Motor 1.2 + Supercharger M24 - É Possivel?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Rodrigo CiA
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Sexta-feira 01 2006f Setembro 2006 04:12:18 PM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Motor 1.2 + Supercharger M24 - É Possivel?

Mensagem por Rodrigo CiA »

Falae galera. Beleza?

Andei lendo um pouco sobre o tópico de aumento de cilindrada. Todo mundo fala as possibilidades e tal, mas ninguem até agora realmente viu de perto um doido que executou uma receita citada lá.

Tava pensando em montar uma receitinha básica, mas não sei se as peças vão encaixar. :roll:

- Bloco 1.0 a álcool original (é original de 2005, não sei se tem diferença pro VHC que era vendido na mesma época)
- Pistão 1.0
- Vira e Biela do 1.4
- Cabeçote 1.4
- Supercharger M24

Na teoria a coisa é linda: Motor 1.2 rodando com algo próximo a 0.6kg de pressão.

Na prática que vem os problemas:
- Quanto vai ficar a taxa de compressão desse motor?
- O Pistão não vai atropelar as válvulas do cabeçote?
- As bielas do 1.4 já são conhecidas por serem "Perna de frango". Elas não correm o risco de entortar com o supercharger?
- O Cabeçote dá conta de colocar ar pra dentro desse motor? Qual renderia +? 1.4 ou 1.6? Se não rolasse nenhum dos 2, o que seria necessário fazer no cabeçote 1.0 que eu tenho?

E o mais importante: Quanto sairia uma brincadeira dessas? :?

Desculpa o número de perguntas. mas qdo a gente pensa que dá pra montar um brinquedo assim a gente se empolga. :D

Valeu.


mEia
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 03 2008f Outubro 2008 08:48:09 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mEia »

Aki tem um loco sim que já fez quase isso !!!!
Eu coloquei um Supercharger Eaton m24 no meu corsinha e ficou show de bola, tava andando com 0,5 kg....
que eu saiba o m24 aguenta até motor 1.4 acima dissu não...
Se tiver interesse tenho o kit aki pra vender....
é só me mandar um e-mail que mando as fotos !!!!!
rafaelmenussi@yahoo.com.br

abraço !!!!!!


overspeed
:: Millennium ::
Mensagens: 182
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Março 2008 04:22:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por overspeed »

[quote="Rodrigo CiA"]Falae galera. Beleza?

Andei lendo um pouco sobre o tópico de aumento de cilindrada. Todo mundo fala as possibilidades e tal, mas ninguem até agora realmente viu de perto um doido que executou uma receita citada lá.

Tava pensando em montar uma receitinha básica, mas não sei se as peças vão encaixar. :roll:

- Bloco 1.0 a álcool original (é original de 2005, não sei se tem diferença pro VHC que era vendido na mesma época)
- Pistão 1.0
- Vira e Biela do 1.4
- Cabeçote 1.4
- Supercharger M24

Na teoria a coisa é linda: Motor 1.2 rodando com algo próximo a 0.6kg de pressão.

Na prática que vem os problemas:
- Quanto vai ficar a taxa de compressão desse motor?
- O Pistão não vai atropelar as válvulas do cabeçote?
- As bielas do 1.4 já são conhecidas por serem "Perna de frango". Elas não correm o risco de entortar com o supercharger?
- O Cabeçote dá conta de colocar ar pra dentro desse motor? Qual renderia +? 1.4 ou 1.6? Se não rolasse nenhum dos 2, o que seria necessário fazer no cabeçote 1.0 que eu tenho?

E o mais importante: Quanto sairia uma brincadeira dessas? :?

Desculpa o número de perguntas. mas qdo a gente pensa que dá pra montar um brinquedo assim a gente se empolga. :D

Valeu.[/quote]

essas saladas de peças só funcionam bem mesmo na teoria... como ofuro de pistão do 1.0 é pra baixo (na saia) se usa o vira do 1.4 o pistão vai subir metade da diferença entre os cursos do 1.0 e do 1.4 ( ou seja 73,4 - 62,9 = 10,5 10,5/2 = 5,25mm) o que é coisa pra CENSURADO, aumentando muito a taxa... além de fazer o pistão provavelmente passar da altura do bloco, o que faria ele se chocar com o cabeçote (ou pegar nas valvulas antes o que é mais provável).

usar cabeçote do 1.4 daria uma destaxada, e por ter diâmetro maior pode até ser que evite pegar o pistão no cabeçote, porém não acredito que seja capaz de baixar a taxa o suficiente ou evitar que pegue nas valvulas... precisa medir numa retifica pra saber na pratica, mas salvo se eu num errei nas contas que fiz rapidamente a taxa vai ser alta, na casa dos 14:1 (o que impossibilita o uso de superalimentação, seja turbo ou compressor).

