Aditivo pra limpar os bicos presta nao ?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
fgmfiuza
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Quarta-feira 03 2007f Outubro 2007 10:01:56 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Aditivo pra limpar os bicos presta nao ?

Mensagem por fgmfiuza »

Ai pessoal vi muita coisa escrita sobre limpeza de bicos e uso de aditivos, mas eles realmente funcionam??

Tem como a gente mesmo limpar os bicos, retirando e usando alguma produto quimico? ou precisa de alguma maquina pra fazer a limpeza?


Vlw ae


Gordo_SP
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Segunda-feira 01 2008f Dezembro 2008 04:54:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gordo_SP »

e aiiii firmeza vi uma vezz no auto esporte q todos esses aditivos de motor limpeza gasolina sao todos desnecessarios pro carro o unico q realmente vc tem q usar é o do radiadorr...


_Jorge_
:: Rodeio ::
Mensagens: 718
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 03:31:26 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por _Jorge_ »

Existe equipamento que faz a avaliação dos injetores.

Os aditivos da gasolina

Durante a Primeira Guerra Mundial, descobriu-se que é possível adicionar uma substância química chamada chumbo tetraetila (TEC) à gasolina e aumentar de maneira significativa o índice de octanas, acima da combinação octano/heptano. Categorias mais baratas de gasolina poderiam ser usadas adicionando o chumbo tetraetila. Isso levou à difusão do uso da gasolina com "etila" ou "com chumbo". Infelizmente, as conseqüências da adição de chumbo à gasolina são:

o chumbo entope e inutiliza o catalisador em minutos;
a Terra se reveste por uma fina camada de chumbo, que é tóxica para muitos seres vivos (inclusive humanos).


Quando o chumbo foi proibido, a gasolina ficou mais cara porque as refinarias não podiam aumentar os índices de octanas das categorias mais baratas. Aviões de motor a pistão ainda usam gasolina com chumbo e índices de octanas de 100 ou 115 são comumente usados em motores de altíssimo desempenho (a propósito, aviões a jato queimam querosene).

Um outro aditivo comum é o MTBE. MTBE é o acrônimo para éter metil-butil terciário, uma molécula razoavelmente simples que é criada a partir do metanol. Clique aqui para ver a estrutura química do MTBE.

O MTBE passou a ser adicionado à gasolina por dois motivos:

Ele aumenta a octanagem.
Ele é um aditivo oxigenado, ou seja, acrescenta oxigênio à reação durante a queima. Por definição, um aditivo oxigenado reduz a quantidade de hidrocarbonetos não queimados e monóxido de carbono no escapamento.
O MTBE começou a ser adicionado à gasolina amplamente depois que a Lei do Ar Limpo, de 1990, entrou em vigor. A gasolina contém de 10 a 15% de MTBE.
O principal problema com o MTBE é que ele é considerado cancerígeno e mistura-se com a água facilmente. Se ocorrer um vazamento de gasolina com MTBE de um tanque subterrâneo em um posto, ela pode entrar em contato com a água de lençóis freáticos e contaminar os poços. É claro que o MTBE não é a única substância a entrar em contato com a água freática no caso de vazamento. O mesmo ocorre com a gasolina e com uma série de outros aditivos da gasolina mas, nos últimos anos, o MTBE ganhou destaque.

A substância que tem mais chances de substituir o MTBE na gasolina é o etanol (álcool normal) e isto já está ocorrendo em vários estados dos EUA, em que é adicionado à gasolina na proporção de 10%. Ele é um pouco mais caro que o MTBE, mas não é uma ameaça de câncer.


Os problemas com a gasolina

A gasolina apresenta dois problemas quando queimada nos motores dos carros. O primeiro problema tem a ver com a névoa fotoquímica (smog) e o ozônio de baixa altitude nas grandes cidades. O segundo problema tem a ver com o carbono e os gases do efeito estufa.
Ao queimar gasolina, os carros deveriam fazer isto de forma perfeita e não criar nada além de dióxido de carbono e água no cano de escapamento. Infelizmente, o motor de combustão interna não é perfeito. No processo da queima de gasolina, ele também produz:

monóxido de carbono, um gás venenoso
óxidos de nitrogênio, as fontes principais da névoa fotoquímica
hidrocarbonetos não-queimados, a fonte principal de ozônio urbano
Catalisadores eliminam boa parte desta poluição, mas também não são perfeitos. A poluição do ar vinda dos carros e das usinas termoelétricas é um problema real nas grandes cidades.

O carbono também é um problema. Quando queimado, ele se transforma em uma grande quantidade do gás dióxido de carbono. A gasolina é principalmente carbono em peso, então um litro de gasolina deve liberar 0,7 kg de carbono na atmosfera. OS EUA lançam aproximadamente 900 milhões de quilogramas de carbono na atmosfera todos os dias.

Se fosse carbono sólido, seria extremamente perceptível, pois seria como lançar um saco de 600 gramas de açúcar para fora da janela do carro para cada litro de gasolina queimada. Mas como os 600 gramas de carbono saem como um gás invisível (dióxido de carbono), a maioria de nós não tem consciência disso. O dióxido de carbono que sai do escapamento de cada carro é um gás causador do efeito estufa. Os efeitos finais são desconhecidos, mas há a forte possibilidade de haver mudanças de clima extremas que afetarão a todos no planeta (por exemplo, os níveis dos mares podem subir, inundando ou destruindo cidades costeiras). Por essa razão, há esforços crescentes para substituir a gasolina pelo hidrogênio.

