Bico do Corsa ano 2000 no Corsa 96, oque acham?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
jan torres
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 13 2009f Janeiro 2009 09:35:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Impedância dos bicos injetores

Mensagem por jan torres »

Olá Eduardo.
Estou praticamente com o mesmo problema q vc. Tenho um corsa 98 q esta com dois bicos vazando. To querendo fazer o mesmo q vc. Qria saber como ficou o carro com relação a potencia e consumo de combustível? Quando vc estava escolhendo os bicos como eu estou agora pq vc naum escolheu os bicos bosch q não precisava trocar o conector e tem vazão mais próxima da vazão do bico 17123919? Segundo tabela de vazão:

http://www.piguama.com.br/tabelas/MP%2054.pdf e

http://www.kitest.com.br/pdf/tabela-vazao-injetores.pdf

To pensado seriamente em fazer o mesmo q vc, mas vi um site mto interessante q descreve o funcionamento do dois tipos de bicos ( alta e baixa impedância ) e mostra q são diferentes a forma de sinal mandado pela UC da injeção eletrônica.
Veja:
http://209.85.193.101/translate_c?hl=pt ... YYgr7_no-w

Me dá uma força ai VLW!
Grande abraçooo
eduardo.sic
:: Rodeio ::
Mensagens: 659
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 02:30:03 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por eduardo.sic »

jan torres escreveu:Olá Eduardo.
Estou praticamente com o mesmo problema q vc. Tenho um corsa 98 q esta com dois bicos vazando. To querendo fazer o mesmo q vc. Qria saber como ficou o carro com relação a potencia e consumo de combustível? Quando vc estava escolhendo os bicos como eu estou agora pq vc naum escolheu os bicos bosch q não precisava trocar o conector e tem vazão mais próxima da vazão do bico 17123919? Segundo tabela de vazão:

http://www.piguama.com.br/tabelas/MP%2054.pdf e

http://www.kitest.com.br/pdf/tabela-vazao-injetores.pdf

To pensado seriamente em fazer o mesmo q vc, mas vi um site mto interessante q descreve o funcionamento do dois tipos de bicos ( alta e baixa impedância ) e mostra q são diferentes a forma de sinal mandado pela UC da injeção eletrônica.
Veja:
http://209.85.193.101/translate_c?hl=pt ... YYgr7_no-w

Me dá uma força ai VLW!
Grande abraçooo
Olá Jan, tudo blz?

Cara, ainda nao pude avaliar o consumo do carro, to em processo de montagem do carro e nao to podendo andar com ele pra medir o consumo, em relação ao desempenho, o pouco que andei lá na rua e pra subir a rampa da garagem eu achei maravilhoso, motor, funcionando lisinho e pegando muito, mas muito rápido mesmo.

Quanto aos bicos da bosh, tem duas coisas,
1 - tavam muito caros, cerca de 190,00 cada,
2 - não achei em canto nenhum

Eu preferí aquele bico mais novo, justamente por utilizar de uma tecnologia mais atual e certamente obter um desempenho (do bico) melhor, senão a GM nao tinha mudado o projeto do injetor.

vamos aos dados..

bico antigo:

Nº do Bico Carro Impedância vazão Opção Vazão
17123919 Corsa 1.0 MPFI Gasolina 2,50 a 3,50 3,0 Chopper 15,0 18,0

bico novo:
25319300 Corsa 1.0 MPFI Gasolina 13,0 a 17,0 3,0 14,5 16,5

os valores de vazão são próximos e raramente o todo o combustível injetado na vazão
máxima é queimado.

Quanto a essa questão da impedância, eu entendo o seguinte, a função do módulo é "aterrar" o bico pra magnetizar a bobina interna e ele abrir, se vc olhar no esquema elétrico o positivo para os bicos vem da chave de ignição, o bico só ativa o terra.

Os bicos mais antigos tinham uma impedância menor justamente por exigir uma corrente maior para efetuar o processo de abertura da válvula.
com esse bico novo, mais elaborado, não é necessária a mesma potência que o antigo, logo, não é necessário uma bobina interna com baixa impedância. com isso temos um bico + moderno, mais leve que nao precisa de tanta energia para ser aberto.

eu instalei e to muito satisfeito.

eu comprei esses aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lvulas-_JM

na GM tão saindo a 365,00 cada, comprei por 100,00 cada, o bico é zero e original.. e ainda bem um brinde..

da uma olhada lá na página do meu corsa que você vai ver mais detalhes nos post's finais

http://www.drdsistemas.com.br/corsa/

qualquer coisa que eu puder ajudar estou à disposição.
Corsa, uma verdadeira paixão.
jan torres
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 13 2009f Janeiro 2009 09:35:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jan torres »

Olá Eduardo, BLZ!?

