Trocar o motor ou turbiná-lo???

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Marcos Monte Mor
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 02 2008f Janeiro 2008 12:04:09 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Trocar o motor ou turbiná-lo???

Mensagem por Marcos Monte Mor »

Tenho um EFI 1.0 e gostaria de tirar dúvidas com relação a troca do motor ou turbiná-lo...

Trocando o motor para 1.6 quais as outras peças que deveriam de ser trocadas tambem???

Qual seria o custo (+/-) dessa brincadeira???

Não gostaria de me desfazer do carro pois está super conservado: Corsa 96, 53.000Km rodados.
Foi um achado. Todo certinho. Só quero dixa-lo mais forte. Abs


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Depende muito de gosto cara...

Quando a gente vai mexer em motor tem q traçar a meta....o q vc quer, o q vc gosta...essas coisas...


Eu tenho um Corsa 1.0 EFI tb...
Tava na mesma duvida que vc, entre mudar o motor e turbinar....

No meu caso, eu desde mulequinho queria um dia ter um carro turbo...
Do nada esse ano me deu uma loucura e juntei um din din.....achei q trocar o motor eu iria gastar muito dinheiro, achei q turbinando eu iria gastar menos (ja q meu orçamento era apertado) e junto eu estaria realizando um sonho de ter um carro turbo (o q seria bom pra mim fazer no Corsa, pois as peças são baratas se por acaso ouver quebra com motor Turbo, dá pra eu manter tranquilo)....

Entao resolvi Turbinar ao invez de colocar um 1.6 ou 1.8 no carro.....mas no final das contas eu podia ter colocado um motor 1.6 ou 1.8, pois acabei gastando uma grana acima do que eu esperava, pois meu carro tinha 110.000 Km. rodados e eu preferi, mesmo q algumas peças ainda estivessem perfeitas, preferi comprar TUDO (menos pistao e bielas) novo.....fiz motor todo e espetei uma Turbininha T2....de fato to realizado....muito bom ter um carrinho com a pegada do Turbo qdo enche a turbina, e nao tem nada igual a ouvir a turbina enchendo e depois espirrando....hehehe...sempre quis ter isso.....mas de fato eu poderia ter colocar um motor "melhor", porem nao faço ideia qdo eu iria conseguir dinheiro pra turbinar esse motor "melhor".....entao meu proximo passo eh colocar um motor um pouco mairo e aproveitar meu Kit turbo...

Vc vai precisar de um motor 1.6 ou 1.8 (de meriva, corsa, montana...)completo, com admissão MPFI com os 4 bicos e o modulo da injeção e chicote....é uma adaptação bem facil e simples colocando um desses motores.....vc vai gastar em torno de 4.000 (talvez um pouco mais) já com mao de obra e injeção....

Turbo vc vai pagar 1.400 num Kit novo....350 pra fazer o escape todo....120 num bico extra.....220 numa bomba de combustivel que dê mais pressao que a sua original.....de 350 a 550 num gerenciador pro bico extra e mais o valor da mão de obra pra instalar isso tudo....(eu ainda tive que gastar uma grana comprando todas as peças do motor)

Mesmo seu carro tendo apenas 53 mil Km. rodados, vc tem q prerparar um din din extra, pq mesmo parecendo tudo perfeito SEMPRE aparece uma coisinha ou outra pra retificar/trocar....afinal a maioria das peças tem 12 anos que estão no carro....hehehe...é sempre bom separar um dinheirinho a mais pra esses eventuais gastos que VÃO aparecer, fato...

To com o meu corsinha EFI Turbo a 2 semanas e to satisfeitão....essa receita que falei ai em cima pra turbo tá perfeita ao meu ver....to andando com 0,8 de pressao na turbina (o q diminui bastante meus riscos com eventuais quebras, por ser uma pressão "baixa"), e to andando mais que muito carro original 1.6, 1.8 e alguns 2.0.....to felizão...hehehe

Foca teu objetivo (turbo ou aspirado, motor maior....etc...) e vai em frente....só nao para pra fazer contas....vai comprando o q seu dinheiro der e juntando tudo, depois para o carro e instala tudo...se for fazer contas antes vc vai acabar desanimando e achando q é muito investimento e vai acabar nao concretizando um projeto que ao meu ver (pra quem curte motor e preparação) é viavel....

Qualquer coisa tamos ae...

Abraço e boa sorte....


Marcos Monte Mor
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 02 2008f Janeiro 2008 12:04:09 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcos Monte Mor »

Gus... valeu pelas informações, tirou todas as minhas dúvidas. Baseado em sua experiencia farei uma pesquisa para saber qual destas opções realmente vai atender ao meu objetivo. Valeu mesmo, grande abraço. Em breve darei a resposta


Vitorrr
:: Millennium ::
Mensagens: 154
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 05:46:06 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vitorrr »

a cara se eu foce vc colocaria um turbo... nunca tive um mais tenho muita vontade de te um, e um dia vou ter. Acho que os gastos no final vão ser +ou- os mesmos e td vai depende de vc, se vc vai quere anda de carro turbo ou aspirado só que eu acho que o corsa 1.0 turbo vai anda mais que o 1.6 aspirado mais é claro que o 1.6 vai te mais torque em baixa só que em alta o turbo ganha e fora que o turbo tem o famoso espirro que por onde vc passa todo mundo vai olha e aponta o dedo e escuta uma turbina enchendo não tem preço=]


Ednoxx
:: Piquet ::
Mensagens: 241
Registrado em: Quinta-feira 02 2008f Outubro 2008 10:41:03 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ednoxx »

aproveitando o papo

quanto se gasta pra turbina um 1.0 EFI?