Imagem


Avatar do usuário
c.nascimento
:: Millennium ::
Mensagens: 119
Registrado em: Domingo 29 2008f Junho 2008 06:02:45 PM
Localização: Barueri - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por c.nascimento »

Boa, bela explicação parabéns 8)


Ednoxx
:: Piquet ::
Mensagens: 241
Registrado em: Quinta-feira 02 2008f Outubro 2008 10:41:03 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ednoxx »

rapaz, nao adianta usar isso nao

porque o corpo da injeção tambem merece uma limpeza garantindo o bom funcionamento de todas as peças, e nao apenas do bico injetor.

é possivel fazer o serviço em casa. (eu fiz na injeçao monoponto e farei uma breve descriçao)

- vc precisa de chaves de boca e torx
-1L de querosene e uma banheira pra lavar as peças que pode ser improvisada com qualquer recipiente de uns 3l de volume
- 1 pincel ou escova de dentes velha pra esfregar as peças sujas
- recomendo 1 compresnsor de ar pra limpar o bico e demais tubulações e partes que nao se alcança
- compre jogo de juntas novas da TBI

o serviço é simples vc tiver um pouco de jeito.

abraço


Gargalo
:: Champ ::
Mensagens: 438
Registrado em: Sábado 30 2006f Setembro 2006 11:39:56 AM
Localização: Brusque - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gargalo »

[quote="Ednoxx"]rapaz, nao adianta usar isso nao

porque o corpo da injeção tambem merece uma limpeza garantindo o bom funcionamento de todas as peças, e nao apenas do bico injetor.

é possivel fazer o serviço em casa. (eu fiz na injeçao monoponto e farei uma breve descriçao)

- vc precisa de chaves de boca e torx
-1L de querosene e uma banheira pra lavar as peças que pode ser improvisada com qualquer recipiente de uns 3l de volume
- 1 pincel ou escova de dentes velha pra esfregar as peças sujas
- recomendo 1 compresnsor de ar pra limpar o bico e demais tubulações e partes que nao se alcança
- compre jogo de juntas novas da TBI

o serviço é simples vc tiver um pouco de jeito.

abraço[/quote]

Opa, abri a tampa ta Minha TBI ontem (1.4 EFI), mas como não tinha o jogo de juntas em mãos não a abri, a junta da TBI, pode ser colocadada somente com pressão ou tem que usar qual tipo de cola? Pelo que vi não tem nd de muito dificil para fazer não, mas pra frente acho que vou fazer, pois eles cobram na faixa de uns R$ 70,00, sendo assim, posso fazer a limpeza em casa, o jogo de juntas da TBI custa R$ 15,00, e levo somente o bico para fazer uma limpeza e fazer um diagnostico.


Ednoxx
:: Piquet ::
Mensagens: 241
Registrado em: Quinta-feira 02 2008f Outubro 2008 10:41:03 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ednoxx »

nao usei cola nao

pega o corpo da borboleta e leva num bico de ar no posto de gasolina e da uma soprada forte nos tubos de entrada e saida da gasolina, atuador da marcha lenta e bico injetor.


:wink:


Gargalo
:: Champ ::
Mensagens: 438
Registrado em: Sábado 30 2006f Setembro 2006 11:39:56 AM
Localização: Brusque - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gargalo »

Ednoxx escreveu:nao usei cola nao

pega o corpo da borboleta e leva num bico de ar no posto de gasolina e da uma soprada forte nos tubos de entrada e saida da gasolina, atuador da marcha lenta e bico injetor.


:wink:
Não sei, mas, acho que me espressei mal, quis dizer, quando abrir a TBI para fazer a limpeza, na hora de fechar de novo, tem que colocar a junta com cola ou somente apertar bem?


Ednoxx
:: Piquet ::
Mensagens: 241
Registrado em: Quinta-feira 02 2008f Outubro 2008 10:41:03 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ednoxx »

[quote]

Não sei, mas, acho que me espressei mal, quis dizer, quando abrir a TBI para fazer a limpeza, na hora de fechar de novo, tem que colocar a junta com cola ou somente apertar bem?[/quote]

eu nao usei cola. e quando desmontei tambem nao havia cola e as juntas ainda eram originais de fabrica. ou seja sai de fabrica sem cola, soh na pressao


Gargalo
:: Champ ::
Mensagens: 438
Registrado em: Sábado 30 2006f Setembro 2006 11:39:56 AM
Localização: Brusque - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gargalo »

Ednoxx escreveu:

Não sei, mas, acho que me espressei mal, quis dizer, quando abrir a TBI para fazer a limpeza, na hora de fechar de novo, tem que colocar a junta com cola ou somente apertar bem?
eu nao usei cola. e quando desmontei tambem nao havia cola e as juntas ainda eram originais de fabrica. ou seja sai de fabrica sem cola, soh na pressao
Ok, obridado, quando eu for fazer a limpeza, vou tentar titat foto pra fazer um tutorial, já que não tem para os EFI, obrigado.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”