Já tinha visitado seu site e gostei mto pela iniciativa, vc está de parabéns.

Então sobre a alimentação do bico é mesmo por pulso negativo. Só to na duvida sobre o funcionamento de pois q li nesse site:
( http://209.85.193.101/translate_c?hl=pt ... YYgr7_no-w )
O funcionamento dos bicos de baixa impedância não está apenas em exigir uma corrente maior para efetuar o processo de abertura da válvula. Como está no site o sistema de injeção para esse tipo de bico é mais complexo e mais caro e tem uma resposta mais rápida e pelo q intendi parede ser melhor q os sistema de alta impedância. Dai a minha duvida sobre fazer a troca. Pode ser q o carro não fique bom em retomas e arrancadas. Mas não sei.

No seu caso todos os bicos estava com vazamento? O meu tem dois bons e dois problemáticos. Achei aki perto de de casa numa auto peça por R$ 98,00 e no desmanche do corsa flex da bosch n° 0280156298 tá por R$ 70,00. Esse modelo "gordinho" da Rochester tava R$ 50,00. Só q tá em falta.

O seu os 4 bicos estavam vazando. Vc tem algum deles bom?

Vlw abraçooo
[/quote]
eduardo.sic
:: Rodeio ::
Mensagens: 659
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 02:30:03 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por eduardo.sic »

jan torres escreveu:Olá Eduardo, BLZ!?

Já tinha visitado seu site e gostei mto pela iniciativa, vc está de parabéns.

Então sobre a alimentação do bico é mesmo por pulso negativo. Só to na duvida sobre o funcionamento de pois q li nesse site:
( http://209.85.193.101/translate_c?hl=pt ... YYgr7_no-w )
O funcionamento dos bicos de baixa impedância não está apenas em exigir uma corrente maior para efetuar o processo de abertura da válvula. Como está no site o sistema de injeção para esse tipo de bico é mais complexo e mais caro e tem uma resposta mais rápida e pelo q intendi parede ser melhor q os sistema de alta impedância. Dai a minha duvida sobre fazer a troca. Pode ser q o carro não fique bom em retomas e arrancadas. Mas não sei.

No seu caso todos os bicos estava com vazamento? O meu tem dois bons e dois problemáticos. Achei aki perto de de casa numa auto peça por R$ 98,00 e no desmanche do corsa flex da bosch n° 0280156298 tá por R$ 70,00. Esse modelo "gordinho" da Rochester tava R$ 50,00. Só q tá em falta.

O seu os 4 bicos estavam vazando. Vc tem algum deles bom?

Vlw abraçooo
[/quote]

Valew Jan, to esforçando pra deixar o corsa 100%.

cara, acho que esse artigo não se aplica a injeção do corsa.. sinceramente.. eu instalei os bicos de alta impedância e ta funcionando perfeito, subindo o giro muito rápido.. muito bom mesmo.
não tenho como testar tudo, pois o carro ainda ta sem farol, sem trovisor.. placa.. ai já era..
mas ate onde vi ficou perfeito. oq fiquei mais encantado foi a rapidez pro carro pegar..
puts.. triscou na chave da funcionando... acabou aquele luta de antes..

no meu caso os 2 bicos estavam vazando... e os outros 2 meio entupidos.. nem limpeza por horas deu conta.. dai resolvi trocar tudo...

eu tb te recomendo trocar todos os bicos.. vc pode colocar somente 2 e ter problema de equalização no motor.. e num futuro próximo esses 2 bicos atuais darem problemas.
cara, cabe a você analisar, mas eu optei pelos fininhos pq... daqui ha 5 anos eu duvido que eu encontrasse mais esse bico gordinho... mas do fino certamente daqui ha 10 anos eu ainda acho.. se vc quer conselho.. troca os 4 e coloca os bicos novos.. vai gastar um pouco, + vai ficar com seu motor 100% nos próximos 10 anos..

os plugs novos eu comprei por 10,00 cada.. e os bicos deram 400,00 só que dividi pelo mercado pago..

ha outro detalhe.. não coloca o bico do carro flex.. ele tem uma vazão maior, carro vai "beber" e o desempenho vai ser pouca coisa a mais.. e esquece a ideia de comprar bico em desmanche.. é só prejú... compra lá no ML.. da Crestana.. bico 0km e vc ainda ganha um brinde.. hehehe
Corsa, uma verdadeira paixão.
jan torres
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 13 2009f Janeiro 2009 09:35:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jan torres »

Olá Eduardo. BLZ!?

