Rebaixar cabeçote? O que é? Pra que serve? Como se faz?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Carlos Lana
:: Champ ::
Mensagens: 573
Registrado em: Quarta-feira 10 2007f Janeiro 2007 12:02:14 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Rebaixar cabeçote? O que é? Pra que serve? Como se faz?

Mensagem por Carlos Lana »

Bom galera, falando em motor sou muito leigo ainda...

mas to querendo dar mais "força" pro meu wind 1.0.. e me falaram pra rebaixar o cabeçote que já dá uma diferença legal no desempenho..

é verdade??
como funciona?
como se faz??
quais os riscos?

e principalmente, como pretendo ficar um bom tempo com esse carro, se isso naum me trará dor de cabeça futuramente???

e se alguém tiver mais algo pra comentar além do que eu escrevi aqui fiquem a vontade...

quero ouvir o máximo possível pra não fazer nenhuma besteira com meu filhote....

abraço a todos
Hoje: GSI 1.6 16V
Ontem: Wind 1.0
Anteontem: GL 1.4
Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

Carlos Lana escreveu:Bom galera, falando em motor sou muito leigo ainda...

mas to querendo dar mais "força" pro meu wind 1.0.. e me falaram pra rebaixar o cabeçote que já dá uma diferença legal no desempenho..

é verdade??
como funciona?
como se faz??
quais os riscos?

e principalmente, como pretendo ficar um bom tempo com esse carro, se isso naum me trará dor de cabeça futuramente???

e se alguém tiver mais algo pra comentar além do que eu escrevi aqui fiquem a vontade...

quero ouvir o máximo possível pra não fazer nenhuma besteira com meu filhote....

abraço a todos
Dá uma boa diferença no desempenho sim!

Consiste em rebaixar o cabeçote para comprimir mais a mistura ar/combustível (aumento da taxa de compressão)

Vc tem que retira o cabeçote e mandar para a retifica para o rebaixamento, a medida do rebaixamento irá definir a nova taxa.

Riscos? é uma opeeração sem volta! uma vez rebaixado, nã tem volta! só trocando o cabeçote por um novo!

Além disso, teria que converter pra alcool o motor, pois taxa de compressão alta e gasolina não combinam bem! Ai vão bicos, bomba de combustível, kit de partida a frio, etc.

Procura se informar, mas acho que a simples substituição dos pistões pelos que equipam os motores VHC (vão aumentar a taxa de compressão da mesma forma que o rebaixamento do cabeçote! com a vantagem de ser possível a reversão da modificação)

abrass!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
Carlos Lana
:: Champ ::
Mensagens: 573
Registrado em: Quarta-feira 10 2007f Janeiro 2007 12:02:14 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Carlos Lana »

Valeu Gabriel..

já esclareceu bastante, eu naum sabia que teria que passar pro alcool.. ai é mais uma despesa..

valeu cara..


Alguem tem algo mais pra me ajudar??

abraço
Hoje: GSI 1.6 16V
Ontem: Wind 1.0
Anteontem: GL 1.4
aroldogj
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Terça-feira 27 2007f Novembro 2007 09:07:12 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aroldogj »

Carlos, se rebaixar pouca coisa, dá pra manter a gasolina. Seu Wind é EFI ou MPFI?
Carlos Lana
:: Champ ::
Mensagens: 573
Registrado em: Quarta-feira 10 2007f Janeiro 2007 12:02:14 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Carlos Lana »

MPFI..

valeu pela dica amigo..
to pensando num jeito de dar um gás no motor sem judiar muito dele e sem gastar tanto como pra colocar um turbo.. se naum taco logo o turbo e pronto... valeu mesmo..

abraço
Hoje: GSI 1.6 16V
Ontem: Wind 1.0
Anteontem: GL 1.4
Avatar do usuário
ajarm
:: Premium ::
Mensagens: 4561
Registrado em: Quinta-feira 26 2004f Agosto 2004 10:20:21 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por ajarm »

Bom tópico Carlos...

Tbm tenho essas dúvidas...

Pessoal, o meu corsa é 1.0 EFI, pra rebaixar é o mesmo processo do MPFI?

Tenho que passar pro alcool, trocar bicos, bomba, etc?

Vlw.
aroldogj
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Terça-feira 27 2007f Novembro 2007 09:07:12 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aroldogj »

O processo pra rebaixar o EFI e o MPFI é o mesmo, porém depois do rebaixamento será necessario reprogramar a injeção e nao tenho certeza se no EFI dá pra fazer. Só pra explicar em que consiste rebaixar o cabeçote: imagina que seu cabeçote é um pedaço de 1 kg de presunto. Voce coloca esse presunto na maquiina pra fatiar. Tira apenas 1 ou duas fatias. O restante que está inteiro vc coloca de volta no motor. Com essa "fatia" a menos, a taxa de compressao vai aumentar, melhorando o desempenho.
Opiniao minha: o ideal ao rebaixar um cabeçote é colocar um comando de valvula mais "bravo" e de preferencia retrabalhar o coletor de admissao. O ganho de potencia nao é TAO grande, acredito que seja na casa dos 10 cv, porém o torque em baixa rotação fica prejudicado e o que mais faz falta no 1.0 é torque em baixa, tanto é que ao esticar as marchas, o desempenho fica satisfatório. Minha sugestao seria colocar um kit turbo mesmo. Até um tempo atras, a Garrett tinha um kit turbo específico para veículos 1.0. Lembro-me que tinha pro Corsa 1.0, pro Palio 1.0 (antes do motor FIRE) e pro Gol, porém nao tenho certeza se ainda existe esse kit pronto. As adaptaçoes eram mínimas e no kit já vinha tudo específico para aquele veículo. Acredito que esta seja a melhor opção em termos de custo X desempenho.
Se voce pretente usar o carro no dia a dia e nao desfazê-lo tao cedo, coloca uma pressao baixa. Dos 60 cv ele passa pra 85 ou 90 sem afetar quase nada a durabilidade e nao vai precisar do intercooler.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”