, diminuindo tb o atrito e uma futura manutenção, agora é só esperar e ver se tá baixando o óleo ou não.
Ok, em relação a especificação de óleo eu sigo o manual.. um amigo invesntou de colocar um óleo mais fino e acabou com o motor batido. use um óleo que bata com as especificações do manual.
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flaviosanches
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Eduardo,

sei que óleo muito fino é perigoso, mas se não me engano o manual diz q posso usar tb o 15W40 ou 15W50(este meu pai sempre usou no santana 2.0 dele e nunca deu problema) não sou louco de colocar um óleo muito fino pois sei dos riscos que se corre, agora uma boa pra cuidar do motor é sempre ficar atento à temperatura, caso tenha algum problema de resfriamento ou de lubrificação a primeira coisa a acontecer é a temperatura subir acima do normal, por isso estou sempre de olho... bem meu corsinha nunca passou dos 90 graus... rs quando peguei estrada à noite então, até parecia que o marcador tinha quebrado, mas isso é bom... quer dizer que o motor está trabalhando normalmente e o arrefecimento dele está eficiente.

flw
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flaviosanches escreveu:Eduardo,

sei que óleo muito fino é perigoso, mas se não me engano o manual diz q posso usar tb o 15W40 ou 15W50(este meu pai sempre usou no santana 2.0 dele e nunca deu problema) não sou louco de colocar um óleo muito fino pois sei dos riscos que se corre, agora uma boa pra cuidar do motor é sempre ficar atento à temperatura, caso tenha algum problema de resfriamento ou de lubrificação a primeira coisa a acontecer é a temperatura subir acima do normal, por isso estou sempre de olho... bem meu corsinha nunca passou dos 90 graus... rs quando peguei estrada à noite então, até parecia que o marcador tinha quebrado, mas isso é bom... quer dizer que o motor está trabalhando normalmente e o arrefecimento dele está eficiente.

flw
Blz.. tendo cuidado com o motor o danado vai longe.. heheh

sucesso ae com o corsa.
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Eduardo,

achei essa especificação no site da chevrolet, as especificações dos tipos de óleo e recomendações de período de troca.

Óleo do motor
Verifique o nível do óleo semanalmente ou antes de iniciar uma viagem (espere pelo menos 2 minutos após desligar o motor).
O veículo deverá estar em local plano e com o motor quente.
Caso tenha adicionado ou substituído o óleo, funcionar o motor por alguns segundos e desligá-lo para verificar o nível.
Período para troca
• A cada 7.500 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, se o veículo estiver sujeito a qualquer destas condições severas de uso:
- Uso da marcha lenta por longos períodos ou operação contínua em baixas rotações (“anda e pára” do tráfego).
- Quando a maioria dos percursos não exceder 6 km.
- Operação freqüente em estradas de poeira e areia.
- Operação freqüente como reboque de trailer ou carreta.
- Utilização como táxi, veículo de polícia ou atividade similar.
• A cada 15.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, se nenhuma destas condições severas de uso, acima descritas ocorrer.
Tipos de óleos especificados
Classificação: API-SJ, ou superior.
Viscosidade: SAE 5W30, SAE 15W40, SAE 20W40 ou SAE 20W50.
Quantidade de óleo no cárter do motor: 3,25 litros (sem a troca do filtro); e 3,5 litros (com a troca do filtro).

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flaviosanches escreveu:Eduardo,

achei essa especificação no site da chevrolet, as especificações dos tipos de óleo e recomendações de período de troca.

Óleo do motor
Verifique o nível do óleo semanalmente ou antes de iniciar uma viagem (espere pelo menos 2 minutos após desligar o motor).
O veículo deverá estar em local plano e com o motor quente.
Caso tenha adicionado ou substituído o óleo, funcionar o motor por alguns segundos e desligá-lo para verificar o nível.
Período para troca
• A cada 7.500 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, se o veículo estiver sujeito a qualquer destas condições severas de uso:
- Uso da marcha lenta por longos períodos ou operação contínua em baixas rotações (“anda e pára” do tráfego).
- Quando a maioria dos percursos não exceder 6 km.
- Operação freqüente em estradas de poeira e areia.
- Operação freqüente como reboque de trailer ou carreta.
- Utilização como táxi, veículo de polícia ou atividade similar.
• A cada 15.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, se nenhuma destas condições severas de uso, acima descritas ocorrer.
Tipos de óleos especificados
Classificação: API-SJ, ou superior.
Viscosidade: SAE 5W30, SAE 15W40, SAE 20W40 ou SAE 20W50.
Quantidade de óleo no cárter do motor: 3,25 litros (sem a troca do filtro); e 3,5 litros (com a troca do filtro).

flw
é,, mas esses especificações não são pro corsa, certamente pros carros mais novos.

vc tem o manual do seu carro? em algum lugar aqui do forum tinha um arquivo pdf com o manual.. as especificações pro nosso velho corsa são bem diferentes.. vamos lá:

no manual diz: SAE 15W40 20W40 20W50, API - SG, SF ou SH

em condições suaves, trocar a cada 10.000 KM ou 6 meses
em uso severo, trocar a cada 4.000 KM ou 3 meses
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Eduardo,

tenho o manual sim, vou olhar lá, procurei aqui no fórum mas o link do manual não está mais disponível, bem eu costumo trocar o óleo com 5000 km, mas na prox troca vou ver se coloco o 15W40 pra ver se ele vai queimar óleo ou não...
dei uma olhada no nível ontem antes de sair com o carro e tenho quase certeza que meu mecânico colocou os 4L de óleo q levei pq agora não tá queimando mas o nível ainda tá muito alto, o carro ficou o dia todo parado, mas na vareta ele tá bem acima do max que indica, vou ver se consigo medir melhor hj antes de sair com o carro denovo, o que eu faço com o óleo agora, será q tem problema em deixar ele com mais do que deveria? ou será q levo em algum lugar para recolocar o óleo e guardo o excesso.

vlw
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flaviosanches escreveu:Eduardo,

tenho o manual sim, vou olhar lá, procurei aqui no fórum mas o link do manual não está mais disponível, bem eu costumo trocar o óleo com 5000 km, mas na prox troca vou ver se coloco o 15W40 pra ver se ele vai queimar óleo ou não...
dei uma olhada no nível ontem antes de sair com o carro e tenho quase certeza que meu mecânico colocou os 4L de óleo q levei pq agora não tá queimando mas o nível ainda tá muito alto, o carro ficou o dia todo parado, mas na vareta ele tá bem acima do max que indica, vou ver se consigo medir melhor hj antes de sair com o carro denovo, o que eu faço com o óleo agora, será q tem problema em deixar ele com mais do que deveria? ou será q levo em algum lugar para recolocar o óleo e guardo o excesso.

vlw
cara, leva em um posto, espera o motor esfriar e pede ao cara pra tirar só um pouco do óleo..
rapidinho ele faz isso no evelador.
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