Então Eduardo a minha maior duvida mesmo tá só na consumo agora. Sobre a vazão do corsa flex eu vi pela tabela q é até um pouco menor q a do original do nosso corsa. De acordo com a Tabela de Vazão de Bicos Injetores da KITEST

17123919 Corsa 1.0 8V MPFI de 1996 até 1998 - ICD 00118 gasolina 3 24 x
0280156298 Celta 1.0 VHC FlexPower de 04/2006 em diante flex 3 20 x
0280156298 Celta 1.0 VHC FlexPower de 06/2005 até 03/2006 flex 3 20 x
0280156298 Corsa Sedan 1.0 VHC Flexpower de 01/2006 em diante flex 3 20 x

http://www.kitest.com.br/pdf/tabela-vazao-injetores.pdf

E Tabela de Vazão de Bicos Injetores da MPW:

40 17123919 Corsa 1.0 MPFI Gasolina 2,50 a 3,50 3,0 Chopper 15,0 18,0
166 0280156298 Celta 1.0 VHC Flex Alc / Gas 12,0 a 17,0 3,0 s/ resistor 14,5 17,0

http://www.piguama.com.br/tabelas/MP%2054.pdf

Qual tabela vc usou?
Conversei como um mecânico sobre a vazão do bico felx ele me falou q o flex abre-se mais vezes em período de tempo menor em relação ao bico comum. Ele disse tb q o flex tem um resposta mais rápida por isso to optando por esse.

Não sei se vc acha uma boa idéia, mas colocar um hallmeter pra analisar a combustão seria legal pra saber como está a relação vazão por combustão.

Eu to nessa luta pra fazer o carro pegar. Cara brigado pelas dicas, Vamos se falando ai. Acho q outras troca de idéias vão surgir.
VLW!
Abraçooo
eduardo.sic
:: Rodeio ::
Mensagens: 659
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 02:30:03 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por eduardo.sic »

E ae Jan, Blz cara?

quanto a tabela eu usei essa aqui: http://www.drdsistemas.com.br/corsa/util/bicos.pdf

pela tabela eu ia usar o bico:25.312.300 que tem vazão exatamente igual ao original: 17.123.919, mais ai encontrei no mercado livre o bico: 25.319.300 com um preço tão bom a vazão com uma pequena diferença... apostei nele.. e gostei.

pelo que vi essa tabela que usei não tem referência aos bicos do corsa Flex

cara, quanto ao bico flex, realmente é uma boa opção, eu acredito que podemos mensurar a vazão de duas formas,
1 - pelo tempo de injeção que é determinado pelo módulo
2 - pela espessura da saída de combustível do injetor

no caso do nosso corsa temos que levar em consideração o item 2, porque o tempo de injeção determinado pela UCE vai continuar o mesmo.. então se o bico Flex tem valores de vazão semelhante ao normal.. então vamos a ele.


quanto a ideia do hallmeter é uma boa, eu tentei medir a voltagem da Sonda pra saber como tá, mas meu multeste ta muito doido.. ta medindo nada.. uma coisa é certa.. não deu nem mistura rica nem pobre.. a luz da injeção nao acendeu hora alguma com o motor ligado..

vamos manter contato, você ta certo, tem que pesquisar mesmo pra fazer a melhor coisa..
eu levei um tempo até colher todas as informações e ficar seguro em instalar os bicos..
e sinceramente fiz um bom negócio.. pelo preço que consegui, e pelo resultado final.
Corsa, uma verdadeira paixão.
Avatar do usuário
flaviosanches
:: Millennium ::
Mensagens: 101
Registrado em: Segunda-feira 24 2008f Novembro 2008 02:41:13 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por flaviosanches »

Eduardo,

olhei agora seu tópico e tenho q te parabenizar pero trabalho, confesso que adoro esse tipo de coisa, se me deixar eu passo o dia todo dentro do carro, bem acompanhei suas fotos e gostaria de conseguir fazer o mesmo com o meu carro, mas sei que não tenho condições pois moro em prédio e não posso mecher no carro na garagem.