* com o objetivo de uns 90% de melhoria


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Ednoxx escreveu:aproveitando o papo

quanto se gasta pra turbina um 1.0 EFI?

* com o objetivo de uns 90% de melhoria

Olha minha resposta aqui nesse topico, mais acima.....descrevi tudo que to usando no meu carro....acrescente a tudo que descrevi ali o valor das peças todas que comprei na GM que ficaram no total de 1.300.... mais a mão de obra que saiu por 800...

VLW !!

P.s.: Compensa e muito...de fato meu carro tá andando mais que Corsa 1.6 e 1.8 original !!


Ednoxx
:: Piquet ::
Mensagens: 241
Registrado em: Quinta-feira 02 2008f Outubro 2008 10:41:03 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ednoxx »

gus, vc sabe qual potencia o seu motor tem agora?

eu estive fazendo uns breves calculos, acredito que pra se ter uma emoção que compense o investimento, deveria se atingir no minimo uns 95cv de potencia.
o que significa aumentar em 90% a potencia do EFI.
bem, nao tenho muita experiencia com tais modificaçoes, mas acredito que 90% de melhoria requer alterações mais bruscas no motor, ou estou errado??

apenas fazendo um comparativo, no motor VHC de 70cv com +90% de melhoria ja se atingiria 130cv, o que deixaria qualquer carro de porte pequeno muuuuuuuito nervoso

nos motores 2.0 dos mais antigos , como no monza e kadet, se nao me engano tem 110cv em media.
será que nao compensaria um motor desses no corsa? ja vi um EFI 2.0 alcool de monza a venda por 1.500

;)


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Ednoxx escreveu:gus, vc sabe qual potencia o seu motor tem agora?

eu estive fazendo uns breves calculos, acredito que pra se ter uma emoção que compense o investimento, deveria se atingir no minimo uns 95cv de potencia.
o que significa aumentar em 90% a potencia do EFI.
bem, nao tenho muita experiencia com tais modificaçoes, mas acredito que 90% de melhoria requer alterações mais bruscas no motor, ou estou errado??

apenas fazendo um comparativo, no motor VHC de 70cv com +90% de melhoria ja se atingiria 130cv, o que deixaria qualquer carro de porte pequeno muuuuuuuito nervoso

nos motores 2.0 dos mais antigos , como no monza e kadet, se nao me engano tem 110cv em media.
será que nao compensaria um motor desses no corsa? ja vi um EFI 2.0 alcool de monza a venda por 1.500

;)
Nao se baseie apenas em potencia, torque e relação peso potencia conta muito....

Com o que eu gastei no carro daria pra adaptar um motor 1.8 de meriva que acredito ser muito mais plug and play que de Monza 2.0 e acredito que renda até mais....

Mas nesse caso eu continuaria com um carro com motor original e com o mesmo desempenho do meu carro 1.0 turbo....só que turbo era minha vontade desde muleque....a pegada da turbina, barulho dela enchendo, pra mim nao tem coisa mais empolgante....vai de gosto de cada um...

Quanto a potencia, meu carro deve estar rendendo uns 110cv. com 0,8 de pressao na turbina e com 1 bico extra, pois saindo de 2ª a 40 km/h abri uns 5 carros de um Corsa 1.4 econoflex de 105cv. originais !!!!!....
Dá pra dar coro em muito carro 2.0 original, devido a relaçao peso potencia, torque, essas coisas.....mas tem aquele lance a caixa dos 1.0 acaba em 175-180 km/h....ai quem tem motor maior e caixa vai embora de final....
Mas isso é muito relativo, tem muito carrinho ai no mercado que tb é leve e tem motor esperto 1.6 de 110-115cv....esses acredito que não dê pra levar com meu carro....


Concluindo, to bem satisfeito em ter investido essa grana no meu carrinho....sempre quis ter um carro Turbo, e apesar de ter sido o mesmo orçamento que gastaria pra trocar o motor, não estou arrependido....se algum dia parar uns 2 contos na minha mão eu compro um motor e injeção de Corsa 1.6 MPFI e deixo encostado aqui pra ir refazendo ele todo aos poucos e quando estiver pronto espetar no lugar do 1.0 EFI !!!

VLW !!!


overspeed
:: Millennium ::
Mensagens: 182
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Março 2008 04:22:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por overspeed »

bom, vou falar o outro lado da moeda... tenho um motor e cambio de Montana no meu celta... tem mais uns "ups" e tem hoje cerca de uns 130Cv...

viajo com ele toda semana, sem dó ou medo de quebrar (as maiores vantagens sobre um turbo são a confiabilidade e durablidade do conjunto)

Mas gastei bem mais que um turbo básico que em tese me daria esta potência...

tenho torque absurdo desde baixa rotação, encostou no acelerador o carro pula (naum tem lag como turbo)...mas em compensação o consumo é maior do que se fosse um turbo, principalmente na estrada andando de boa...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”