Zunido de rolamento ou o que ??

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
ClauM
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Segunda-feira 23 2008f Junho 2008 01:42:42 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Zunido de rolamento ou o que ??

Mensagem por ClauM »

Boa tarde, amigos !
Tenho um corsa sedan gls 1997 16 válvulas.
Em março de 2007 com 80500 Km fiz uma retificação de motor. Retificação de cabeçote, troca de válvulas, tuchos, correias e rolamentos. Sem mencionar toda aquela lista de outras peças que acaba sendo trocada para aproveitar a mão de obra. Tudo comprado na concessionária Gm. Serviço bem caprichado.
Um pouco mais de 1500 km após começou um zunido semelhante a rolamento. Em alguns dias praticamente desaparece e outros é bem forte.
O mecânico sugeriu que poderia ser do alternador. O eletricista examinou e disse que não.
Em novembro de 2007 com 83000 Km, ou seja, 8 meses após e 2500 Km rodados o barulho persistia. Levei em outro mecânico que disse que a correia dentada estava com defeito (?!). Trocada correia dentada e o barulho persiste.
Hoje com 86000 Km continua o tal ruído. Uns dizem que é rolamento, outros que é a bomba da direção hidráulica e outros que pode ser o compressor do ar condicionado...
Quero resolver o problema. Embora o carro esteja andando bem por mais de ano um ruído assim não é normal.
Alguém pode dar um palpite mais certo ?
Agradeceria muito. Obrigada !!
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Pode ser rolamento do esticador da correia dentada, rolamentos do alternador, rolamento da embreagem.....

Tem mais detalhes?

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
ClauM
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Segunda-feira 23 2008f Junho 2008 01:42:42 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ClauM »

Obrigada pelo interesse !
É o seguinte: o zunico acontece quando acelera, mesmo com carro parado. Quanto mais forte acelera mais forte fica o zunido.
Os esticadores foram trocados junto com as correias. Os rolamentos do alternador foram trocados embora o eletricista tenha dito que não seria necessário.
Acho que só isso que tenho a mais para acrescentar.
Abraço
Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

Cara

as peças trocadas foram repostas por ORIGINAIS????

esticador e qualquer tipo de rolamento é melhor colocar original, sai mais caro mas ao menos dura mais!

Como o pessoal falou pode ser tudo isso! os roletes-guia foram trocados??? A correia auxiliar foi trocada??

abrass!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Clau,

É sintoma realmente proveniente do motor.
Como existem muitas peças que se mexem, podem ser inúmeras variáveis.
ClauM escreveu:Obrigada pelo interesse !
É o seguinte: o zunico acontece quando acelera, mesmo com carro parado. Quanto mais forte acelera mais forte fica o zunido.
Os esticadores foram trocados junto com as correias. Os rolamentos do alternador foram trocados embora o eletricista tenha dito que não seria necessário.
Acho que só isso que tenho a mais para acrescentar.
Abraço
Uma avaliação de desmonte talvez seja necessária.

Sugiro que consulte outros mecânicos, com certeza teremos outras opiniões.

Uma pessoa que pode te ajudar é o membro SemControle, mas acredito que ele terá muitos questionamentos que não conseguirá responder.

Vamos aguardar ele aparecer.

Até mais!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
ClauM
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Segunda-feira 23 2008f Junho 2008 01:42:42 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ClauM »

Bom dia, Gabriel SW !
Pior é que comprei pessoalmente na concessionária GM ! Não posso duvidar do mecânico que conheço há muitos anos. Sei lá... acho que vou partir prá o que o amigo souzaman aconselhou. Avaliação de desmanche. Aí conto prá vocês o que foi.
Abraço
angelspawn
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 02 2008f Julho 2008 10:00:37 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por angelspawn »

Quando descobrir avisa meu amigo! Tenho um corsa super MPFI, 96/97, 5 portas, e ele faz exatamente o barulho que vc descreveu, muitos mecânicos já olharam o carro, cada um “acha” que é uma coisa, mas o barulhinho ta lá! Se tiver novidades com o desmanche avisa ok! Boa Sorte!
Responder

Voltar para “Motor e Preparação”