Qto as bielas... o limite delas é perto dos 35Nm... dificilmente vc atinge isso num motor desta cilindrada sem apelar pra muita pressão ... o problema delas é qdo são usadas nos motores de 1,8 litros, que o curso alto faz ter um baita torque em baixa rotação... nos motores menores elas não são tão ruins assim


rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

+1 loco

Meu carro:

Ano/Modelo: 2007/2007 - VHC
Compressor: M24
Pistões: Originais
Bielas: Originais
Virabrequim: Original
Cabeçote: 8V Original

O meu esta andando bem.... (na minha opnião - http://www.youtube.com/watch?v=2Hr3-PgOovA)
Rodrigo CiA escreveu:Bloco 1.0 a álcool original (é original de 2005, não sei se tem diferença pro VHC que era vendido na mesma época)
Acredito que não tem diferença.
Rodrigo CiA escreveu:As bielas do 1.4 já são conhecidas por serem "Perna de frango". Elas não correm o risco de entortar com o supercharger?
O meu esta com o do 1.0, é já estou rodando a bastante tempo com elas sem NENHUM problema.

Não sei responder algumas das outras perguntas, pois o meu esta tudo com o do 1.0. Mas se você conseguisse montar este carro acho que ficaria bem interessante.

Abraços,
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S


Felipe Merli
:: Piquet ::
Mensagens: 242
Registrado em: Terça-feira 16 2008f Setembro 2008 01:38:58 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Felipe Merli »

Realmente do Rodrigo esta Show de bola vi pessoalmente ta um monstro :)

Por sinal e um dos mais lindos corsas que já vi ate hj muito louco !


Gord!M
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Terça-feira 08 2008f Abril 2008 01:29:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gord!M »

Disvirtuando um pouco o topico, mais dentro do assunto
eu to pensando seriamente em colocar um SC no carro, mais eu quero saber opnioes de quem tem, se tem alguma coisa que nao ficou satisfeito, se da algum problema, se para mto em oficina e tal, essas coisas...


rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

Gord!M escreveu:Disvirtuando um pouco o topico, mais dentro do assunto
eu to pensando seriamente em colocar um SC no carro, mais eu quero saber opnioes de quem tem, se tem alguma coisa que nao ficou satisfeito, se da algum problema, se para mto em oficina e tal, essas coisas...
Respondido por MP.
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S


saddam
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 15 2006f Setembro 2006 05:18:25 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por saddam »

amigo, o pessoal ja disse que eu nao poderia colocar turbo no meu carro por ter uma taxa muito alta, é o VHC 1.0 2005 entao charger tambem estaria fora?
ou trocando algo como pistoes , comendo e tal eu conseguiria uma adaptacao bem feita?

obrigado
Saddam al saqr!
Vectra clube & Corsa clube!!!
Ex-Vectra CD Auto, DH, Teto ,A/C,MID,TC, 2.0 116 cv
Atual Corsa classic DH,A/C,1.0 70 cv =]


rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

saddam escreveu:amigo, o pessoal ja disse que eu nao poderia colocar turbo no meu carro por ter uma taxa muito alta, é o VHC 1.0
Conheço muitos Corsa's "C" turbo. Contudo, tem que saber andar, pois é verdade quando dizem que a taxa de compressão (se não me engano) do Corsa "C" VHC é 12,6:1.
Nunca medi minha atual taxa de compressão, mais certamente deve ter subido.
saddam escreveu:entao charger tambem estaria fora?
ou trocando algo como pistoes , comendo e tal eu conseguiria uma adaptacao bem feita?
Kra, é bem verdade que já tive problemas com os pistões do meu carro. Porém a "pancado" que o SuperCharger dá no carro é bem menor, pois o torque dele é bem mais progressivo do que o turbo (que dá uma pancada de uma vez). Pode ser por isso que você ouviu falar que o turbo para 1.0 - VHC é f*****.
Pistões, bielas e comandos forjados, claro que ajuda para uma melhor desistência e vida útil do motor. Mais acredito que o valor que você vai pagar para estes componentes não compensa, pois a diferença de valores de um pistão forjado para 1.0 é bem próximo de um pistão forjado para 1.8

Sou novato em preparação de motores, mais o que sei e aprendi, tendo passar. O que realmente acredito é que com Turbo ou Supercharger devemos saber andar com o carro. Mass....... pode ter certeza,,,,, meu próximo projeto vai ter Supercharger no meio ("O barato é loko").
:redhotevil:
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”