queria tirar uma dúvida, meu carro tá com dificuldade para pegar, mas essa dificuldade acontece 99% das vezes quando o carro está a muito tempo parado, tipo o dia todo, quando está quente ele pega com facilidade, só pra esclarecer meu corsa é monoponto EFI, será q eu tinha q ver bomba de combustível ou algo assim, o filtro eu troquei agora não tem nem mil km,
ou será q é problema com o bico injetor mesmo?

mais uma vez parabéns pelo trabalho muito bom mesmo.
corsinha tá show

flw
Flávio Sanches
Corsa Wind 1.0 EFI 95
Fotos - http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
eduardo.sic
:: Rodeio ::
Mensagens: 659
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 02:30:03 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por eduardo.sic »

flaviosanches escreveu:Eduardo,

olhei agora seu tópico e tenho q te parabenizar pero trabalho, confesso que adoro esse tipo de coisa, se me deixar eu passo o dia todo dentro do carro, bem acompanhei suas fotos e gostaria de conseguir fazer o mesmo com o meu carro, mas sei que não tenho condições pois moro em prédio e não posso mecher no carro na garagem.

queria tirar uma dúvida, meu carro tá com dificuldade para pegar, mas essa dificuldade acontece 99% das vezes quando o carro está a muito tempo parado, tipo o dia todo, quando está quente ele pega com facilidade, só pra esclarecer meu corsa é monoponto EFI, será q eu tinha q ver bomba de combustível ou algo assim, o filtro eu troquei agora não tem nem mil km,
ou será q é problema com o bico injetor mesmo?

mais uma vez parabéns pelo trabalho muito bom mesmo.
corsinha tá show

flw
Olá flaviosanches, tudo blz? obrigado pela força, realmente é gratificante mexer no carro assim, por completo. Eu também moro em prédio, to filando a garagem da casa do meu pai.

vamos ao seu problema, o normal para o carro é seguinte, na primeira partida do dia ele demora um pouco pra pegar.. mas pega de primeira.. tipo..vela 3 segundos pra pegar..
a partir dai, as outras partidas tem que pegar instantaneamente, tipo 1segundo de partida..
o meu corsa ta assim.

você deve veirificar:

1- Pressão da bomba.
2 - Com o tempo parado se essa pressão não ta caindo.
3 - Verificar o bico injetor ( no EFI é dificil da problema pois o bico não recebe tanto calor quanto o MPFI)
4 - Verificar velas
5 - verificar os cabos de velas ( a Ipanema EFI do meu pai era ruim de pegar.. e eram os cabos que tavam abertos.. funcionava, mas muito mal)
6 - Verificar o Ponto o motor..
7 - Verificar o sensor de temperatura e fazer uma revisão sa injeção.

com isso creio que vai achar o problema, é claro que uma boa revisão na injeção vai ajudar..
limpar TBi, limpar o bico.. verificar o atuador de marcha lenta..

com isso o corsa vai pagar ao triscar na chave.
Corsa, uma verdadeira paixão.
Avatar do usuário
flaviosanches
:: Millennium ::
Mensagens: 101
Registrado em: Segunda-feira 24 2008f Novembro 2008 02:41:13 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por flaviosanches »

eduardo.sic escreveu:
flaviosanches escreveu:Eduardo,

olhei agora seu tópico e tenho q te parabenizar pero trabalho, confesso que adoro esse tipo de coisa, se me deixar eu passo o dia todo dentro do carro, bem acompanhei suas fotos e gostaria de conseguir fazer o mesmo com o meu carro, mas sei que não tenho condições pois moro em prédio e não posso mecher no carro na garagem.

queria tirar uma dúvida, meu carro tá com dificuldade para pegar, mas essa dificuldade acontece 99% das vezes quando o carro está a muito tempo parado, tipo o dia todo, quando está quente ele pega com facilidade, só pra esclarecer meu corsa é monoponto EFI, será q eu tinha q ver bomba de combustível ou algo assim, o filtro eu troquei agora não tem nem mil km,
ou será q é problema com o bico injetor mesmo?

mais uma vez parabéns pelo trabalho muito bom mesmo.
corsinha tá show

flw
Olá flaviosanches, tudo blz? obrigado pela força, realmente é gratificante mexer no carro assim, por completo. Eu também moro em prédio, to filando a garagem da casa do meu pai.

vamos ao seu problema, o normal para o carro é seguinte, na primeira partida do dia ele demora um pouco pra pegar.. mas pega de primeira.. tipo..vela 3 segundos pra pegar..
a partir dai, as outras partidas tem que pegar instantaneamente, tipo 1segundo de partida..
o meu corsa ta assim.

