Mais um retardado - Corsa 1.0 @ 2.0 EFI. [Dúvidas/sugestões]

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Zamai
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Quarta-feira 05 2008f Março 2008 03:45:35 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mais um retardado - Corsa 1.0 @ 2.0 EFI. [Dúvidas/sugestões]

Mensagem por Zamai »

Buenas, galera!
Queria me desculpar pelo sumiço do forum. Estou trampando e estudando em outra cidade, saio de casa as 8h e chego as 23h. Não sei se lembram de quando postei fotos do meu corsa 1.o EFI 96. Devem se lembrar do mini encontro aqui em Araraquara. Se sim, eu nao sou o Genner . oieeOIUEehioAEIHe.
Bom, vamos lá;
A principio eu não queria o corsa. Queria um maldito gol com motor AT. Mas, depois de muito ver o carro, ir e voltar, ficamos com ele. Acontece, que...Eu realmente estou adorando o carro, depois de 6 meses com ele, em todos os sentido. Porém, 18 aninhos, estava acostumado com o Vectra 2.2 do meu pai, já viu...To sentindo no 1.0. Digo sentindo, nao falo que seja necessidade. Mesmo com 1 bico só ele vai valente...
Maaas, estive pensando cá comigo. Ja ví o corsa de um membro (que eu juro que esqueci o nome, mas acompanhei post a post a modificação do carro dele) que colocou um Familia 2 no corsa dele. Eis que, eu tava querendo fazer o mesmo!
:D
Só que, como meu carro é EFI eu não gostaria de mexer com chicote, centralina e mimimi. Visto que, quando for vender o carro, ele vai com o 1.0 de fabrica. O Familia 2 seria só pra meu uso.
Feita essa observação eu lembrei que os Kadetts e Ipanemas sairam com 1.8 e 2.0 EFI. Fui buscar informações sobre as injeções. O Corsa EFI usa a Multec TBI que trabalha em malha fechada(com sonda lambda), um bico e a ventuinha é controlada pelo cebolão. Jááá os Kadetts e Ipanemas possuem a Multec 700, que trabalham em malha aberta (sem sonda lambda), a ventuinha é controlada pela injeção e também é monoponto. Minha dúvida principal é:
Seerá que depois feitas as devidas trocas, a Multec TBI vai 'sentir' o motor 1.8/2.0?
Visto que os sensores, excluindo a sonda e o cebolão, sao iguais para ambas. IAC, MAP, TPS...

Outra coisa. É necessaria a troca da caixa do corsa por uma de Kadett/Ipanema porque? A do corsa nao aguenta, é muito curta, fixação, o que ocorre?
Sobre a fixação do motor no cofre, como o mesmo fica? Terei de mexer na parte estrutural, cortar algo/soldar e afins?
Freios eu tambem queria saber como seria feito. O corsa apesar de freiar muuuuuuito bem, acredito que freios ventilados seriam muitissimos bem vindos...E como ficaria a 'adaptation' deles ?? :D

Eu também nao gostaria de trocar de carro. O Genner viu o carro e sabe, o carro nao tem retoque, nao tem pancada nem nada. Sou o 3° dono dele, visto que os anteriores eram de esposos que dão os carros para as esposas. O carro está em pé meeeesmo. E também pelo amor que tenho por ele, e a vontade de fazer um brinquedinho....hehehe
Também nao queria turbinar porque vou gastar com retífica, turbina e tudo mais. E o carro nao vai aguentar tanto quanto um motor original aguentaria, sem contar que meu motor tem 70k Km originais. Seria realmente um desperdicio retifica-lo. E além de tudo, uso o carro pra trampar todos os dias. Acho que a troca de motor seria uma coisa mais segura a se fazer.

Por favor opinem, deem ideias, sugestões, xinguem, oque for! Estou aceitando todos os tipos de palpites e tudo mais, principalmente sobre a injeção!!

Grato a todos!
Abraços


Zamai
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Quarta-feira 05 2008f Março 2008 03:45:35 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zamai »

O nome do membro é Pauloskar. Eu ia postar Brunoskar, mas sabia que tinha 'car' no meio!!
hahaha


Zamai
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Quarta-feira 05 2008f Março 2008 03:45:35 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zamai »

Ninguééemm?? :(


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

uma ideia, se a questao é adaptacao de central vc vai precisar trocar tmb, a do corsa nao vai gerenciar bem esse motor maior

um motor desses F II requer adaptacoes pra fixacao no cofre

um cambio maior seria indicado, senao vc vai ter um carro cavalo em baixa, e nao vai ter mais final q ja tem hj (pouca coisa a mais)

uma troca q nao ia mecher com fixacao no cofre seria mantendo F I até o 1.8 das montana, corsa c e afins, mas ai tem a adaptacao da central....

pra um numero reduzido de adaptacoes, seria indicado partir pra um F II (adapta fixacao no cofre) sem nada de injecao e trabalhar no carburador, nao sei se a ideia te agrada, e ai o cambio fica a seu criterio, eu recomendo um cambio maior q o do corsa

nao é pq é antigo q carburador nao anda, trabalho com um CHT 1.6 alcool carburador corpo duplo q ja andou juntinho com um Fiesta 1.6Flex, o detalhe esse CHT q trabalho consegue beber menos q meu carro q é injetado e 1.6 tmb :D
ainda aposto meus 2 centavos no CHT na arrancada, de final o meu atropelaria......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Zamai
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Quarta-feira 05 2008f Março 2008 03:45:35 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zamai »

SemControle escreveu:uma ideia, se a questao é adaptacao de central vc vai precisar trocar tmb, a do corsa nao vai gerenciar bem esse motor maior

um motor desses F II requer adaptacoes pra fixacao no cofre

um cambio maior seria indicado, senao vc vai ter um carro cavalo em baixa, e nao vai ter mais final q ja tem hj (pouca coisa a mais)

uma troca q nao ia mecher com fixacao no cofre seria mantendo F I até o 1.8 das montana, corsa c e afins, mas ai tem a adaptacao da central....

pra um numero reduzido de adaptacoes, seria indicado partir pra um F II (adapta fixacao no cofre) sem nada de injecao e trabalhar no carburador, nao sei se a ideia te agrada, e ai o cambio fica a seu criterio, eu recomendo um cambio maior q o do corsa

nao é pq é antigo q carburador nao anda, trabalho com um CHT 1.6 alcool carburador corpo duplo q ja andou juntinho com um Fiesta 1.6Flex, o detalhe esse CHT q trabalho consegue beber menos q meu carro q é injetado e 1.6 tmb :D
ainda aposto meus 2 centavos no CHT na arrancada, de final o meu atropelaria......
Puuutz =/
Oque eu mais temia, realmente acontece...e é a injeção. Não teria como eu manter a minha e usar clamper, sei la? Carburador eu ja havia pensado, mas realmente nao me agrada a ideia. Acho que nao ficaria legal sair da injeção mesmo que monoponto e ir pro carburador...
Sobre a adaptação de fixação, queria maiores informações. Nunca pude analisar de perto o cofre de um Kadett. O do Vectra parece-se bastante com o 1.0 do Corsa, por isso imaginei que em relação a fixação seria 'tira um e põe outro'...

Sobre o cambio eu suspeitei que fosse sobre o escalonamento mesmo...Mas ele tambem é 'plug and play' no corsa? Pontas de eixos e tudo mais mudam tambem, correto?

Um unico post e eu realmente desanimei =(


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”