você deve veirificar:

1- Pressão da bomba.
2 - Com o tempo parado se essa pressão não ta caindo.
3 - Verificar o bico injetor ( no EFI é dificil da problema pois o bico não recebe tanto calor quanto o MPFI)
4 - Verificar velas
5 - verificar os cabos de velas ( a Ipanema EFI do meu pai era ruim de pegar.. e eram os cabos que tavam abertos.. funcionava, mas muito mal)
6 - Verificar o Ponto o motor..
7 - Verificar o sensor de temperatura e fazer uma revisão sa injeção.

com isso creio que vai achar o problema, é claro que uma boa revisão na injeção vai ajudar..
limpar TBi, limpar o bico.. verificar o atuador de marcha lenta..

com isso o corsa vai pagar ao triscar na chave.

Eduardo,

vou verificar isso que você me passou, pensei no bico pois afinal o mesmo já está trabalhando a 14 anos né... rs
mas vou tentar verificar tudo antes de pensar em trocar algo, afinal eu tb to meio sem $$$ agora nesse começo de ano eheheheh
só preciso arranjar um lugar para fazer isso, não tenho onde fazer isso
mas de qualquer forma vou verificar antes de trocar ou mandar pro mecânico.

vlw
Flávio Sanches
Corsa Wind 1.0 EFI 95
Fotos - http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
eduardo.sic
:: Rodeio ::
Mensagens: 659
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 02:30:03 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por eduardo.sic »

flaviosanches escreveu:
eduardo.sic escreveu:
flaviosanches escreveu:Eduardo,

olhei agora seu tópico e tenho q te parabenizar pero trabalho, confesso que adoro esse tipo de coisa, se me deixar eu passo o dia todo dentro do carro, bem acompanhei suas fotos e gostaria de conseguir fazer o mesmo com o meu carro, mas sei que não tenho condições pois moro em prédio e não posso mecher no carro na garagem.

queria tirar uma dúvida, meu carro tá com dificuldade para pegar, mas essa dificuldade acontece 99% das vezes quando o carro está a muito tempo parado, tipo o dia todo, quando está quente ele pega com facilidade, só pra esclarecer meu corsa é monoponto EFI, será q eu tinha q ver bomba de combustível ou algo assim, o filtro eu troquei agora não tem nem mil km,
ou será q é problema com o bico injetor mesmo?

mais uma vez parabéns pelo trabalho muito bom mesmo.
corsinha tá show

flw
Olá flaviosanches, tudo blz? obrigado pela força, realmente é gratificante mexer no carro assim, por completo. Eu também moro em prédio, to filando a garagem da casa do meu pai.

vamos ao seu problema, o normal para o carro é seguinte, na primeira partida do dia ele demora um pouco pra pegar.. mas pega de primeira.. tipo..vela 3 segundos pra pegar..
a partir dai, as outras partidas tem que pegar instantaneamente, tipo 1segundo de partida..
o meu corsa ta assim.

você deve veirificar:

1- Pressão da bomba.
2 - Com o tempo parado se essa pressão não ta caindo.
3 - Verificar o bico injetor ( no EFI é dificil da problema pois o bico não recebe tanto calor quanto o MPFI)
4 - Verificar velas
5 - verificar os cabos de velas ( a Ipanema EFI do meu pai era ruim de pegar.. e eram os cabos que tavam abertos.. funcionava, mas muito mal)
6 - Verificar o Ponto o motor..
7 - Verificar o sensor de temperatura e fazer uma revisão sa injeção.

com isso creio que vai achar o problema, é claro que uma boa revisão na injeção vai ajudar..
limpar TBi, limpar o bico.. verificar o atuador de marcha lenta..

com isso o corsa vai pagar ao triscar na chave.

Eduardo,

vou verificar isso que você me passou, pensei no bico pois afinal o mesmo já está trabalhando a 14 anos né... rs
mas vou tentar verificar tudo antes de pensar em trocar algo, afinal eu tb to meio sem $$$ agora nesse começo de ano eheheheh
só preciso arranjar um lugar para fazer isso, não tenho onde fazer isso
mas de qualquer forma vou verificar antes de trocar ou mandar pro mecânico.

vlw
blz.. verifica o bico tb.. pode ta vazando.. qq coisa que eu puder ajudar.. tamo ae
Corsa, uma verdadeira paixão.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”